Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Joaquim Armando
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Almeida,Leandro S., Soares,Ana Paula C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002
Resumo: Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.
id USF-1_154821302a17a23f4a20349e7bfd9a22
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712001000100002
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e cursoEnsino superiorAdaptação acadêmicaRendimento acadêmicoDesenvolvimento psicossocialSucesso acadêmicoNum compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002Psico-USF v.6 n.1 2001reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712001000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Joaquim ArmandoAlmeida,Leandro S.Soares,Ana Paula C.por2011-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712001000100002Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
title Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
spellingShingle Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
Ferreira,Joaquim Armando
Ensino superior
Adaptação acadêmica
Rendimento acadêmico
Desenvolvimento psicossocial
Sucesso acadêmico
title_short Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
title_full Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
title_fullStr Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
title_full_unstemmed Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
title_sort Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso
author Ferreira,Joaquim Armando
author_facet Ferreira,Joaquim Armando
Almeida,Leandro S.
Soares,Ana Paula C.
author_role author
author2 Almeida,Leandro S.
Soares,Ana Paula C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Joaquim Armando
Almeida,Leandro S.
Soares,Ana Paula C.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Adaptação acadêmica
Rendimento acadêmico
Desenvolvimento psicossocial
Sucesso acadêmico
topic Ensino superior
Adaptação acadêmica
Rendimento acadêmico
Desenvolvimento psicossocial
Sucesso acadêmico
description Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado, o que poderá vir a ser enquadrado nas políticas e práticas universitárias, tendo em vista a promoção do sucesso académico não circunscrito ao rendimento escolar obtido.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712001000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712001000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.6 n.1 2001
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786018234368