Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckert, Alex
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12718
Resumo: As empresas de serviços contábeis são caracterizadas por empregarem pessoas que não precisam ter experiência na área, pois o treinamento pode ser realizado no próprio ambiente de trabalho. Embora recebam baixos salários, a oferta de mão-deobra é ampla devido ao fato de os estudantes de contabilidade terem esta oportunidade como meio de adquirir experiência para o desempenho de suas atividades futuras, complementando a parte teórica adquirida em sala de aula. Diante disso, o contexto que se apresenta para estes profissionais pode ser favorável a um comprometimento maior com a profissão/carreira do que com a organização em que atua. Assim, o presente estudo tem como propósito principal identificar e analisar as características sócio-profissionais dos empregados das empresas de serviços contábeis e relacioná-las aos focos do comprometimento (profissão/carreira e organização), bem como às dimensões do comprometimento organizacional (afetivo, instrumental e normativo). Para alcançar os objetivos propostos, foram aplicados 333 questionários a empregados de empresas de serviços contábeis em Caxias do Sul. Para verificar o foco do comprometimento, foram formuladas questões com base nos estudos de Bastos (1993; 2000). As questões relativas às dimensões do comprometimento organizacional foram baseadas nos estudos de Meyer e Allen (1991; 1997). Os resultados encontrados apontam para um duplo comprometimento, tanto com a profissão/carreira quanto com a organização, embora as médias do primeiro sejam um pouco superiores às do segundo. No que diz respeito às dimensões do comprometimento organizacional, foram encontradas evidências de um forte comprometimento afetivo em relação à organização.
id URGS_e563432b0707d30953b12501df716255
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12718
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Eckert, AlexAntunes, Elaine di Diego2008-05-06T04:11:15Z2006http://hdl.handle.net/10183/12718000511913As empresas de serviços contábeis são caracterizadas por empregarem pessoas que não precisam ter experiência na área, pois o treinamento pode ser realizado no próprio ambiente de trabalho. Embora recebam baixos salários, a oferta de mão-deobra é ampla devido ao fato de os estudantes de contabilidade terem esta oportunidade como meio de adquirir experiência para o desempenho de suas atividades futuras, complementando a parte teórica adquirida em sala de aula. Diante disso, o contexto que se apresenta para estes profissionais pode ser favorável a um comprometimento maior com a profissão/carreira do que com a organização em que atua. Assim, o presente estudo tem como propósito principal identificar e analisar as características sócio-profissionais dos empregados das empresas de serviços contábeis e relacioná-las aos focos do comprometimento (profissão/carreira e organização), bem como às dimensões do comprometimento organizacional (afetivo, instrumental e normativo). Para alcançar os objetivos propostos, foram aplicados 333 questionários a empregados de empresas de serviços contábeis em Caxias do Sul. Para verificar o foco do comprometimento, foram formuladas questões com base nos estudos de Bastos (1993; 2000). As questões relativas às dimensões do comprometimento organizacional foram baseadas nos estudos de Meyer e Allen (1991; 1997). Os resultados encontrados apontam para um duplo comprometimento, tanto com a profissão/carreira quanto com a organização, embora as médias do primeiro sejam um pouco superiores às do segundo. No que diz respeito às dimensões do comprometimento organizacional, foram encontradas evidências de um forte comprometimento afetivo em relação à organização.Companies of Accounting services are characterized by the employment of people who do not have experience in the area. Therefore the training is carried out in the work environment itself. Although they receive low wages, the offer of workers is bulky due to the fact that many Accounting students see it as an opportunity to acquire experience to perform their future activities as well as complementing their theoretical knowledge obtained in the classroom. Considering this context presented to the professionals, the situation can be more favorable to a greater commitment to the profession/career rather than to the employing organization. Thus this study has the main purpose of identifying and analyzing the social and professional characteristics of the employees of Accounting services in relation to the focal points of commitment (profession/career and organization), as well as the dimensions of the organizational commitment (affective, continuance and normative). In order to reach the objectives proposed, 333 questionnaires were given to be answered by the employees of companies of Accounting services in the city of Caxias do Sul to verify the spotlights of the commitment through questions formulated and based on the studies of Bastos (1993; 2000). The questions related to dimensions of the organizational commitment had been based on the studies of Meyer e Allen (1991; 1997). The