Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Delchiaro, Eliana Chiavone |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Gumiero, Jusmari,
Silva, Jessica Monique,
Park, Soon Duk Kim,
Soares, Elizângela,
Santos, Maria das Gracas Martins do Nascimento |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4995
|
Resumo: |
O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno. |