A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno. |
id |
USCS-2_33c46fb1c3cd6a41383b15c05492f98e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4995 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILO presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/499510.13037/rea-e.vol2n4.4995Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995/2356Copyright (c) 2018 Eliana Chiavone Delchiaro, Jusmari Gumiero, Jessica Monique Silva, Soon Duk Kim Park, Elizângela Soares, Maria das Gracas Martins do Nascimento Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelchiaro, Eliana ChiavoneGumiero, JusmariSilva, Jessica MoniquePark, Soon Duk KimSoares, ElizângelaSantos, Maria das Gracas Martins do Nascimento2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4995Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Delchiaro, Eliana Chiavone |
title_short |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Delchiaro, Eliana Chiavone |
author_facet |
Delchiaro, Eliana Chiavone Gumiero, Jusmari Silva, Jessica Monique Park, Soon Duk Kim Soares, Elizângela Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Gumiero, Jusmari Silva, Jessica Monique Park, Soon Duk Kim Soares, Elizângela Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delchiaro, Eliana Chiavone Gumiero, Jusmari Silva, Jessica Monique Park, Soon Duk Kim Soares, Elizângela Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995 10.13037/rea-e.vol2n4.4995 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n4.4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995/2356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754643191732109312 |