Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Cláudia Landin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87979
Resumo: Esta Tese tem como objeto de pesquisa o discurso dos sujeitos-professores de Língua Portuguesa das escolas da rede estadual de ensino do município de Barra do Bugres – MT. Embasado no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, este estudo realizou um diálogo entre Educação e Análise de Discurso, convocando autores desses dois campos disciplinares: Pêcheux (2008; 2009; 2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). A pesquisa de campo ocorreu entre 2011 e 2012, em 12 instituições de ensino da rede estadual desse município, com os 24 professores das escolas, designadas como: centrais, periféricas, distritais, em assentamento rural, em Terra Indígena e remanescente de quilombo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, orais e transcritas, constituiu-se o corpus para análise discursiva, com o intuito de mostrar efeitos de sentidos nos discursos produzidos por esses sujeitos-professores, a respeito de suas práticas pedagógicas nessas localidades. Na análise realizada, foram ressaltados os conceitos de língua, sujeito, discurso, condições de produção, intradiscurso, interdiscurso, efeito de sentidos, formações imaginárias, pré-construído, formação discursiva e heterogeneidades. Os efeitos de sentidos encontrados apontaram a sentidos identitários do sujeito-professor, concernentes ao seu percurso profissional e a sua prática docente de Língua Portuguesa na atualidade, sob as condições dos referidos contextos. Nessas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes, os quais apontaram a efeitos de sentidos diversos. Quanto ao tema da diversidade, um efeito de tolerância surtiu nas falas desses sujeitos; já o efeito de adesão, foi manifestado, principalmente, entre os professores de situação funcional instável no que concerne à formação continuada; e os discursos sobre o currículo, indicaram um efeito de continuidade, visto que os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula eram advindos, principalmente, da formação continuada. Por meio desses temas, foi possível compreender como o sujeito-professor de Língua Portuguesa das escolas estaduais do município de Barra do Bugres se inscreveu no discurso pedagógico e o ressignificou. Finalmente, no que concerne aos projetos realizados nessas escolas, verificou-se que esses fazem parte da história dos sujeitos na instituição, passando a figurar na memória discursiva pedagógica.
id URGS_703f862225c08937bafa00b9ea2f0c45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87979
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Negreiros, Cláudia LandinMutti, Regina Maria Varini2014-02-28T01:50:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/87979000911480Esta Tese tem como objeto de pesquisa o discurso dos sujeitos-professores de Língua Portuguesa das escolas da rede estadual de ensino do município de Barra do Bugres – MT. Embasado no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, este estudo realizou um diálogo entre Educação e Análise de Discurso, convocando autores desses dois campos disciplinares: Pêcheux (2008; 2009; 2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). A pesquisa de campo ocorreu entre 2011 e 2012, em 12 instituições de ensino da rede estadual desse município, com os 24 professores das escolas, designadas como: centrais, periféricas, distritais, em assentamento rural, em Terra Indígena e remanescente de quilombo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, orais e transcritas, constituiu-se o corpus para análise discursiva, com o intuito de mostrar efeitos de sentidos nos discursos produzidos por esses sujeitos-professores, a respeito de suas práticas pedagógicas nessas localidades. Na análise realizada, foram ressaltados os conceitos de língua, sujeito, discurso, condições de produção, intradiscurso, interdiscurso, efeito de sentidos, formações imaginárias, pré-construído, formação discursiva e heterogeneidades. Os efeitos de sentidos encontrados apontaram a sentidos identitários do sujeito-professor, concernentes ao seu percurso profissional e a sua prática docente de Língua Portuguesa na atualidade, sob as condições dos referidos contextos. Nessas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes, os quais apontaram a efeitos de sentidos diversos. Quanto ao tema da diversidade, um efeito de tolerância surtiu nas falas desses sujeitos; já o efeito de adesão, foi manifestado, principalmente, entre os professores de situação funcional instável no que concerne à formação continuada; e os discursos sobre o currículo, indicaram um efeito de continuidade, visto que os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula eram advindos, principalmente, da formação continuada. Por meio desses temas, foi possível compreender como o sujeito-professor de Língua Portuguesa das escolas estaduais do município de Barra do Bugres se inscreveu no discurso pedagógico e o ressignificou. Finalmente, no que concerne aos projetos realizados nessas escolas, verificou-se que esses fazem parte da história dos sujeitos na instituição, passando a figurar na memória discursiva pedagógica.This doctoral dissertation has as research object the discourse of subjects-teachers of Portuguese of state schools from Barra do Bugres – MT. Based on the theoretical and methodological references of French Discourse Analyses initiated by Michel Pêcheux, this study is about the discourse of Education and Discourse Analysis, based on the following authors: Pêcheux (2008;2009;2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). The research was done in 2011 and 2012, having 24 teachers in twelve state schools placed in: central, peripheral, county, rural area, indigenous land and quilombo. Through semi structure oral and transcript interviews, was constituted the corpus for the discourse analysis intending to show the meaning effects in the discourses of the subjects-teachers, relating to their pedagogical practices in these institutions. In the analyses was highlighted the concept of language, subject, discourse, production conditions, intra-discourse, inter-discourse, meaning