Ações afirmativas na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194789
Resumo: Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises demonstram que mais de 70% dos estudantes deste nível de ensino são brancos. Em maio de 2016, o Ministério da Educação publicou a Portaria Normativa nº 13, estabelecendo prazo para que as instituições federais de ensino superior apresentassem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stricto sensu. A norma também delega à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a atribuição de coordenar a elaboração periódica do censo discente da pós-graduação brasileira, o que, conforme verificado no âmbito desta pesquisa, ainda não está previsto nas ações da instituição. Levantamento realizado aponta que mais de 70% das instituições já adotam ações afirmativas em seus processos seletivos. A pesquisa foi ampliada e foram coletados argumentos de coordenadores de programas de pós-graduação dessas instituições sobre as ações afirmativas nos cursos. A hipótese inicial era de que havia resistência por parte deste grupo gestores, o que não se confirmou após a coleta. Como resultado, foi proposto um módulo de preenchimento pelo próprio discente na Plataforma Sucupira para que a CAPES possa atender ao previsto na portaria e reunir informações oficiais sobre o perfil e dados socioeconômico dos discente. Este módulo deve também contemplar informações a serem prestadas pelas coordenações dos cursos sobre a quantidade de estudantes que se inscrevem em processos seletivos e quantos ingressam para que possa ser mapeada a demanda por cursos, além de identificar os candidatos e ingressantes de ações afirmativas.
id URGS_d7cfed7e12182cafa41c591203c1bf31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194789
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Fabiana SantosRocha Neto, Ivan2019-05-30T02:41:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/194789001092802Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises demonstram que mais de 70% dos estudantes deste nível de ensino são brancos. Em maio de 2016, o Ministério da Educação publicou a Portaria Normativa nº 13, estabelecendo prazo para que as instituições federais de ensino superior apresentassem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stricto sensu. A norma também delega à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a atribuição de coordenar a elaboração periódica do censo discente da pós-graduação brasileira, o que, conforme verificado no âmbito desta pesquisa, ainda não está previsto nas ações da instituição. Levantamento realizado aponta que mais de 70% das instituições já adotam ações afirmativas em seus processos seletivos. A pesquisa foi ampliada e foram coletados argumentos de coordenadores de programas de pós-graduação dessas instituições sobre as ações afirmativas nos cursos. A hipótese inicial era de que havia resistência por parte deste grupo gestores, o que não se confirmou após a coleta. Como resultado, foi proposto um módulo de preenchimento pelo próprio discente na Plataforma Sucupira para que a CAPES possa atender ao previsto na portaria e reunir informações oficiais sobre o perfil e dados socioeconômico dos discente. Este módulo deve também contemplar informações a serem prestadas pelas coordenações dos cursos sobre a quantidade de estudantes que se inscrevem em processos seletivos e quantos ingressam para que possa ser mapeada a demanda por cursos, além de identificar os candidatos e ingressantes de ações afirmativas.This research was based on recent studies about the profile of graduate students in Brazil. Despite the absence of data collected officially that embrace all masters and doctoral courses, the analysis show that more than 70% of students at this level of education are white. In May 2016, the Ministry of Education (MEC) published the Regulatory Ordinance No. 13, establishing a deadline for federal higher education institutions to submit proposals of inclusion of blacks and browns people, those with disabilities and indigenous in their graduate programs (masters and doctorate). The rule also delegates the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES), an institution linked to the MEC, the attribution of coordinate the periodic preparation of the student census referring to the Brazilian graduate programs, which, as verified in the scope of this research, is not foreseen in the actions of the institution. A survey conducted with Provosts of federal higher education institutions pointed out that more than 70% of the institutions have already implanted affirmative actions in their selective processes. The research was expanded and arguments were collected from the Coordinators of graduate programs of these institutions about on the initiatives for affirmative actions in the courses. The initial hypothesis was that there was resistance from this group of managers, which was not confirmed after analysis of the testimonies collected. As a result, module to be filled by the student himself was proposed in the Sucupira Platform, so that CAPES could reach the requirements of the Ordinance and gather official information about the profile and socioeconomic data of the students. This module should also include information to be provided by the coordinations of the courses about the number of students enrolled in selective processes and the quantity of those who are approved and join the courses, so that the demand can be mapped, as well as identify the candidates and participants of affirmative actions.application/pdfporAções afirmativasEducação de pós-graduaçãoAffirmative actionsGraduate studentsQuotasAções afirmativas na pós-graduaçãoAffirmative actions in graduate courses info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092802.pdf.txt001092802.pdf.txtExtracted Texttext/plain179273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194789/2/001092802.pdf.txtdb3f1b329f0b74207c139205f3ab7870MD52ORIGINAL001092802.pdfTexto completoapplication/pdf1543556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194789/1/001092802.pdf43741edf3541f6d916584139d02b70bbMD5110183/1947892020-03-11 04:17:26.806616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-11T07:17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações afirmativas na pós-graduação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Affirmative actions in graduate courses
title Ações afirmativas na pós-graduação
spellingShingle Ações afirmativas na pós-graduação
Pereira, Fabiana Santos
Ações afirmativas
Educação de pós-graduação
Affirmative actions
Graduate students
Quotas
title_short Ações afirmativas na pós-graduação
title_full Ações afirmativas na pós-graduação
title_fullStr Ações afirmativas na pós-graduação
title_full_unstemmed Ações afirmativas na pós-graduação
title_sort Ações afirmativas na pós-graduação
author Pereira, Fabiana Santos
author_facet Pereira, Fabiana Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabiana Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Neto, Ivan
contributor_str_mv Rocha Neto, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Educação de pós-graduação
topic Ações afirmativas
Educação de pós-graduação
Affirmative actions
Graduate students
Quotas
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative actions
Graduate students
Quotas
description Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises demonstram que mais de 70% dos estudantes deste nível de ensino são brancos. Em maio de 2016, o Ministério da Educação publicou a Portaria Normativa nº 13, estabelecendo prazo para que as instituições federais de ensino superior apresentassem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stricto sensu. A norma também delega à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a atribuição de coordenar a elaboração periódica do censo discente da pós-graduação brasileira, o que, conforme verificado no âmbito desta pesquisa, ainda não está previsto nas ações da instituição. Levantamento realizado aponta que mais de 70% das instituições já adotam ações afirmativas em seus processos seletivos. A pesquisa foi ampliada e foram coletados argumentos de coordenadores de programas de pós-graduação dessas instituições sobre as ações afirmativas nos cursos. A hipótese inicial era de que havia resistência por parte deste grupo gestores, o que não se confirmou após a coleta. Como resultado, foi proposto um módulo de preenchimento pelo próprio discente na Plataforma Sucupira para que a CAPES possa atender ao previsto na portaria e reunir informações oficiais sobre o perfil e dados socioeconômico dos discente. Este módulo deve também contemplar informações a serem prestadas pelas coordenações dos cursos sobre a quantidade de estudantes que se inscrevem em processos seletivos e quantos ingressam para que possa ser mapeada a demanda por cursos, além de identificar os candidatos e ingressantes de ações afirmativas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-30T02:41:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194789
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092802
url http://hdl.handle.net/10183/194789
identifier_str_mv 001092802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194789/2/001092802.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194789/1/001092802.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db3f1b329f0b74207c139205f3ab7870
43741edf3541f6d916584139d02b70bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083149197836288