Escala de autoeficácia profissional para pessoas com deficiência: um estudo de adaptação da escala de autoeficácia geral percebida e validação de conteúdo em uma instituição de ensino superior do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ronise Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188454
Resumo: JUSTIFICATIVA: O desenvolvimento de instrumentos de avaliação da autoeficácia profissional para pessoas com deficiência é potencialmente útil para o avanço no desenvolvimento de indicadores de saúde de trabalhadores com deficiência, políticas de gestão e promover uma avaliação que vai além do desempenho das tarefas. OBJETIVOS: acessar a validade de conteúdo da Escala de Autoeficácia Profissional para Pessoas com Deficiência (EAPPCD) adaptada da Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP), acessar os níveis de clareza da linguagem e de pertinência prática dos itens da EAPPCD e sua confiabilidade, e, adaptar termos e formas dos itens deste instrumento com base nos índices de clareza e pertinência e nas observações dos juízes avaliadores. MÉTODO: estudo misto, descritivo e transversal com servidores e alunos bolsistas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada a adaptação dos itens da EAGP; inclusão de itens com as variáveis inclusão social, satisfação e bem-estar no trabalho; avaliação dos juízes avaliadores dos itens da EAPPCD; cálculo da validade de conteúdo adaptado de Hernandez-Nieto; cálculo da confiabilidade da medida de clareza e pertinência e; adequação dos itens. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, Psicologia Positiva, Psicometria, Coeficiente da Validade de Conteúdo (CVC) proposto por Hernandez-Nieto e literatura atual sobre pessoas com deficiência e inclusão social. RESULTADOS: Participaram 35 sujeitos do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva e servidores com deficiência da IFES. A idade variou de 22 a 62 anos; mais de 70% do sexo feminino; 74,3% com ensino superior completo; 65,7% servidores técnicos-administrativos e docentes; 34,3% alunos bolsistas e; 45,7% servidores com deficiência. O ponto de corte foi ≥ 0,70 para o CVC e confiabilidade. O CVC total para clareza do instrumento foi 0,88 e pertinência de 0,86. O Alpha de Cronbach para clareza do instrumento foi 0,78 e o Alpha para pertinência foi 0,83. CONCLUSÃO: A escala mostrou evidências de validade de conteúdo e confiabilidade favoráveis. Futuros estudos são necessários para validar a segunda versão do instrumento que obteve 14 itens após análise dos comentários e adequação. As barreiras atitudinais como um desafio das pessoas com deficiência e inserção nos itens que considerem os recursos de acessibilidade, foram os comentários mais recorrentes pelos participantes para uma inclusão social efetiva no ambiente de trabalho. Espera-se contribuir com o avanço no desenvolvimento de indicadores de saúde de trabalhadores com deficiência, políticas de gestão e mapeamento do perfil das PCDs no trabalho a partir do desenvolvimento da EAPPCD.
