Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002 |
Resumo: | Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido. |
id |
USF-1_154821302a17a23f4a20349e7bfd9a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712001000100002 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e cursoEnsino superiorAdaptação acadêmicaRendimento acadêmicoDesenvolvimento psicossocialSucesso acadêmicoNum compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002Psico-USF v.6 n.1 2001reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712001000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Joaquim ArmandoAlmeida,Leandro S.Soares,Ana Paula C.por2011-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712001000100002Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
title |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
spellingShingle |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso Ferreira,Joaquim Armando Ensino superior Adaptação acadêmica Rendimento acadêmico Desenvolvimento psicossocial Sucesso acadêmico |
title_short |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
title_full |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
title_fullStr |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
title_full_unstemmed |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
title_sort |
Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso |
author |
Ferreira,Joaquim Armando |
author_facet |
Ferreira,Joaquim Armando Almeida,Leandro S. Soares,Ana Paula C. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Leandro S. Soares,Ana Paula C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Joaquim Armando Almeida,Leandro S. Soares,Ana Paula C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Adaptação acadêmica Rendimento acadêmico Desenvolvimento psicossocial Sucesso acadêmico |
topic |
Ensino superior Adaptação acadêmica Rendimento acadêmico Desenvolvimento psicossocial Sucesso acadêmico |
description |
Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712001000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.6 n.1 2001 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937786018234368 |