Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kornalewski, Pâmela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173594
Resumo: Este trabalho busca uma possibilidade de aproximação e construção de caminhos entre o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental. Este tipo de possibilidade emerge das muitas experiências de professores que se dedicam a ensinar crianças e jovens, assim como constitui propostas que se associam as políticas públicas de Ensino de Geografia no Brasil. Desse modo, busca-se com o auxílio da Geografia um caminho que possa agregar e conduzir este trabalho sobre a percepção do lugar e uma possibilidade de maior entendimento da Educação Ambiental. Mas, não considerar a Geografia e sua relação com a questão ambiental sob a ótica exclusivamente unitária, absoluta e fechada. Ao contrário, que a perceba como opção de um caminho plural, relativo e aberto. Com isso, pretende-se dizer que a Geografia pode servir como um caminho investigativo para a leitura do lugar e do reconhecimento de ações ambientais. Para tanto, este trabalho caminha no sentido de construir atividades práticas que possibilitem o reconhecimento do lugar, bem como das paisagens que o compõem. Este projeto, em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS), propõe a realização das atividades práticas sob a orientação da Profa. Dra. Maíra Suertegaray Rossato. Estas atividades efetivam-se com o trabalho de oficinas para alunos do Ensino Formal Fundamental, particularmente, às crianças do 6º e 7º anos, cujo formato pertencem ao Projeto Amora do CAp/UFRGS. Esta pesquisa investigativa tem como objetivo a reflexão sobre as contribuições do Ensino de Geografia aplicadas com a Educação Ambiental, por meio do reconhecimento do lugar e suas paisagens, onde a preocupação de ressignificar lugares é revelada no contexto do ensino.
id URGS_d9bf8e97cd7b900efc949d77e041c7b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173594
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kornalewski, PâmelaRego, Nelson2018-03-20T02:26:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/173594001062146Este trabalho busca uma possibilidade de aproximação e construção de caminhos entre o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental. Este tipo de possibilidade emerge das muitas experiências de professores que se dedicam a ensinar crianças e jovens, assim como constitui propostas que se associam as políticas públicas de Ensino de Geografia no Brasil. Desse modo, busca-se com o auxílio da Geografia um caminho que possa agregar e conduzir este trabalho sobre a percepção do lugar e uma possibilidade de maior entendimento da Educação Ambiental. Mas, não considerar a Geografia e sua relação com a questão ambiental sob a ótica exclusivamente unitária, absoluta e fechada. Ao contrário, que a perceba como opção de um caminho plural, relativo e aberto. Com isso, pretende-se dizer que a Geografia pode servir como um caminho investigativo para a leitura do lugar e do reconhecimento de ações ambientais. Para tanto, este trabalho caminha no sentido de construir atividades práticas que possibilitem o reconhecimento do lugar, bem como das paisagens que o compõem. Este projeto, em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS), propõe a realização das atividades práticas sob a orientação da Profa. Dra. Maíra Suertegaray Rossato. Estas atividades efetivam-se com o trabalho de oficinas para alunos do Ensino Formal Fundamental, particularmente, às crianças do 6º e 7º anos, cujo formato pertencem ao Projeto Amora do CAp/UFRGS. Esta pesquisa investigativa tem como objetivo a reflexão sobre as contribuições do Ensino de Geografia aplicadas com a Educação Ambiental, por meio do reconhecimento do lugar e suas paisagens, onde a preocupação de ressignificar lugares é revelada no contexto do ensino.This work seeks a possibility of approach and construction of paths between Geography Teaching and Environmental Education. This type of possibility emerges from the many experiences of teachers who teach children and young people, as well as proposals that are associated with the public policies of Geography Teaching in Brazil. In this way, we souk the help of Geography in a way that can aggregate and lead our work on the perception of the place and its possibility of a better understanding of Environmental Education. At the same time we tried not to see Geography and its relationship with the environmental issue under a optics exclusively unitary, absolute and closed, but that perceives it as an option of a plural, relative and open way. By this, we mean that Geography can serve as an investigative path for reading the place and recognizing environmental actions. In order to do so, this work is based on the construction of practical activities that allow the recognition of the place, as well as the landscapes that compose