Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300003 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo construir curvas de referência de pontos brutos das Áreas e do Total do Stanford-Binet em crianças e adolescentes paulistanos. Foram avaliadas individualmente 257 crianças e adolescentes, com idade média de 5 anos e 10 meses, sendo 130 (50,58%) do sexo feminino e 127 (49,42%) do sexo masculino, todas frequentadoras de Escolas Públicas de Educação Infantil e Fundamental, de diferentes regiões da cidade de São Paulo. O teste foi aplicado individualmente na própria escola das crianças, sempre a partir do primeiro item, independentemente da idade da criança. Os participantes foram agrupados por idade; calcularam-se medidas descritivas para cada faixa etária desta população. Foram confeccionadas curvas de referência para Áreas e Total do Stanford Binet com os pontos brutos obtidos. Os pontos brutos foram distribuídos de acordo com a curva normal. |
id |
USF-1_71a8d981cd1e753d55c67be0bb5ce2ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712012000300003 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentesQuociente de inteligênciaMedidas de inteligênciaInteligênciaO trabalho teve como objetivo construir curvas de referência de pontos brutos das Áreas e do Total do Stanford-Binet em crianças e adolescentes paulistanos. Foram avaliadas individualmente 257 crianças e adolescentes, com idade média de 5 anos e 10 meses, sendo 130 (50,58%) do sexo feminino e 127 (49,42%) do sexo masculino, todas frequentadoras de Escolas Públicas de Educação Infantil e Fundamental, de diferentes regiões da cidade de São Paulo. O teste foi aplicado individualmente na própria escola das crianças, sempre a partir do primeiro item, independentemente da idade da criança. Os participantes foram agrupados por idade; calcularam-se medidas descritivas para cada faixa etária desta população. Foram confeccionadas curvas de referência para Áreas e Total do Stanford Binet com os pontos brutos obtidos. Os pontos brutos foram distribuídos de acordo com a curva normal.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300003Psico-USF v.17 n.3 2012reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712012000300003info:eu-repo/semantics/openAccessMarteleto,Márcia Regina FumagalliSchoen-Ferreira,Teresa HelenaChiari,Brasilia MariaPerissinoto,Jacypor2013-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712012000300003Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2013-01-15T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
title |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
spellingShingle |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes Marteleto,Márcia Regina Fumagalli Quociente de inteligência Medidas de inteligência Inteligência |
title_short |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
title_full |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
title_fullStr |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
title_sort |
Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes |
author |
Marteleto,Márcia Regina Fumagalli |
author_facet |
Marteleto,Márcia Regina Fumagalli Schoen-Ferreira,Teresa Helena Chiari,Brasilia Maria Perissinoto,Jacy |
author_role |
author |
author2 |
Schoen-Ferreira,Teresa Helena Chiari,Brasilia Maria Perissinoto,Jacy |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marteleto,Márcia Regina Fumagalli Schoen-Ferreira,Teresa Helena Chiari,Brasilia Maria Perissinoto,Jacy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quociente de inteligência Medidas de inteligência Inteligência |
topic |
Quociente de inteligência Medidas de inteligência Inteligência |
description |
O trabalho teve como objetivo construir curvas de referência de pontos brutos das Áreas e do Total do Stanford-Binet em crianças e adolescentes paulistanos. Foram avaliadas individualmente 257 crianças e adolescentes, com idade média de 5 anos e 10 meses, sendo 130 (50,58%) do sexo feminino e 127 (49,42%) do sexo masculino, todas frequentadoras de Escolas Públicas de Educação Infantil e Fundamental, de diferentes regiões da cidade de São Paulo. O teste foi aplicado individualmente na própria escola das crianças, sempre a partir do primeiro item, independentemente da idade da criança. Os participantes foram agrupados por idade; calcularam-se medidas descritivas para cada faixa etária desta população. Foram confeccionadas curvas de referência para Áreas e Total do Stanford Binet com os pontos brutos obtidos. Os pontos brutos foram distribuídos de acordo com a curva normal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712012000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.17 n.3 2012 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787216756736 |