effects, imaginary formation, pre-constructed, discourse formation and heterogeneities. The meaning effects found led to identity meanings of the subjects-teachers, concerning their professional trajectories and practices as Portuguese teachers nowadays, under the conditions of the referred context. In these analyses, the issue on diversity, continuous formation, and curriculum was recurrent, which pointed to various meaning effects. Relating to the diversity issue, a tolerance effect was found in the speech of the subjects; yet the adhesion effect was showed up mainly among the teachers in unstable working condition concerned to continuous formation; and the discourses about curriculum indicated a continuity effect, since the curriculum contents seen in the classroom have come mainly from the continuous formation. Through these issues was possible to comprehend as the subjects-teachers of Portuguese in state schools of Barra dos Bugres applied the pedagogical discourse and re-meant it. At last concerning the projects done in the schools, was verified that they are part of the history of some subjects of these institutions becoming a pedagogical discourse memory.application/pdfporLinguagemLíngua portuguesaAnálise do discursoFormação de professoresEducationLanguagePortugueseDiscourse analysisTeachers formationSentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911480.pdf000911480.pdfTexto completoapplication/pdf6243972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/1/000911480.pdf04d84c3e32062cc6a19a6cadf93b3fb5MD51TEXT000911480.pdf.txt000911480.pdf.txtExtracted Texttext/plain733676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/2/000911480.pdf.txta3485fc724e4e9125b2dc4018444c5a0MD52THUMBNAIL000911480.pdf.jpg000911480.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/3/000911480.pdf.jpgc9aff120a550304d880931d3f8f725b0MD5310183/879792018-10-23 09:17:13.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:17:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
title Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
spellingShingle Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
Negreiros, Cláudia Landin
Linguagem
Língua portuguesa
Análise do discurso
Formação de professores
Education
Language
Portuguese
Discourse analysis
Teachers formation
title_short Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
title_full Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
title_fullStr Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
title_full_unstemmed Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
title_sort Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
author Negreiros, Cláudia Landin
author_facet Negreiros, Cláudia Landin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Cláudia Landin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
contributor_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Língua portuguesa
Análise do discurso
Formação de professores
topic Linguagem
Língua portuguesa
Análise do discurso
Formação de professores
Education
Language
Portuguese
Discourse analysis
Teachers formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Language
Portuguese
Discourse analysis
Teachers formation
description Esta Tese tem como objeto de pesquisa o discurso dos sujeitos-professores de Língua Portuguesa das escolas da rede estadual de ensino do município de Barra do Bugres – MT. Embasado no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, este estudo realizou um diálogo entre Educação e Análise de Discurso, convocando autores desses dois campos disciplinares: Pêcheux (2008; 2009; 2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). A pesquisa de campo ocorreu entre 2011 e 2012, em 12 instituições de ensino da rede estadual desse município, com os 24 professores das escolas, designadas como: centrais, periféricas, distritais, em assentamento rural, em Terra Indígena e remanescente de quilombo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, orais e transcritas, constituiu-se o corpus para análise discursiva, com o intuito de mostrar efeitos de sentidos nos discursos produzidos por esses sujeitos-professores, a respeito de suas práticas pedagógicas nessas localidades. Na análise realizada, foram ressaltados os conceitos de língua, sujeito, discurso, condições de produção, intradiscurso, interdiscurso, efeito de sentidos, formações imaginárias, pré-construído, formação discursiva e heterogeneidades. Os efeitos de sentidos encontrados apontaram a sentidos identitários do sujeito-professor, concernentes ao seu percurso profissional e a sua prática docente de Língua Portuguesa na atualidade, sob as condições dos referidos contextos. Nessas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes, os quais apontaram a efeitos de sentidos diversos. Quanto ao tema da diversidade, um efeito de tolerância surtiu nas falas desses sujeitos; já o efeito de adesão, foi manifestado, principalmente, entre os professores de situação funcional instável no que concerne à formação continuada; e os discursos sobre o currículo, indicaram um efeito de continuidade, visto que os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula eram advindos, principalmente, da formação continuada. Por meio desses temas, foi possível compreender como o sujeito-professor de Língua Portuguesa das escolas estaduais do município de Barra do Bugres se inscreveu no discurso pedagógico e o ressignificou. Finalmente, no que concerne aos projetos realizados nessas escolas, verificou-se que esses fazem parte da história dos sujeitos na instituição, passando a figurar na memória discursiva pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-28T01:50:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911480
url http://hdl.handle.net/10183/87979
identifier_str_mv 000911480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/1/000911480.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/2/000911480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87979/3/000911480.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04d84c3e32062cc6a19a6cadf93b3fb5
a3485fc724e4e9125b2dc4018444c5a0
c9aff120a550304d880931d3f8f725b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064589005815808