A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Limara Monteiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172486
Resumo: A presente pesquisa consiste na possibilidade de construir a consciência espacial a partir da utilização da Cartografia Social no que diz respeito ao Ensino de Geografia. Para isso foram utilizados alguns conceitos geográficos pertinentes ao ano do Ensino Fundamental que as práticas de sala de aula foram realizadas. O trabalho está baseado na possibilidade e investigação de, a partir da Geografia, construir uma leitura de mundo que permita estudar o Espaço Geográfico com o intuito de desenvolver, juntamente com os alunos, uma consciência crítica e um pensamento reflexivo. Apontamos a necessidade de incitar o raciocínio geográfico no processo de construção da consciência espacial e como justificativa pensamos que os sujeitos alunos fazem parte de uma parte (lugar) do Espaço geográfico (todo). Permitindo assim, a compreensão da realidade e dos fenômenos que os cercam. Priorizamos então, para a pesquisa, uma forma de utilizar as produções pessoais, as quais consistem em representações espaciais, planejadas a partir de problematizações acerca, principalmente, da categoria de lugar A prática de sala de aula (oficina) permite a aproximação com a realidade que possibilita transformar e mobilizar reflexões que tenham mais significado, tendo em vista que o lugar é um espaço, primordialmente, repleto de simbolismos, sentimentos e identidade daqueles que o compartilham. Nesse sentido, a pesquisa aponta um caminho que acreditamos ser, neste momento, uma oportunidade a partir do Paradigma da Complexidade uma visão de mundo que não se limita a apenas uma visão sobre o mundo, mas nas relações que se constroem ao longo do tempo em cada momento, ou seja, verdades provisórias, pois a vida e o Espaço Geográfico são dinâmicos e passíveis de transformações.
id URGS_d385faabf8a70342c0d80b447c6af9ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172486
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Limara Monteiro daCastrogiovanni, Antônio Carlos2018-02-08T02:25:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/172486001059686A presente pesquisa consiste na possibilidade de construir a consciência espacial a partir da utilização da Cartografia Social no que diz respeito ao Ensino de Geografia. Para isso foram utilizados alguns conceitos geográficos pertinentes ao ano do Ensino Fundamental que as práticas de sala de aula foram realizadas. O trabalho está baseado na possibilidade e investigação de, a partir da Geografia, construir uma leitura de mundo que permita estudar o Espaço Geográfico com o intuito de desenvolver, juntamente com os alunos, uma consciência crítica e um pensamento reflexivo. Apontamos a necessidade de incitar o raciocínio geográfico no processo de construção da consciência espacial e como justificativa pensamos que os sujeitos alunos fazem parte de uma parte (lugar) do Espaço geográfico (todo). Permitindo assim, a compreensão da realidade e dos fenômenos que os cercam. Priorizamos então, para a pesquisa, uma forma de utilizar as produções pessoais, as quais consistem em representações espaciais, planejadas a partir de problematizações acerca, principalmente, da categoria de lugar A prática de sala de aula (oficina) permite a aproximação com a realidade que possibilita transformar e mobilizar reflexões que tenham mais significado, tendo em vista que o lugar é um espaço, primordialmente, repleto de simbolismos, sentimentos e identidade daqueles que o compartilham. Nesse sentido, a pesquisa aponta um caminho que acreditamos ser, neste momento, uma oportunidade a partir do Paradigma da Complexidade uma visão de mundo que não se limita a apenas uma visão sobre o mundo, mas nas relações que se constroem ao longo do tempo em cada momento, ou seja, verdades provisórias, pois a vida e o Espaço Geográfico são dinâmicos e passíveis de transformações.La pesquisa consiste en la posibilidad de construir la consciencia espacial a partir de la utilización de la Cartografía Social al respecto a enseñanza de Geografía. Para eso fueron utilizados algunos conceptos geográficos pertinentes a los años de prácticas realizadas en clases. El trabajo tiene como base la posibilidad e investigación de, a partir de la geografía, construir una lectura del mundo que permita estudiar el Espacio Geográfico con meta de desarrollar, juntamente con los alumnos, una consciencia crítica y un pensamiento reflexivo. Apuntamos la necesidad de estimular el raciocinio geográfico en el proceso de construcción de la consciencia espacial y como justificativa pensamos que los sujetos alumnos hacen parte de una parte (sitio) del Espacio geográfico (todo). Así nos permite la comprensión de realidad y de los fenómenos que les aproximan.