O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcelo Esteves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28175
Resumo: Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física.
id URGS_24d64efab4b4bea8063bb32b53539233
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28175
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Andrade, Marcelo Esteves deCunha, Silvio Luiz Souza2011-03-22T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/28175000767677Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física.In this project, we use some of the new technologies of information and communication to develop a strategy for teaching physics to high school addressing the topic of kinematics. The strategy included the use of virtual classes and tests and also with activities of computer modeling with the program Modellus. All activities were computer-mediated implemented in the computer lab. This strategy was applied to two groups: the first year of high school of the Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, located in the city of Taquara RS between March and May of the academic year 2009, and had a workload of 22 hours - in class. The project is theoretical based on the Theory of Conceptual Fields by Gerard Vergnaud, which says that the conceptualization is the center of cognitive development. All the material developed was placed in the form of a hypertext that is available on the Internet so that other teachers can make use of these resources. Through observations made during the implementation of this proposal, we saw that a strategy based on the use of technologies like these, allow a more effective learning, as the contact and interaction of students with the object of study and educational tools is greater when compared with traditional methods, so this strategy has great potential as an educational resource for the teaching of physics.application/pdfporModelagem computacionalCinemáticaSoftware educacionalEnsino de físicaEnsino médioTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Computer modelingModellusKinematicsConceptual fieldsO uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767677.pdf000767677.pdfTexto completoapplication/pdf3021253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/1/000767677.pdf88b649d1ab1ad7f586816785419a0a6eMD51TEXT000767677.pdf.txt000767677.pdf.txtExtracted Texttext/plain134314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/2/000767677.pdf.txt740ecfe86bdde2ac49171e4054e876a5MD52THUMBNAIL000767677.pdf.jpg000767677.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/3/000767677.pdf.jpg24dba790d95eea67ed7e0bbd80166952MD5310183/281752018-10-11 08:56:24.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:56:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
title O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
spellingShingle O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
Andrade, Marcelo Esteves de
Modelagem computacional
Cinemática
Software educacional
Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computer modeling
Modellus
Kinematics
Conceptual fields
title_short O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
title_full O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
title_fullStr O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
title_full_unstemmed O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
title_sort O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
author Andrade, Marcelo Esteves de
author_facet Andrade, Marcelo Esteves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcelo Esteves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Silvio Luiz Souza
contributor_str_mv Cunha, Silvio Luiz Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem computacional
Cinemática
Software educacional
Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Modelagem computacional
Cinemática
Software educacional
Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Computer modeling
Modellus
Kinematics
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer modeling
Modellus
Kinematics
Conceptual fields
description Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-22T05:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767677
url http://hdl.handle.net/10183/28175
identifier_str_mv 000767677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/1/000767677.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/2/000767677.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/3/000767677.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88b649d1ab1ad7f586816785419a0a6e
740ecfe86bdde2ac49171e4054e876a5
24dba790d95eea67ed7e0bbd80166952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064539398733824