Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168882 |
Resumo: | As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros. |
id |
URGS_827465b62d975a4c45f1f37f870e4952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168882 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vidal, Karina Domingues BressanRocha Neto, Ivan2017-09-26T02:26:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/168882001047024As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.Digital technologies have changed students' behavior. Therefore, schools have gradually begun to deploy computers, projectors, digital slates, tablets, and educational software in the classroom as support in the teaching-learning process. This new scenario, despite presenting challenges and uncertainties, creates new opportunities such as the transformation of an expositive and traditional classroom into an environment that stimulates learning and collective construction. This work studied the impacts of these digital technologies in classrooms and the contribution of the National Sector of Information and Communication Technology - TIC with their equipment and software developed locally to support the teaching-learning process. Twenty-three companies and two Research and Development Institutes that invested in ICT Research and Development in the educational area were surveyed. The research was qualitative, case-study and descriptive, supported by semi-structured interviews. Research has shown that companies and institutes have developed tools that support the teaching-learning process, are aligned with the world market and recognize the teacher as the main agent of change. Regarding the Federal Government, in the opinion of the MEC representatives, ICTs have a very important role to support the teaching-learning process and prepare the student for the job market. However, the focus of the Ministry of Education (MEC) is on the student rather than on the creation of educational innovation tools; in addition, they recognize that it is necessary to urgently improve quality and access to the Internet in schools, but the great Problem that is the lack of financial resources.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Políticas públicasEnsino-aprendizagemTechnologySchoolLearningPolicyEducationTecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047024.pdf001047024.pdfTexto completoapplication/pdf1058426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/1/001047024.pdfc74fab2d0fde16f752b74b1391adff67MD51TEXT001047024.pdf.txt001047024.pdf.txtExtracted Texttext/plain183494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/2/001047024.pdf.txtd96506b0ac9785c35a186efbbb365195MD52THUMBNAIL001047024.pdf.jpg001047024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/3/001047024.pdf.jpg8a519a18cd6d8d27c623f604780dadddMD5310183/1688822018-10-29 07:49:25.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
title |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem Vidal, Karina Domingues Bressan Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Ensino-aprendizagem Technology School Learning Policy Education |
title_short |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem |
author |
Vidal, Karina Domingues Bressan |
author_facet |
Vidal, Karina Domingues Bressan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Karina Domingues Bressan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Neto, Ivan |
contributor_str_mv |
Rocha Neto, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Ensino-aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Ensino-aprendizagem Technology School Learning Policy Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology School Learning Policy Education |
description |
As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T02:26:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168882 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047024 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168882 |
identifier_str_mv |
001047024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/1/001047024.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/2/001047024.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168882/3/001047024.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c74fab2d0fde16f752b74b1391adff67 d96506b0ac9785c35a186efbbb365195 8a519a18cd6d8d27c623f604780daddd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1791083115866750976 |