Sobre a construção de conhecimentos : uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33670 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a construção de conhecimento em situação de interação em grupo a partir de uma intervenção educativa financeira realizada em um contexto popular da cidade de Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul. Em 13 encontros foi realizado curso com sete mulheres idosas no qual abordamos o uso do dinheiro e do crédito consignado. As participantes, com idades entre 59 e 78 anos, têm de um a oito anos de escolarização e uma renda mensal - procedente de aposentadorias, pensões, benefícios sociais e trabalhos domésticos - que não ultrapassa o valor de dois salários mínimos. Esta pesquisa participante foi fundamentada em princípios da educação popular e da abordagem histórico-cultural. A partir de metodologia qualitativa, a principal estratégia de produção de materiais empíricos foi o registro de situações interativas entre as educadoras e as participantes do curso através de um gravador de voz e um diário de campo. O elemento de descrição de dados foi a interação verbal entre as participantes. Com o objetivo de descrever e explicar a apropriação de conhecimentos foram analisadas 65 interações do curso. As mulheres construíram estratégias de controle financeiro a partir da reflexão sobre as suas relações com o dinheiro, práticas de consumo e possibilidades financeiras. Além disso, evidenciaram que a compreensão das taxas dos empréstimos favorece a problematização das estratégias de marketing e da qualidade das informações dos produtos financeiros na sociedade contemporânea. Os resultados do estudo sinalizam que a construção coletiva de significados potencializa conexões conceituais que possibilitam a ampliação da leitura de mundo das pessoas. Apropriado de informações, de conceitos e de sentidos negociados coletivamente, o sujeito apodera-se de si, engendrando posturas mais reflexivas. Foi possível perceber algumas operações mentais que relacionaram imagem e conceito provocando o desenvolvimento de processos de pensamentos mais complexos como: a imaginação de situações de consumo, representações gráficas nas explicações e a criação de metáforas. A presença da oposição e da pergunta foram considerados elementos que desempenharam importante papel nos processos de coconstrução do pensamento e nas atitudes metacognitivas. Para as mulheres, a relação pedagógica propicia a aprendizagem quando fundada no diálogo e no respeito às diferenças existentes entre os interlocutores, de modo que cria espaços para a participação que acontece na reciprocidade e na colaboração. |
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Buaes, Caroline StumpfDoll, Johannes2011-10-28T01:19:41Z2011http://hdl.handle.net/10183/33670000789350Esta pesquisa aborda a construção de conhecimento em situação de interação em grupo a partir de uma intervenção educativa financeira realizada em um contexto popular da cidade de Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul. Em 13 encontros foi realizado curso com sete mulheres idosas no qual abordamos o uso do dinheiro e do crédito consignado. As participantes, com idades entre 59 e 78 anos, têm de um a oito anos de escolarização e uma renda mensal - procedente de aposentadorias, pensões, benefícios sociais e trabalhos domésticos - que não ultrapassa o valor de dois salários mínimos. Esta pesquisa participante foi fundamentada em princípios da educação popular e da abordagem histórico-cultural. A partir de metodologia qualitativa, a principal estratégia de produção de materiais empíricos foi o registro de situações interativas entre as educadoras e as participantes do curso através de um gravador de voz e um diário de campo. O elemento de descrição de dados foi a interação verbal entre as participantes. Com o objetivo de descrever e explicar a apropriação de conhecimentos foram analisadas 65 interações do curso. As mulheres construíram estratégias de controle financeiro a partir da reflexão sobre as suas relações com o dinheiro, práticas de consumo e possibilidades financeiras. Além disso, evidenciaram que a compreensão das taxas dos empréstimos favorece a problematização das estratégias de marketing e da qualidade das informações dos produtos financeiros na sociedade contemporânea. Os resultados do estudo sinalizam que a construção coletiva de significados potencializa conexões conceituais que possibilitam a ampliação da leitura de mundo das pessoas. Apropriado de informações, de conceitos e de sentidos negociados coletivamente, o sujeito apodera-se de si, engendrando posturas mais reflexivas. Foi possível perceber algumas operações mentais que relacionaram imagem e conceito provocando o desenvolvimento de processos de pensamentos mais complexos como: a imaginação de situações de consumo, representações gráficas nas explicações e a criação de metáforas. A presença da oposição e da pergunta foram considerados elementos que desempenharam importante papel nos processos de coconstrução do pensamento e nas atitudes metacognitivas. Para as mulheres, a relação pedagógica propicia a aprendizagem quando fundada no diálogo e no respeito às diferenças existentes entre os interlocutores, de modo que cria espaços para a participação que acontece na reciprocidade e na colaboração.This study investigates the construction of knowledge in a situation of group interaction through a financial educative intervention in a popular context in Porto Alegre, capital of the State of Rio Grande do Sul. During 13 meetings we took into effect a course with seven elderly women in which we discussed the usage of money and the “withholding credit”. The participants, between 59 and 78 years old, had been in school from one to eight years and a monthly income which comes from retirement, pensions, social benefits and housework, not higher than two minimum wages. This participative research was based on principles of the popular education and the historical-cultural approach. Based upon qualitative methodology the major strategy applied for production of empirical materials was the recording of interactive situations between educators and participants of the course on a voice recorder and also a filed diary. The element of data description was a verbal interaction among the participants. Sixty-five verbal interactions were analyzed with the aim of describing and explaining the appropriation of knowledge. The women have constructed financial control strategies based on reflection of their relation with money, consumption practices and financial possibilities. Besides, they have showed that understanding the loan fees favors raise questions about marketing strategies and the quality of information from financial products in the contemporary society. The results of the study point out that the collective construction of means empowers conceptual connections which allow the enlargement of people’s reading of the world. Endowed with information, concepts and collectively negotiated senses, the individual has the power of himself, producing a more flexible posture. It was possible to notice some mental operations that associated image and concept, fostering the development of more complex processes of thinking: the imagination of consumption situations, the graphic representations in the explanation and the creation of metaphors. The presence of opposition and questions were considered elements that performed an important role in the processes of co construction of thinking and in the metacognitive attitudes. For the women, the pedagogical relation contributes to the learning processes when based on dialogue and respect to the existent differences among the interlocutors, in order to create spaces to the participation that happens in the reciprocity and collaboration.application/pdfporMulherPessoa idosaEducação popularEducação financeiraLearningEledery womenPopular educationHistorical-cultural approachFinancial educationSobre a construção de conhecimentos : uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789350.pdf.txt000789350.pdf.txtExtracted Texttext/plain594547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33670/2/000789350.pdf.txt3f6fd48b993b5c381de03313ea409553MD52ORIGINAL000789350.pdf000789350.pdfTexto completoapplication/pdf28077859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33670/1/000789350.pdfe0b32553f13584c14dada1247297c324MD51THUMBNAIL000789350.pdf.jpg000789350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33670/3/000789350.pdf.jpg7780377a23f62afb06c715c57a2a5ac3MD5310183/336702018-10-05 08:26:55.809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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