( Continua) Priorizamos entonces, para la pesquisa, una forma de utilizar las producciones personales, las cuales consisten en representaciones espaciales, planeadas a partir de problematizaciones alrededor, principalmente, de la categoría de sitio. La práctica en clase (taller) permite la aproximación con la realidad que posibilita cambiar y movilizar reflexiones que tengan más significado, pensando que el sitio es un espacio, primordialmente, repleto de simbolismo, sentimientos e identidad de los que comparten. En ese sentido, la pesquisa apunta un camino que acreditamos ser, en este momento, una oportunidad a partir del Paradigma de la Complejidad una visión del mundo que no es limitada sólo una visión de mundo, pero en las relaciones que son construidas a lo largo del tiempo en cada momento, o sea, verdades provisionales, pues la vida y el espacio Geográfico son dinámicos y pasibles de cambios.application/pdfporEspaço geográficoCartografia socialLugarEspacio GeográficoConsciencia espacialCartografía SocialSitioComplejidadA cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059686.pdf001059686.pdfTexto completoapplication/pdf1313425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/1/001059686.pdf3290fa18d89cd9ab868165c5dbea2ed3MD51TEXT001059686.pdf.txt001059686.pdf.txtExtracted Texttext/plain198106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/2/001059686.pdf.txt1b5822fe33925d5dc50f17b72301106fMD52THUMBNAIL001059686.pdf.jpg001059686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/3/001059686.pdf.jpgea5ac389b089911a599c44a7a2b3101dMD5310183/1724862018-10-26 10:20:10.278oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:20:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
title A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
spellingShingle A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
Silva, Limara Monteiro da
Espaço geográfico
Cartografia social
Lugar
Espacio Geográfico
Consciencia espacial
Cartografía Social
Sitio
Complejidad
title_short A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
title_full A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
title_fullStr A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
title_full_unstemmed A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
title_sort A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
author Silva, Limara Monteiro da
author_facet Silva, Limara Monteiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Limara Monteiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço geográfico
Cartografia social
Lugar
topic Espaço geográfico
Cartografia social
Lugar
Espacio Geográfico
Consciencia espacial
Cartografía Social
Sitio
Complejidad
dc.subject.spa.fl_str_mv Espacio Geográfico
Consciencia espacial
Cartografía Social
Sitio
Complejidad
description A presente pesquisa consiste na possibilidade de construir a consciência espacial a partir da utilização da Cartografia Social no que diz respeito ao Ensino de Geografia. Para isso foram utilizados alguns conceitos geográficos pertinentes ao ano do Ensino Fundamental que as práticas de sala de aula foram realizadas. O trabalho está baseado na possibilidade e investigação de, a partir da Geografia, construir uma leitura de mundo que permita estudar o Espaço Geográfico com o intuito de desenvolver, juntamente com os alunos, uma consciência crítica e um pensamento reflexivo. Apontamos a necessidade de incitar o raciocínio geográfico no processo de construção da consciência espacial e como justificativa pensamos que os sujeitos alunos fazem parte de uma parte (lugar) do Espaço geográfico (todo). Permitindo assim, a compreensão da realidade e dos fenômenos que os cercam. Priorizamos então, para a pesquisa, uma forma de utilizar as produções pessoais, as quais consistem em representações espaciais, planejadas a partir de problematizações acerca, principalmente, da categoria de lugar A prática de sala de aula (oficina) permite a aproximação com a realidade que possibilita transformar e mobilizar reflexões que tenham mais significado, tendo em vista que o lugar é um espaço, primordialmente, repleto de simbolismos, sentimentos e identidade daqueles que o compartilham. Nesse sentido, a pesquisa aponta um caminho que acreditamos ser, neste momento, uma oportunidade a partir do Paradigma da Complexidade uma visão de mundo que não se limita a apenas uma visão sobre o mundo, mas nas relações que se constroem ao longo do tempo em cada momento, ou seja, verdades provisórias, pois a vida e o Espaço Geográfico são dinâmicos e passíveis de transformações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-08T02:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172486
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059686
url http://hdl.handle.net/10183/172486
identifier_str_mv 001059686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/1/001059686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/2/001059686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172486/3/001059686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3290fa18d89cd9ab868165c5dbea2ed3
1b5822fe33925d5dc50f17b72301106f
ea5ac389b089911a599c44a7a2b3101d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064670989778944