Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Bartholo, Daniela Andreza Rodrigues |
Data de Publicação: |
2019 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649
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Resumo: |
Este artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais. |