A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática es |
id |
USIN_74a29bf5f67642ff3303c676a947638d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2008 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:07:56Z2015-03-04T20:07:56Z2009-09-25Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática esThe aim of the present study is to examine how high school and professional education teachers in different areas of knowledge of the Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas in Santo Angelo (RS) describe the rank occupied by Mathematics in the school curriculum. The guiding issues of the research are: a) How teachers describe the different curricular subjects of the school regarding the timetable distribution in high school and professional education; b) How teachers describe the position of Mathematics in high school and professional education. The theoretical references that guided the present research approach issues related to the teachings of Math and the school contents focusing on the Positivism, as one can find the basis that allow for the comprehension of formalism signs and the abstraction of school mathematics. It focuses on the Ethno-mathematics, where important tools are found in order to analyze the research material. The place of research is the Escola Técnica Estadual PresidenteNenhumaPires, Carla Maso Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5819058301535344http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professoresCiências Humanasensino médioensino técnicoeducação matemáticahigh schooltechnical educationmath educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarlaPiresEducacao.pdfCarlaPiresEducacao.pdfapplication/pdf665338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2008/1/CarlaPiresEducacao.pdf9b90ad588f1c12ba4e05211ec8f84d0eMD51UNISINOS/20082015-03-10 09:04:55.197oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2008Repositório de Publicaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T12:04:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
title |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
spellingShingle |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores Pires, Carla Maso Rodrigues Ciências Humanas ensino médio ensino técnico educação matemática high school technical education math education |
title_short |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
title_full |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
title_fullStr |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
title_full_unstemmed |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
title_sort |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores |
author |
Pires, Carla Maso Rodrigues |
author_facet |
Pires, Carla Maso Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5819058301535344 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Carla Maso Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
contributor_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas ensino médio ensino técnico educação matemática high school technical education math education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino médio ensino técnico educação matemática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
high school technical education math education |
description |
O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática es |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2008/1/CarlaPiresEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b90ad588f1c12ba4e05211ec8f84d0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792348188864151552 |