results found pointed to a double commitment: to profession/career as well as to the organization, although the averages in the first one are a little superior to the ones in the second one. Considering to the dimensions of the organizational commitment, evidences of a strong affective commitment in relation to the organization have been found.application/pdfporRecursos humanosEstudo de casoEmpresas de contabilidadeGestão de pessoasComprometimento organizacionalCarreira : Trajetória profissionalFocal points of the commitmentDimensions of the commitmentAccounting services companiesHuman resources policiesComprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000511913.pdf000511913.pdfTexto completoapplication/pdf492099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/1/000511913.pdf690ad816e50b8caa83d5323aedd423a4MD51TEXT000511913.pdf.txt000511913.pdf.txtExtracted Texttext/plain230445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/2/000511913.pdf.txt37f2b7e44e4a9d715bbf93281101927fMD52THUMBNAIL000511913.pdf.jpg000511913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/3/000511913.pdf.jpgd268806281d0ac9d1b208a9deee3815fMD5310183/127182018-10-16 09:05:40.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
title Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
spellingShingle Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
Eckert, Alex
Recursos humanos
Estudo de caso
Empresas de contabilidade
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
Carreira : Trajetória profissional
Focal points of the commitment
Dimensions of the commitment
Accounting services companies
Human resources policies
title_short Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
title_full Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
title_fullStr Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
title_full_unstemmed Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
title_sort Comprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeis
author Eckert, Alex
author_facet Eckert, Alex
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckert, Alex
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Elaine di Diego
contributor_str_mv Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos humanos
Estudo de caso
Empresas de contabilidade
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
Carreira : Trajetória profissional
topic Recursos humanos
Estudo de caso
Empresas de contabilidade
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
Carreira : Trajetória profissional
Focal points of the commitment
Dimensions of the commitment
Accounting services companies
Human resources policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Focal points of the commitment
Dimensions of the commitment
Accounting services companies
Human resources policies
description As empresas de serviços contábeis são caracterizadas por empregarem pessoas que não precisam ter experiência na área, pois o treinamento pode ser realizado no próprio ambiente de trabalho. Embora recebam baixos salários, a oferta de mão-deobra é ampla devido ao fato de os estudantes de contabilidade terem esta oportunidade como meio de adquirir experiência para o desempenho de suas atividades futuras, complementando a parte teórica adquirida em sala de aula. Diante disso, o contexto que se apresenta para estes profissionais pode ser favorável a um comprometimento maior com a profissão/carreira do que com a organização em que atua. Assim, o presente estudo tem como propósito principal identificar e analisar as características sócio-profissionais dos empregados das empresas de serviços contábeis e relacioná-las aos focos do comprometimento (profissão/carreira e organização), bem como às dimensões do comprometimento organizacional (afetivo, instrumental e normativo). Para alcançar os objetivos propostos, foram aplicados 333 questionários a empregados de empresas de serviços contábeis em Caxias do Sul. Para verificar o foco do comprometimento, foram formuladas questões com base nos estudos de Bastos (1993; 2000). As questões relativas às dimensões do comprometimento organizacional foram baseadas nos estudos de Meyer e Allen (1991; 1997). Os resultados encontrados apontam para um duplo comprometimento, tanto com a profissão/carreira quanto com a organização, embora as médias do primeiro sejam um pouco superiores às do segundo. No que diz respeito às dimensões do comprometimento organizacional, foram encontradas evidências de um forte comprometimento afetivo em relação à organização.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-06T04:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12718
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000511913
url http://hdl.handle.net/10183/12718
identifier_str_mv 000511913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/1/000511913.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/2/000511913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12718/3/000511913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 690ad816e50b8caa83d5323aedd423a4
37f2b7e44e4a9d715bbf93281101927f
d268806281d0ac9d1b208a9deee3815f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064497197744128