Espelhos narrativos : a questão do sujeito em João Silvério Trevisan e Pedro Almodóvar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pressotto, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116629
Resumo: A tese Espelhos narrativos: a questão do sujeito em João Silvério Trevisan e Pedro Almodóvar tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre o romance Em nome do desejo (2011), do escritor paulista João Silvério Trevisan, e os filmes A lei de desejo (1987) e Má educação (2004), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. As relações estabelecidas entre o romance e os filmes se dão através do espelho como um tropo comparativo e entendido como uma figura que simula o movimento de repetição, de aproximação e diferença entre os textos. Tomando como base conceitos teóricos sobre linguagens e formas, as convergências e diferenças entre literatura e cinema são refletidas. Os conceitos sobre intertextualidade e interculturalidade, que estabelecem a aproximação entre os objetos, são evidenciados. Questões sobre o poder dominante e o sujeito na contemporaneidade são abordadas, assim como se discute temas e conceitos como a violência e o olhar panóptico. Com os pressupostos da teoria queer, verifica-se o deslocamento e a subversão do sujeito ex-cêntrico e o desejo desse sujeito como propulsor do ato político. O estudo permite a reflexão sobre a importância de se aplicar e ensinar o romance e os filmes em sala de aula, pois as histórias neles relatadas tratam, entre outros temas, da representação e constituição do sujeito ex-cêntrico. Com isso, poderá surgir uma abertura para discussão e diálogo sobre a identidade desse sujeito e, como consequência, a quebra da doxa que talvez possibilite amenizar, por meio dos discursos artísticos, a discriminação e o pré-conceito na sociedade.
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spelling Pressotto, Paulo HenriqueSchmidt, Rita Terezinha2015-05-19T02:01:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/116629000965402A tese Espelhos narrativos: a questão do sujeito em João Silvério Trevisan e Pedro Almodóvar tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre o romance Em nome do desejo (2011), do escritor paulista João Silvério Trevisan, e os filmes A lei de desejo (1987) e Má educação (2004), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. As relações estabelecidas entre o romance e os filmes se dão através do espelho como um tropo comparativo e entendido como uma figura que simula o movimento de repetição, de aproximação e diferença entre os textos. Tomando como base conceitos teóricos sobre linguagens e formas, as convergências e diferenças entre literatura e cinema são refletidas. Os conceitos sobre intertextualidade e interculturalidade, que estabelecem a aproximação entre os objetos, são evidenciados. Questões sobre o poder dominante e o sujeito na contemporaneidade são abordadas, assim como se discute temas e conceitos como a violência e o olhar panóptico. Com os pressupostos da teoria queer, verifica-se o deslocamento e a subversão do sujeito ex-cêntrico e o desejo desse sujeito como propulsor do ato político. O estudo permite a reflexão sobre a importância de se aplicar e ensinar o romance e os filmes em sala de aula, pois as histórias neles relatadas tratam, entre outros temas, da representação e constituição do sujeito ex-cêntrico. Com isso, poderá surgir uma abertura para discussão e diálogo sobre a identidade desse sujeito e, como consequência, a quebra da doxa que talvez possibilite amenizar, por meio dos discursos artísticos, a discriminação e o pré-conceito na sociedade.La tesis Espejos narrativos: la cuestión del sujeto en João Silvério Trevisan y Pedro Almodóvar tiene como objetivo un análisis comparativo entre la novela Em nome do desejo (2011), del escritor paulista João Silverio Trevisan, y las películas La ley del deseo (1987) y La mala educación (2004), del cineasta español Pedro Almodóvar. Las relaciones establecidas entre la novela y las películas se dan a través del espejo como un tropo comparativo y entendido como una figura que simula el movimiento de repetición, de aproximación y diferencia entre los textos. Tomándose los conceptos teóricos sobre lenguajes y formas, se busca las convergencias y diferencias entre literatura y cine. Se articula también conceptos sobre intertextualidad e interculturalidad que establecen la aproximación entre los objetos. Se levanta cuestiones teóricas sobre el poder dominante y el sujeto en la contemporaneidad y se discute temas y conceptos sobre la violencia y la mirada panóptica. Con los presupuestos de la teoría queer, se evidencia el dislocamiento y la subversión del sujeto ex-céntrico y el deseo de ese sujeto como propulsor del acto político. El estudio permite la reflexión sobre la importancia de enseñarse la novela y las películas en el aula de clase, pues las historias tratan, entre otros temas, de la representación y constitución del sujeto excéntrico. Con ello, podrá surgir una abertura para la discusión y el diálogo sobre la identidad de ese sujeto y, como consecuencia, la quiebra de la doxa que tal vez posibilite, por medio de los discursos artísticos, el ablandamiento de la discriminación y el prejuicio en la sociedad.application/pdfporTrevisan, Joao SilverioAlmodóvar, Pedro, 1951-SujeitoIntertextualidadeTeoria queerRepresentaçãoInterculturalidadeSujetoRepresentaciónSubversiónSubversiónInterculturalidadTeoría queerEspelhos narrativos : a questão do sujeito em João Silvério Trevisan e Pedro Almodóvarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965402.pdf000965402.pdfTexto completoapplication/pdf2888044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116629/1/000965402.pdff1ffda3cc267abc9eed72020aca18bddMD51TEXT000965402.pdf.txt000965402.pdf.txtExtracted Texttext/plain335119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116629/2/000965402.pdf.txtaebd12b87c8eff60fa92948f6cc86420MD52THUMBNAIL000965402.pdf.jpg000965402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116629/3/000965402.pdf.jpg2815d4250a9adf8595afa8ea7c398d19MD5310183/1166292018-10-22 08:17:35.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:17:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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