Maja Nua : processos composicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Carlos Walter Alves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6802
Resumo: Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.
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spelling Soares, Carlos Walter AlvesCunha, Antônio Carlos Borges2007-06-06T19:00:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/6802000447197Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.application/pdfporSoares, Carlos Walter AlvesComposição musicalAnálise musicalProcessos composicionais : MúsicaMaja Nua : processos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000447197.pdf000447197.pdfTexto completoapplication/pdf1407803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/1/000447197.pdf9c651e0b792493fe5dbef19bee4239dbMD51TEXT000447197.pdf.txt000447197.pdf.txtExtracted Texttext/plain145711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/2/000447197.pdf.txt6bea0667b3dbbd23eebe245a65842622MD52THUMBNAIL000447197.pdf.jpg000447197.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/3/000447197.pdf.jpgc355d43167d8873b524aef3ec5e4c99cMD5310183/68022018-10-10 07:50:54.978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:50:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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