Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer,Samuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abbad,Gardênia, Zerbini,Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008
Resumo: Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.
id USF-1_632e0a3de32b7389a5313389180b01e5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712009000300008
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distânciaeducação a distânciaevasãobarreiras pessoaiscaracterísticas da clientelaEsta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008Psico-USF v.14 n.3 2009reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712009000300008info:eu-repo/semantics/openAccessBrauer,SamuelAbbad,GardêniaZerbini,Thaíspor2010-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712009000300008Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2010-04-06T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
spellingShingle Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
Brauer,Samuel
educação a distância
evasão
barreiras pessoais
características da clientela
title_short Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_full Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_fullStr Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_full_unstemmed Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_sort Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
author Brauer,Samuel
author_facet Brauer,Samuel
Abbad,Gardênia
Zerbini,Thaís
author_role author
author2 Abbad,Gardênia
Zerbini,Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer,Samuel
Abbad,Gardênia
Zerbini,Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
evasão
barreiras pessoais
características da clientela
topic educação a distância
evasão
barreiras pessoais
características da clientela
description Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712009000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.14 n.3 2009
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786809909248