Maja Nua : processos composicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/6802 |
Resumo: | Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente. |
id |
URGS_55526322837243a0f2c15d455ef6a133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6802 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Soares, Carlos Walter AlvesCunha, Antônio Carlos Borges2007-06-06T19:00:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/6802000447197Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.application/pdfporSoares, Carlos Walter AlvesComposição musicalAnálise musicalProcessos composicionais : MúsicaMaja Nua : processos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000447197.pdf000447197.pdfTexto completoapplication/pdf1407803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/1/000447197.pdf9c651e0b792493fe5dbef19bee4239dbMD51TEXT000447197.pdf.txt000447197.pdf.txtExtracted Texttext/plain145711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/2/000447197.pdf.txt6bea0667b3dbbd23eebe245a65842622MD52THUMBNAIL000447197.pdf.jpg000447197.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/3/000447197.pdf.jpgc355d43167d8873b524aef3ec5e4c99cMD5310183/68022018-10-10 07:50:54.978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:50:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Maja Nua : processos composicionais |
title |
Maja Nua : processos composicionais |
spellingShingle |
Maja Nua : processos composicionais Soares, Carlos Walter Alves Soares, Carlos Walter Alves Composição musical Análise musical Processos composicionais : Música |
title_short |
Maja Nua : processos composicionais |
title_full |
Maja Nua : processos composicionais |
title_fullStr |
Maja Nua : processos composicionais |
title_full_unstemmed |
Maja Nua : processos composicionais |
title_sort |
Maja Nua : processos composicionais |
author |
Soares, Carlos Walter Alves |
author_facet |
Soares, Carlos Walter Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Carlos Walter Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
contributor_str_mv |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soares, Carlos Walter Alves Composição musical Análise musical Processos composicionais : Música |
topic |
Soares, Carlos Walter Alves Composição musical Análise musical Processos composicionais : Música |
description |
Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar; Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo; e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais; As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos; e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:00:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6802 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000447197 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6802 |
identifier_str_mv |
000447197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/1/000447197.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/2/000447197.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6802/3/000447197.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c651e0b792493fe5dbef19bee4239db 6bea0667b3dbbd23eebe245a65842622 c355d43167d8873b524aef3ec5e4c99c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1791082933422915584 |