A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delchiaro, Eliana Chiavone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gumiero, Jusmari, Silva, Jessica Monique, Park, Soon Duk Kim, Soares, Elizângela, Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina  procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.
id USCS-2_33c46fb1c3cd6a41383b15c05492f98e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4995
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILO presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina  procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/499510.13037/rea-e.vol2n4.4995Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995/2356Copyright (c) 2018 Eliana Chiavone Delchiaro, Jusmari Gumiero, Jessica Monique Silva, Soon Duk Kim Park, Elizângela Soares, Maria das Gracas Martins do Nascimento Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelchiaro, Eliana ChiavoneGumiero, JusmariSilva, Jessica MoniquePark, Soon Duk KimSoares, ElizângelaSantos, Maria das Gracas Martins do Nascimento2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4995Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Delchiaro, Eliana Chiavone
title_short A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Delchiaro, Eliana Chiavone
author_facet Delchiaro, Eliana Chiavone
Gumiero, Jusmari
Silva, Jessica Monique
Park, Soon Duk Kim
Soares, Elizângela
Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento
author_role author
author2 Gumiero, Jusmari
Silva, Jessica Monique
Park, Soon Duk Kim
Soares, Elizângela
Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delchiaro, Eliana Chiavone
Gumiero, Jusmari
Silva, Jessica Monique
Park, Soon Duk Kim
Soares, Elizângela
Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento
description O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina  procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995
10.13037/rea-e.vol2n4.4995
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n4.4995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995/2356
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754643191732109312