Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Correia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219135
Resumo: O propósito deste trabalho é investigar as relações discursivas entre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-raciais emergentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental e documentação curricular complementar (Referencial Curricular Gaúcho – RS e Referencial Curricular do município de Canoas-RS). A razão do desenvolvimento da pesquisa centra-se no fato de que, para que haja respeito à diversidade étnico-racial, é necessária uma perspectiva de Ensino de Ciências que problematize aspectos estruturais e leve em conta práticas culturais não etnocentradas. Assim, em primeiro lugar, apresentamos uma contextualização do processo de elaboração desses documentos. Após, comparamos as alterações presentes na área de Ciências ao longo das três versões da BNCC e buscamos no texto a presença de termos que manifestassem explicitamente a discussão racial. Na sequência, através da abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD), tratamos de encontrar possibilidades implícitas na escrita dos objetivos de aprendizagem e habilidades que indiquem caminhos para o desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais em nível federal, estadual e municipal. Por fim, como estratégia final de análise apresentamos tensionamentos em relação aos modos como a recontextualização é apresentada nos documentos regionais. Os resultados apontam que houve mudança na abordagem entre as versões da BNCC, sendo a segunda a que mais aponta para uma perspectiva de contextualização sócio-histórico-cultural, porém nenhuma revela de maneira explícita uma discussão acerca de raça. Foi possível encontrar possibilidades implícitas nos dados, quando esses são confrontados com produções acadêmicas que detalham possíveis contribuições do Ensino de Ciências para a educação das relações étnico-raciais. Por fim, observamos um processo de recontextualização nos documentos regionais onde, a nível estadual, a reinterpretação do discurso pedagógico oficial explicita tópicos anteriormente ocultos, enquanto no munícipio de Canoas mantém-se um forte alinhamento com o texto proposto pela BNCC.