Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Karina Domingues Bressan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168882
Resumo: As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.
id URGS_827465b62d975a4c45f1f37f870e4952
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168882
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vidal, Karina Domingues BressanRocha Neto, Ivan2017-09-26T02:26:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/168882001047024As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.Digital technologies have changed students' behavior. Therefore, schools have gradually begun to deploy computers, projectors, digital slates, tablets, and educational software in the classroom as support in the teaching-learning process. This new scenario, despite presenting challenges and uncertainties, creates new opportunities such as the transformation of an expositive and traditional classroom into an environment that stimulates learning and collective construction. This work studied the impacts of these digital technologies in classrooms and the contribution of the National Sector of Information and Communication Technology - TIC with their equipment and software developed locally to support the teaching-learning process. Twenty-three companies and two Research and Development Institutes that invested in ICT Research and Development in the educational area were surveyed. The research was qualitative, case-study and descriptive, supported by semi-structured interviews. Research has shown that companies and institutes have developed tools that support the teaching-learning process, are aligned with the world market and recognize the teacher as the main agent of change. Regarding the Federal Government, in the opinion of the MEC representatives, ICTs have a very important role to support the teaching-learning process and prepare the student for the job market. However, the focus of the Ministry of Education (MEC) is on the student rather than on the creation of educational innovation tools; in addition, they recognize that it is necessary to urgently improve quality and access to the Internet in schools, but the great Problem that is the lack of financial resources.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Políticas públicasEnsino-aprendizagemTechnologySchoolLearningPolicyEducationTecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047024.pdf001047024.pdfTexto completoapplication/pdf1058426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/1/001047024.pdfc74fab2d0fde16f752b74b1391adff67MD51TEXT001047024.pdf.txt001047024.pdf.txtExtracted Texttext/plain183494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/2/001047024.pdf.txtd96506b0ac9785c35a186efbbb365195MD52THUMBNAIL001047024.pdf.jpg001047024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/3/001047024.pdf.jpg8a519a18cd6d8d27c623f604780dadddMD5310183/1688822018-10-29 07:49:25.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
title Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
Vidal, Karina Domingues Bressan
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Ensino-aprendizagem
Technology
School
Learning
Policy
Education
title_short Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
title_full Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
title_sort Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
author Vidal, Karina Domingues Bressan
author_facet Vidal, Karina Domingues Bressan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Karina Domingues Bressan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Neto, Ivan
contributor_str_mv Rocha Neto, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Ensino-aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Ensino-aprendizagem
Technology
School
Learning
Policy
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
School
Learning
Policy
Education
description As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T02:26:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001047024
url http://hdl.handle.net/10183/168882
identifier_str_mv 001047024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/1/001047024.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/2/001047024.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/3/001047024.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c74fab2d0fde16f752b74b1391adff67
d96506b0ac9785c35a186efbbb365195
8a519a18cd6d8d27c623f604780daddd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083115866750976