it. The partnership, for the accomplishment of the practical activities, was carried out with the Application College of the Federal University of Rio Grande do Sul (Cap / UFRGS), under the assistance and monitoring of Prof. Maíra Suertegaray Rossato. Practical activities, in the form of workshops, were directed to formal education at the fundamental level, particularly with children from the 6th and 7th-grade level, who belong to the Amora do Cap / UFRGS Project. This research aims at reflecting on the contributions of Geography Teaching and Environmental Education through the recognition of the place and its landscapes, where the concern to re-signify places is revealed in the teaching context.application/pdfporEnsino de geografiaEducação ambientalLugarPaisagemGeografiaGeography TeachingLandscapePlacePractical ActionsEnvironmental EducationIntenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062146.pdf001062146.pdfTexto completoapplication/pdf5088838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173594/1/001062146.pdffa132fa8500bfba13da6880761da72a4MD51TEXT001062146.pdf.txt001062146.pdf.txtExtracted Texttext/plain214157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173594/2/001062146.pdf.txtfe3de8885c98d9779da481224ce193d7MD5210183/1735942018-03-21 02:29:11.393682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-03-21T05:29:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
title Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
spellingShingle Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
Kornalewski, Pâmela
Ensino de geografia
Educação ambiental
Lugar
Paisagem
Geografia
Geography Teaching
Landscape
Place
Practical Actions
Environmental Education
title_short Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
title_full Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
title_fullStr Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
title_full_unstemmed Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
title_sort Intenções de como (GEO) grafar a educação ambiental: uma experiência prática
author Kornalewski, Pâmela
author_facet Kornalewski, Pâmela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kornalewski, Pâmela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Educação ambiental
Lugar
Paisagem
Geografia
topic Ensino de geografia
Educação ambiental
Lugar
Paisagem
Geografia
Geography Teaching
Landscape
Place
Practical Actions
Environmental Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography Teaching
Landscape
Place
Practical Actions
Environmental Education
description Este trabalho busca uma possibilidade de aproximação e construção de caminhos entre o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental. Este tipo de possibilidade emerge das muitas experiências de professores que se dedicam a ensinar crianças e jovens, assim como constitui propostas que se associam as políticas públicas de Ensino de Geografia no Brasil. Desse modo, busca-se com o auxílio da Geografia um caminho que possa agregar e conduzir este trabalho sobre a percepção do lugar e uma possibilidade de maior entendimento da Educação Ambiental. Mas, não considerar a Geografia e sua relação com a questão ambiental sob a ótica exclusivamente unitária, absoluta e fechada. Ao contrário, que a perceba como opção de um caminho plural, relativo e aberto. Com isso, pretende-se dizer que a Geografia pode servir como um caminho investigativo para a leitura do lugar e do reconhecimento de ações ambientais. Para tanto, este trabalho caminha no sentido de construir atividades práticas que possibilitem o reconhecimento do lugar, bem como das paisagens que o compõem. Este projeto, em parceria com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS), propõe a realização das atividades práticas sob a orientação da Profa. Dra. Maíra Suertegaray Rossato. Estas atividades efetivam-se com o trabalho de oficinas para alunos do Ensino Formal Fundamental, particularmente, às crianças do 6º e 7º anos, cujo formato pertencem ao Projeto Amora do CAp/UFRGS. Esta pesquisa investigativa tem como objetivo a reflexão sobre as contribuições do Ensino de Geografia aplicadas com a Educação Ambiental, por meio do reconhecimento do lugar e suas paisagens, onde a preocupação de ressignificar lugares é revelada no contexto do ensino.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-20T02:26:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173594
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062146
url http://hdl.handle.net/10183/173594
identifier_str_mv 001062146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173594/1/001062146.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173594/2/001062146.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa132fa8500bfba13da6880761da72a4
fe3de8885c98d9779da481224ce193d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064672617168896