"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13738
Resumo: O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.
id URGS_c46fde10f7688463b2881bfe8eb4e041
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13738
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Konrath, Mary Lúcia PedrosoCarvalho, Marie Jane SoaresCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2008-08-27T04:12:40Z2007http://hdl.handle.net/10183/13738000617612O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.The objective of the dissertation is to check and analyze the different strategies employed in the teachers' planning concerning the learning object "Nós no mundo". The learning object was introduced in an extension course for teachers, entitled Teachers' training for evaluation and use of digital resources in Education, conducted at the Federal University of Rio Grande do Sul, in the second half of 2006. For the analysis, I selected 5 plans made by 8 teachers, 3 testimonies and the transcribed video of the plans presentation realized by the extension course students. This research had as reference the authors Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) and Moran (2006). The analyses were organized in 5 categories, extracted from the plans: 1) pedagogical approach, 2) methodological orientation of the plan, 3) role of the teacher, 4) technics and 5) content. It was verified that in most plans, the use of the learning object "Nós no mundo" provided an activity orientated by pedagogical mediation, as well as the fact that the pedagogical strategies planned by the teachers are also linked to their formation, conception of pedagogical approach, experience and view of the possible uses of the technological resources in their pedagogical practice.application/pdfporPlanejamento educacionalProfessorFormaçãoPrática pedagógicaEducational planningTeaching strategiesLearning objects"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000617612.pdf000617612.pdfTexto completoapplication/pdf1885961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/1/000617612.pdfe037b2c007ce03224859bcfb5f4bda1dMD51TEXT000617612.pdf.txt000617612.pdf.txtExtracted Texttext/plain213142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/2/000617612.pdf.txt549c2560a26ccfa0a85194ec61c1b562MD52THUMBNAIL000617612.pdf.jpg000617612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/3/000617612.pdf.jpg5c5d682866fd9ebaccfeb0fe9d3fff59MD5310183/137382022-02-22 04:52:52.182318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:52:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
title "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
spellingShingle "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Planejamento educacional
Professor
Formação
Prática pedagógica
Educational planning
Teaching strategies
Learning objects
title_short "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
title_full "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
title_fullStr "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
title_full_unstemmed "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
title_sort "Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
author Konrath, Mary Lúcia Pedroso
author_facet Konrath, Mary Lúcia Pedroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Professor
Formação
Prática pedagógica
topic Planejamento educacional
Professor
Formação
Prática pedagógica
Educational planning
Teaching strategies
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational planning
Teaching strategies
Learning objects
description O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-08-27T04:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13738
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000617612
url http://hdl.handle.net/10183/13738
identifier_str_mv 000617612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/1/000617612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/2/000617612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/3/000617612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e037b2c007ce03224859bcfb5f4bda1d
549c2560a26ccfa0a85194ec61c1b562
5c5d682866fd9ebaccfeb0fe9d3fff59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064503239639040