Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stella Maris Wolff da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69929
Resumo: Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência.
id URGS_0aa4715f5b169dbf39e1567822213e8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69929
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Stella Maris Wolff daRocha Neto, Ivan2013-04-03T01:42:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/69929000875539Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência.In the present research it has been made a review of International Academic Cooperation Programs promoted by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation for Graduate and Evolution of Graduate Education of the Ministry of Education of Brazil (Capes-MEC) and an exploration about the potential of these programs to contribute to the management of the Science without Borders Program. The methodology was qualitative and exploratory in nature, and descriptive based on a consultation addressed to the agencies which cooperate with the Capes. It was carried out a review on the State of the art about international cooperation and internationalization of higher education in Brazil, on the basis of the documents available, as well as in publications and citations, as well as on the results of recent research, by using the Publish or Perish Applicative (HPP). It is also presented the results of research on documents and other research related to international cooperation programs and Science without borders program. From that review were conducted interviews with representatives of some agencies that cooperate with Capes and also with the authorities and servers involved with the programs of international cooperation and Science without Borders Program. The conclusion of the research is that international academic cooperation programs provide personal and institutional relationships that resonate positively en undergraduate programs and graduate Brazilians and contribute in the training of qualified personal and research centers of excellence.application/pdfporCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCiência sem Fronteiras (Brasil)Cooperação internacionalInternacionalização da educaçãoEducação superiorReview and perspectivesInternational academic cooperation programsCAPESScience without Borders programScienceCooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875539.pdf000875539.pdfTexto completoapplication/pdf1172984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/1/000875539.pdff3fcd6ef26e954d1d7b0e19456b5b40fMD51TEXT000875539.pdf.txt000875539.pdf.txtExtracted Texttext/plain215552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/2/000875539.pdf.txt6d86385926f36fc7cfba8d8dbf91f6ceMD52THUMBNAIL000875539.pdf.jpg000875539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/3/000875539.pdf.jpg01cee373664a68b1be2376ce589267afMD5310183/699292022-08-15 04:41:03.788267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-15T07:41:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
title Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
spellingShingle Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
Silva, Stella Maris Wolff da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Ciência sem Fronteiras (Brasil)
Cooperação internacional
Internacionalização da educação
Educação superior
Review and perspectives
International academic cooperation programs
CAPES
Science without Borders program
Science
title_short Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
title_full Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
title_fullStr Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
title_full_unstemmed Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
title_sort Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
author Silva, Stella Maris Wolff da
author_facet Silva, Stella Maris Wolff da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Stella Maris Wolff da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Neto, Ivan
contributor_str_mv Rocha Neto, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Ciência sem Fronteiras (Brasil)
Cooperação internacional
Internacionalização da educação
Educação superior
topic Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Ciência sem Fronteiras (Brasil)
Cooperação internacional
Internacionalização da educação
Educação superior
Review and perspectives
International academic cooperation programs
CAPES
Science without Borders program
Science
dc.subject.eng.fl_str_mv Review and perspectives
International academic cooperation programs
CAPES
Science without Borders program
Science
description Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875539
url http://hdl.handle.net/10183/69929
identifier_str_mv 000875539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/1/000875539.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/2/000875539.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/3/000875539.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3fcd6ef26e954d1d7b0e19456b5b40f
6d86385926f36fc7cfba8d8dbf91f6ce
01cee373664a68b1be2376ce589267af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083028659830784