INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649 |
Resumo: | Este artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais. |
id |
USCS-2_2d24283afb0b9f556e6923de6f7d6e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5649 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEAEste artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/564910.13037/rea-e.vol4n7.5649Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649/2778Copyright (c) 2019 Daniela Andreza Rodrigues Bartholohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartholo, Daniela Andreza Rodrigues2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5649Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
title |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA Bartholo, Daniela Andreza Rodrigues |
title_short |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA |
author |
Bartholo, Daniela Andreza Rodrigues |
author_facet |
Bartholo, Daniela Andreza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartholo, Daniela Andreza Rodrigues |
description |
Este artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649 10.13037/rea-e.vol4n7.5649 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5649/2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Andreza Rodrigues Bartholo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Andreza Rodrigues Bartholo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754643191756226560 |