Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelo Linhares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148618
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq à luz da teoria das cinco disciplinas de Peter Senge e da investigação por meio da pesquisa qualitativa. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento da elaboração de relatório de gestão e seu uso como meio de aprendizagem organizacional, reforçando a visibilidade da atividade no âmbito da administração pública. Os resultados mostram que, apesar do campo fértil para a transformação da rotina burocrática em instrumento de aprendizagem individual e coletiva, o mesmo ainda não se caracteriza como meio de aprendizagem organizacional.
id URGS_358a983972e173c8d262fc587fe1a8ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148618
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ribeiro, Marcelo LinharesRocha Neto, Ivan2016-09-28T02:16:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/148618001002605O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq à luz da teoria das cinco disciplinas de Peter Senge e da investigação por meio da pesquisa qualitativa. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento da elaboração de relatório de gestão e seu uso como meio de aprendizagem organizacional, reforçando a visibilidade da atividade no âmbito da administração pública. Os resultados mostram que, apesar do campo fértil para a transformação da rotina burocrática em instrumento de aprendizagem individual e coletiva, o mesmo ainda não se caracteriza como meio de aprendizagem organizacional.The purpose of this dissertation is to present the results of the analysis of activity of management reporting and its use for organizational learning in the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. In the light of the theory of the five disciplines of Peter Senge, and research by means of qualitative research. This paper proposes the improvement of reporting to management and its use as an instrument for organizational learning enhancing the visibility of the activity in the field of public administration. The results show that, despite the fruitful field for the transformation of bureaucratic routine in individual and collective learning instrument, the same has not yet been characterized as means of organizational learning.application/pdfporAdministração públicaAprendizagem organizacionalRelatórios anuaisOrganizational learningManagement reportPublic administrationAnálise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002605.pdf001002605.pdfTexto completoapplication/pdf798554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/1/001002605.pdfc15b6bfe4aa8bfa23a4901e71a1c83bcMD51TEXT001002605.pdf.txt001002605.pdf.txtExtracted Texttext/plain66486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/2/001002605.pdf.txt660ebbeb1ea8e2ca67a648ac6be5d73fMD52THUMBNAIL001002605.pdf.jpg001002605.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/3/001002605.pdf.jpg7731cdc936aa239122d1cc0f2fb3ee35MD5310183/1486182018-10-29 08:59:54.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:59:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
title Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
spellingShingle Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
Ribeiro, Marcelo Linhares
Administração pública
Aprendizagem organizacional
Relatórios anuais
Organizational learning
Management report
Public administration
title_short Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
title_full Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
title_fullStr Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
title_full_unstemmed Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
title_sort Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
author Ribeiro, Marcelo Linhares
author_facet Ribeiro, Marcelo Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Linhares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Neto, Ivan
contributor_str_mv Rocha Neto, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Aprendizagem organizacional
Relatórios anuais
topic Administração pública
Aprendizagem organizacional
Relatórios anuais
Organizational learning
Management report
Public administration
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational learning
Management report
Public administration
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq à luz da teoria das cinco disciplinas de Peter Senge e da investigação por meio da pesquisa qualitativa. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento da elaboração de relatório de gestão e seu uso como meio de aprendizagem organizacional, reforçando a visibilidade da atividade no âmbito da administração pública. Os resultados mostram que, apesar do campo fértil para a transformação da rotina burocrática em instrumento de aprendizagem individual e coletiva, o mesmo ainda não se caracteriza como meio de aprendizagem organizacional.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-28T02:16:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002605
url http://hdl.handle.net/10183/148618
identifier_str_mv 001002605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/1/001002605.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/2/001002605.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148618/3/001002605.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c15b6bfe4aa8bfa23a4901e71a1c83bc
660ebbeb1ea8e2ca67a648ac6be5d73f
7731cdc936aa239122d1cc0f2fb3ee35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083095065100288