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MÉTODO: estudo misto, descritivo e transversal com servidores e alunos bolsistas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada a adaptação dos itens da EAGP; inclusão de itens com as variáveis inclusão social, satisfação e bem-estar no trabalho; avaliação dos juízes avaliadores dos itens da EAPPCD; cálculo da validade de conteúdo adaptado de Hernandez-Nieto; cálculo da confiabilidade da medida de clareza e pertinência e; adequação dos itens. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, Psicologia Positiva, Psicometria, Coeficiente da Validade de Conteúdo (CVC) proposto por Hernandez-Nieto e literatura atual sobre pessoas com deficiência e inclusão social. RESULTADOS: Participaram 35 sujeitos do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva e servidores com deficiência da IFES. A idade variou de 22 a 62 anos; mais de 70% do sexo feminino; 74,3% com ensino superior completo; 65,7% servidores técnicos-administrativos e docentes; 34,3% alunos bolsistas e; 45,7% servidores com deficiência. O ponto de corte foi ≥ 0,70 para o CVC e confiabilidade. O CVC total para clareza do instrumento foi 0,88 e pertinência de 0,86. O Alpha de Cronbach para clareza do instrumento foi 0,78 e o Alpha para pertinência foi 0,83. CONCLUSÃO: A escala mostrou evidências de validade de conteúdo e confiabilidade favoráveis. Futuros estudos são necessários para validar a segunda versão do instrumento que obteve 14 itens após análise dos comentários e adequação. As barreiras atitudinais como um desafio das pessoas com deficiência e inserção nos itens que considerem os recursos de acessibilidade, foram os comentários mais recorrentes pelos participantes para uma inclusão social efetiva no ambiente de trabalho. Espera-se contribuir com o avanço no desenvolvimento de indicadores de saúde de trabalhadores com deficiência, políticas de gestão e mapeamento do perfil das PCDs no trabalho a partir do desenvolvimento da EAPPCD.BACKGROUND: The development of self-efficacy assessment tools for professional performance in people with disabilities is potentially useful for advancing the development of health indicators for workers with disabilities, management policies and promoting an evaluation that goes beyond task performance. OBJECTIVES: To access the content validity of the Professional Self-Efficacy Scale for Persons with Disabilities (EAPPCD) adapted from the Perceived General Self-Efficacy Scale (EAGP), to access the levels of language clarity and practical relevance of the EAPPCD items and their reliability, and , adapt the terms and forms of the items of this instrument based on the indices of clarity and pertinence and the observations of the evaluating judges. METHODS: a cross - sectional, descriptive and cross - sectional study was carried out with the students and students of a Federal Institution of Higher Education (IFES) in the state of Rio Grande do Sul. Inclusion of items with the variables social inclusion, satisfaction and well-being at work; evaluation of the evaluating judges of the EAPPCD; calculation of content validity adapted from Hernandez-Nieto; calculating the reliability of the measure of clarity and relevance; and items' suitability. THEORETICAL BACKGROUND: Albert Bandura's Cognitive Social Theory, Positive Psychology, Psychometry, Content Validity Coefficient (CVC) proposed by Hernandez-Nieto and current literature on people with disabilities and social inclusion. RESULTS: Thirty-five subjects from the Inclusion & Access Centre, the Positive Psychology Studies Centre and the disabled staff from IFES participated. The age ranged from 22 to 62 years; more than 70% female; 74.3% with complete higher education; 65.7% technical-administrative and teaching staff; 34.3% scholarship students and; 45.7% servers with disabilities. The cutoff point was ≥ 0.70 for the CVC and reliability. The total CVC for instrument clarity was 0.88 and 0.86 relevance. The Cronbach's Alpha Index for both, the instrument's clarity and relevance, was 0.78 and 0.83 respectively. CONCLUSION: The scale showed evidence of favorable content validity and reliability. Future studies are needed to validate the second version of the instrument that obtained 14 items after reviewing the comments and appropriateness. Attitudinal barriers as a challenge for people with disabilities and inclusion in items that consider accessibility resources were the most recurrent comments by participants for effective social inclusion in the work environment. It is hoped to contribute to the progress in the development of health indicators for workers with disabilities, management policies and mapping of the profile of PCDs at work from the development of the EAPPCD.application/pdfporPessoas com deficiênciaAvaliação psicológicaProfessional self-efficacyPerson with disabilitiesPsychological assessmentEscala de autoeficácia profissional para pessoas com deficiência: um estudo de adaptação da escala de autoeficácia geral percebida e validação de conteúdo em uma instituição de ensino superior do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade La SallePrograma de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento HumanoCanoas, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085230.pdf.txt001085230.pdf.txtExtracted Texttext/plain172724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188454/2/001085230.pdf.txtbe94b8f73520ca792339db535a405ebcMD52ORIGINAL001085230.pdfTexto completoapplication/pdf814927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188454/1/001085230.pdf1e0dbff7f6bf56d0e77cad499e73d7dbMD5110183/1884542019-02-20 02:37:20.492383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-20T05:37:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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