Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capra, Carmen Lúcia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12854
Resumo: Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.
id URGS_2e9ef323f0dc995a80d0de223e0aa832
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12854
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Capra, Carmen LúciaPillar, Analice DutraRossi, Maria Helena Wagner2008-05-10T04:12:38Z2007http://hdl.handle.net/10183/12854000629604Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.This dissertation joins with the contemporary discussions of art/education understanding the teacher as the product and the producer of meanings by its own aesthetic experiences. Propose a comprehension of how the teacher articulates its aesthetic experiences with the visual arts teaching through case study – six teachers from Municipal Education System of Caxias do Sul - RS – and qualitative approach. It substantiates itself theoretically in the reflection about modern and post-modern thoughts in the art, education and art/education, also considering the conceptions of experience and aesthetic experiences. In its development the research evidences that the contemporary teaching of visual arts constitutes itself, in heterogeneous form, both post moderns and moderns’ aspects, remarking that the teacher’s aesthetic experience has the potential to act positively in the building of artistic knowledge in the school in consonance with the complexity of the nowadays world.application/pdfporArtes visuaisPrática pedagógicaTeaching the visual artsAesthetic experienceTeacher practiceEnsino de artes visuais : experiência estética e prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000629604.pdf000629604.pdfTexto completoapplication/pdf2424122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/1/000629604.pdfd32ec133005f6abf8296660601a2c390MD51TEXT000629604.pdf.txt000629604.pdf.txtExtracted Texttext/plain359273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/2/000629604.pdf.txt7913f9efeebe694f42b68902f3a43779MD52THUMBNAIL000629604.pdf.jpg000629604.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/3/000629604.pdf.jpg1eabfebf128af0772d7518205d69406aMD5310183/128542018-10-16 08:53:37.808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
title Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
spellingShingle Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
Capra, Carmen Lúcia
Artes visuais
Prática pedagógica
Teaching the visual arts
Aesthetic experience
Teacher practice
title_short Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
title_full Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
title_fullStr Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
title_full_unstemmed Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
title_sort Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
author Capra, Carmen Lúcia
author_facet Capra, Carmen Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capra, Carmen Lúcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rossi, Maria Helena Wagner
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
Rossi, Maria Helena Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Prática pedagógica
topic Artes visuais
Prática pedagógica
Teaching the visual arts
Aesthetic experience
Teacher practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching the visual arts
Aesthetic experience
Teacher practice
description Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-10T04:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000629604
url http://hdl.handle.net/10183/12854
identifier_str_mv 000629604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/1/000629604.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/2/000629604.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/3/000629604.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d32ec133005f6abf8296660601a2c390
7913f9efeebe694f42b68902f3a43779
1eabfebf128af0772d7518205d69406a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791082957486686208