A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83302 |
Resumo: | Esta dissertação analisa o processo de construção da gestão democrática da educação na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas-RS de 1993 a 2011, seus avanços, seus limites e suas contradições, na relação com o papel do Estado. Através de análises documentais, entrevistas e observação participante, neste estudo de caso observa-se a existência por mais de 18 anos de uma trajetória de construção da gestão democrática que se opõe a modelos importados ou feitos em gabinetes, principalmente de modelos gerencialistas. Estão entre os principais instrumentos de materialização da democratização da educação os projetos político-pedagógicos, a formação continuada, o plano de carreira do magistério, o Plano Municipal de Educação, eleições diretas das equipes diretivas das escolas e a constituição de conselhos escolares. Prevaleceu a participação direta em boa parte do processo em construção, principalmente entre o segmento de professores; em contrapartida, tardou a constituição e a efetivação dos conselhos escolares e houve pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. A adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação/Plano de Metas/Plano de Ações Articuladas não representou interferência no processo de gestão democrática, mas foi complementar, buscando atender às maiores deficiências diagnosticadas, ocorrendo uma aproximação do governo federal junto ao município, contribuindo para o fortalecimento da gestão democrática. |
id |
URGS_a9f87d3e8b9ede69ee1c99628bb9b720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83302 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gallina, Jairo AdemarPeroni, Vera Maria Vidal2013-12-06T01:49:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/83302000906137Esta dissertação analisa o processo de construção da gestão democrática da educação na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas-RS de 1993 a 2011, seus avanços, seus limites e suas contradições, na relação com o papel do Estado. Através de análises documentais, entrevistas e observação participante, neste estudo de caso observa-se a existência por mais de 18 anos de uma trajetória de construção da gestão democrática que se opõe a modelos importados ou feitos em gabinetes, principalmente de modelos gerencialistas. Estão entre os principais instrumentos de materialização da democratização da educação os projetos político-pedagógicos, a formação continuada, o plano de carreira do magistério, o Plano Municipal de Educação, eleições diretas das equipes diretivas das escolas e a constituição de conselhos escolares. Prevaleceu a participação direta em boa parte do processo em construção, principalmente entre o segmento de professores; em contrapartida, tardou a constituição e a efetivação dos conselhos escolares e houve pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. A adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação/Plano de Metas/Plano de Ações Articuladas não representou interferência no processo de gestão democrática, mas foi complementar, buscando atender às maiores deficiências diagnosticadas, ocorrendo uma aproximação do governo federal junto ao município, contribuindo para o fortalecimento da gestão democrática.This dissertation analyzes the process of making the democratic management of education in municipal schools of Getúlio Vargas-RS from 1993 to 2011, its advances, limits and contradictions in relation to the role of the State. Through documental reviews, interviews and participant observation, in this case study it is shown the existence for over 18 years of a trajectory of making the democratic management that opposes models imported or made in offices, mainly managerial models. Among the main instruments of materialization of the democratic education are the political-pedagogical projects, the continued education, the career plan of teaching, the Municipal Education Plan, direct elections for school‟s management team and the establishment of school councils. The direct participation prevailed in much of the construction process, especially among the segment of teachers; in contrast, the constitution and the execution of school councils was delayed and there was little involvement of student segments in the management of units. Joining the Plan for Educational Development/Target Plan/Joint Action Plan did not represent interference in the process of democratic management, but was complementary to answer the greatest deficiencies diagnosed, occurring to the strengthening of democratic management.application/pdfporGestão democráticaEnsino público municipalDemocratic management of educationMunicipal education of Getúlio VargasEducational processPlan for educational development/target plan/joint action planA trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906137.pdf000906137.pdfTexto completoapplication/pdf4150973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/1/000906137.pdfe6d8df7f5e631a955abdb5afd5f924f6MD51TEXT000906137.pdf.txt000906137.pdf.txtExtracted Texttext/plain386686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/2/000906137.pdf.txtdbe97ee2bcd074a52c670173286d4d21MD52THUMBNAIL000906137.pdf.jpg000906137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/3/000906137.pdf.jpg73a953cb9443cb73ce2f6ca9e36c1bd4MD5310183/833022018-10-09 08:09:25.776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:09:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
title |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
spellingShingle |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas Gallina, Jairo Ademar Gestão democrática Ensino público municipal Democratic management of education Municipal education of Getúlio Vargas Educational process Plan for educational development/target plan/joint action plan |
title_short |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
title_full |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
title_fullStr |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
title_full_unstemmed |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
title_sort |
A trajetória de construção da gestão democrática da educação na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas |
author |
Gallina, Jairo Ademar |
author_facet |
Gallina, Jairo Ademar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallina, Jairo Ademar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
contributor_str_mv |
Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Ensino público municipal |
topic |
Gestão democrática Ensino público municipal Democratic management of education Municipal education of Getúlio Vargas Educational process Plan for educational development/target plan/joint action plan |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Democratic management of education Municipal education of Getúlio Vargas Educational process Plan for educational development/target plan/joint action plan |
description |
Esta dissertação analisa o processo de construção da gestão democrática da educação na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas-RS de 1993 a 2011, seus avanços, seus limites e suas contradições, na relação com o papel do Estado. Através de análises documentais, entrevistas e observação participante, neste estudo de caso observa-se a existência por mais de 18 anos de uma trajetória de construção da gestão democrática que se opõe a modelos importados ou feitos em gabinetes, principalmente de modelos gerencialistas. Estão entre os principais instrumentos de materialização da democratização da educação os projetos político-pedagógicos, a formação continuada, o plano de carreira do magistério, o Plano Municipal de Educação, eleições diretas das equipes diretivas das escolas e a constituição de conselhos escolares. Prevaleceu a participação direta em boa parte do processo em construção, principalmente entre o segmento de professores; em contrapartida, tardou a constituição e a efetivação dos conselhos escolares e houve pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. A adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação/Plano de Metas/Plano de Ações Articuladas não representou interferência no processo de gestão democrática, mas foi complementar, buscando atender às maiores deficiências diagnosticadas, ocorrendo uma aproximação do governo federal junto ao município, contribuindo para o fortalecimento da gestão democrática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-06T01:49:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83302 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906137 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83302 |
identifier_str_mv |
000906137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/1/000906137.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/2/000906137.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83302/3/000906137.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6d8df7f5e631a955abdb5afd5f924f6 dbe97ee2bcd074a52c670173286d4d21 73a953cb9443cb73ce2f6ca9e36c1bd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1791083040586334208 |