A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carla Maso Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008
Resumo: O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática es
id USIN_74a29bf5f67642ff3303c676a947638d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2008
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:07:56Z2015-03-04T20:07:56Z2009-09-25Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática esThe aim of the present study is to examine how high school and professional education teachers in different areas of knowledge of the Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas in Santo Angelo (RS) describe the rank occupied by Mathematics in the school curriculum. The guiding issues of the research are: a) How teachers describe the different curricular subjects of the school regarding the timetable distribution in high school and professional education; b) How teachers describe the position of Mathematics in high school and professional education. The theoretical references that guided the present research approach issues related to the teachings of Math and the school contents focusing on the Positivism, as one can find the basis that allow for the comprehension of formalism signs and the abstraction of school mathematics. It focuses on the Ethno-mathematics, where important tools are found in order to analyze the research material. The place of research is the Escola Técnica Estadual PresidenteNenhumaPires, Carla Maso Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5819058301535344http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professoresCiências Humanasensino médioensino técnicoeducação matemáticahigh schooltechnical educationmath educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarlaPiresEducacao.pdfCarlaPiresEducacao.pdfapplication/pdf665338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2008/1/CarlaPiresEducacao.pdf9b90ad588f1c12ba4e05211ec8f84d0eMD51UNISINOS/20082015-03-10 09:04:55.197oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2008Repositório de Publicaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T12:04:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
title A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
spellingShingle A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
Pires, Carla Maso Rodrigues
Ciências Humanas
ensino médio
ensino técnico
educação matemática
high school
technical education
math education
title_short A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
title_full A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
title_fullStr A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
title_full_unstemmed A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
title_sort A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
author Pires, Carla Maso Rodrigues
author_facet Pires, Carla Maso Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5819058301535344
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carla Maso Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
ensino médio
ensino técnico
educação matemática
high school
technical education
math education
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médio
ensino técnico
educação matemática
dc.subject.eng.fl_str_mv high school
technical education
math education
description O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática es
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2008/1/CarlaPiresEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b90ad588f1c12ba4e05211ec8f84d0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792348188864151552