Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Débora Schardosin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111900
Resumo: O trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas experiências e representações sociais sobre a cidade como espaço onde se constrói o seu Lugar e conhecimento de mundo. Justifica-se o trabalho pela necessidade de analisar como os jovens constroem suas representações a partir de suas experiências visando valorizar o ensino de Geografia, o espaço escolar e a profissão docente. O referencial teórico prioriza a relação com a experiência docente para incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica. Para este fim abordam-se os conceitos de Lugar no espaço geográfico, Representações Sociais e Jovens como auxílio para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a construção de fanzines em sala de aula e entrevistas individuais com posterior análise de conteúdo na relação da teoria escolhida com a prática docente. Os jovens participantes são alunos de duas escolas no município de Canoas-RS, no último ano do ensino fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as diversas representações dos jovens sobre a cidade como Lugar conforme a localização de moradia e possibilidades de apropriação da cidade. Ressalta-se a possibilidade de contribuir com o ensino de Geografia de acordo com as experiências dos distintos contextos juvenis.
id URGS_025ab7547359ab767f40e6df038e577c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111900
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ferreira, Débora SchardosinKaercher, Nestor André2015-03-11T02:01:24Z2014http://hdl.handle.net/10183/111900000953473O trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas experiências e representações sociais sobre a cidade como espaço onde se constrói o seu Lugar e conhecimento de mundo. Justifica-se o trabalho pela necessidade de analisar como os jovens constroem suas representações a partir de suas experiências visando valorizar o ensino de Geografia, o espaço escolar e a profissão docente. O referencial teórico prioriza a relação com a experiência docente para incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica. Para este fim abordam-se os conceitos de Lugar no espaço geográfico, Representações Sociais e Jovens como auxílio para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a construção de fanzines em sala de aula e entrevistas individuais com posterior análise de conteúdo na relação da teoria escolhida com a prática docente. Os jovens participantes são alunos de duas escolas no município de Canoas-RS, no último ano do ensino fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as diversas representações dos jovens sobre a cidade como Lugar conforme a localização de moradia e possibilidades de apropriação da cidade. Ressalta-se a possibilidade de contribuir com o ensino de Geografia de acordo com as experiências dos distintos contextos juvenis.This paper discusses the importance of research on the daily practices of young people at their place of experience in the teaching of Geography. For this purpose, contextualizes the young in his youth condition as subject to their experiences and social representations of the city as a place where you build your place and world knowledge. Justified by the need to analyze how young people construct their representations from their experiences aimed the enhancing of Geography’s teaching, the school environment and the teaching profession. The theoretical framework emphasizes the relationship with the teaching experience to encourage reflection on teaching practice. To this purpose, discuss the concepts of Place in geographic space, Youth and Social Representations as an aid for teaching Geography. The methodology used was the construction of fanzines in class and individual interviews with subsequent content analysis of the relationship of choice theory with teaching practice room. The young participants are students from two schools in Canoas-RS, the last year of elementary school. The results point to the need to consider the various representations of young people of the city as place as the location of housing and ownership opportunities. Highlights the possibility of contributing to the teaching of Geography according to the experiences of other youth settings.application/pdfporLugarAprendizagemEnsino de geografiaJovensRepresentações sociaisPorto Alegre (RS)YouthPlaceSocial representationsTeaching geographyCanoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953473.pdf000953473.pdfTexto completoapplication/pdf6001110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/1/000953473.pdf4664d617211dcc3e81181aa011036c27MD51TEXT000953473.pdf.txt000953473.pdf.txtExtracted Texttext/plain271578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/2/000953473.pdf.txt2e190fc228046d849d2b3ffc28eb908eMD52THUMBNAIL000953473.pdf.jpg000953473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/3/000953473.pdf.jpgeae9e4fe5024d466216f587dc28341a8MD5310183/1119002018-10-05 08:33:44.809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:33:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
title Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
spellingShingle Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
Ferreira, Débora Schardosin
Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Jovens
Representações sociais
Porto Alegre (RS)
Youth
Place
Social representations
Teaching geography
title_short Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
title_full Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
title_fullStr Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
title_full_unstemmed Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
title_sort Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
author Ferreira, Débora Schardosin
author_facet Ferreira, Débora Schardosin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Débora Schardosin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Jovens
Representações sociais
Porto Alegre (RS)
topic Lugar
Aprendizagem
Ensino de geografia
Jovens
Representações sociais
Porto Alegre (RS)
Youth
Place
Social representations
Teaching geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Place
Social representations
Teaching geography
description O trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas experiências e representações sociais sobre a cidade como espaço onde se constrói o seu Lugar e conhecimento de mundo. Justifica-se o trabalho pela necessidade de analisar como os jovens constroem suas representações a partir de suas experiências visando valorizar o ensino de Geografia, o espaço escolar e a profissão docente. O referencial teórico prioriza a relação com a experiência docente para incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica. Para este fim abordam-se os conceitos de Lugar no espaço geográfico, Representações Sociais e Jovens como auxílio para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a construção de fanzines em sala de aula e entrevistas individuais com posterior análise de conteúdo na relação da teoria escolhida com a prática docente. Os jovens participantes são alunos de duas escolas no município de Canoas-RS, no último ano do ensino fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as diversas representações dos jovens sobre a cidade como Lugar conforme a localização de moradia e possibilidades de apropriação da cidade. Ressalta-se a possibilidade de contribuir com o ensino de Geografia de acordo com as experiências dos distintos contextos juvenis.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-11T02:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953473
url http://hdl.handle.net/10183/111900
identifier_str_mv 000953473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/1/000953473.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/2/000953473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111900/3/000953473.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4664d617211dcc3e81181aa011036c27
2e190fc228046d849d2b3ffc28eb908e
eae9e4fe5024d466216f587dc28341a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064606198267904