"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13738 |
Resumo: | O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica. |
id |
URGS_c46fde10f7688463b2881bfe8eb4e041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13738 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Konrath, Mary Lúcia PedrosoCarvalho, Marie Jane SoaresCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2008-08-27T04:12:40Z2007http://hdl.handle.net/10183/13738000617612O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.The objective of the dissertation is to check and analyze the different strategies employed in the teachers' planning concerning the learning object "Nós no mundo". The learning object was introduced in an extension course for teachers, entitled Teachers' training for evaluation and use of digital resources in Education, conducted at the Federal University of Rio Grande do Sul, in the second half of 2006. For the analysis, I selected 5 plans made by 8 teachers, 3 testimonies and the transcribed video of the plans presentation realized by the extension course students. This research had as reference the authors Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) and Moran (2006). The analyses were organized in 5 categories, extracted from the plans: 1) pedagogical approach, 2) methodological orientation of the plan, 3) role of the teacher, 4) technics and 5) content. It was verified that in most plans, the use of the learning object "Nós no mundo" provided an activity orientated by pedagogical mediation, as well as the fact that the pedagogical strategies planned by the teachers are also linked to their formation, conception of pedagogical approach, experience and view of the possible uses of the technological resources in their pedagogical practice.application/pdfporPlanejamento educacionalProfessorFormaçãoPrática pedagógicaEducational planningTeaching strategiesLearning objects"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000617612.pdf000617612.pdfTexto completoapplication/pdf1885961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/1/000617612.pdfe037b2c007ce03224859bcfb5f4bda1dMD51TEXT000617612.pdf.txt000617612.pdf.txtExtracted Texttext/plain213142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/2/000617612.pdf.txt549c2560a26ccfa0a85194ec61c1b562MD52THUMBNAIL000617612.pdf.jpg000617612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/3/000617612.pdf.jpg5c5d682866fd9ebaccfeb0fe9d3fff59MD5310183/137382022-02-22 04:52:52.182318oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:52:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
title |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
spellingShingle |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas Konrath, Mary Lúcia Pedroso Planejamento educacional Professor Formação Prática pedagógica Educational planning Teaching strategies Learning objects |
title_short |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
title_full |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
title_fullStr |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
title_full_unstemmed |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
title_sort |
"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicas |
author |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
author_facet |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
contributor_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares Carneiro, Mára Lúcia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Professor Formação Prática pedagógica |
topic |
Planejamento educacional Professor Formação Prática pedagógica Educational planning Teaching strategies Learning objects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational planning Teaching strategies Learning objects |
description |
O objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-08-27T04:12:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13738 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000617612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13738 |
identifier_str_mv |
000617612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/1/000617612.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/2/000617612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13738/3/000617612.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e037b2c007ce03224859bcfb5f4bda1d 549c2560a26ccfa0a85194ec61c1b562 5c5d682866fd9ebaccfeb0fe9d3fff59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064503239639040 |