A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reichert, Julie
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2664
Resumo: A educação a distância (EAD) traz renovadas questões para o debate acerca dos processos de ensino-aprendizagem e da interação entre professores e estudantes. Em um mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias, refletir sobre um novo modus operandis dos canais midiáticos colocados a serviço de uma comunicação para a educação parece ser função da academia como modo de ela mesma repensar suas práticas, ao menos no que tratar da EAD. Diante disso, parte-se para uma pesquisa que tem por objetivo analisar os processos de comunicação em um ambiente digital de aprendizagem que se estabelecem entre docente-discentes em disciplinas de cursos de Graduação ofertadas na modalidade não presencial. O caso estudado é o da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que utiliza o programa Moodle como plataforma para desenvolver esse formato de ensino. Para se chegar aos modos de uso e apropriação desse ambiente, recorreu-se à observação de três turmas, seguida por um método que se denominou abordagem da experiência de
id USIN_ca579ca3877400fa18defb761551948a
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2664
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:25:55Z2015-03-05T18:25:55Z2010-04-16Made available in DSpace on 2015-03-05T18:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A educação a distância (EAD) traz renovadas questões para o debate acerca dos processos de ensino-aprendizagem e da interação entre professores e estudantes. Em um mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias, refletir sobre um novo modus operandis dos canais midiáticos colocados a serviço de uma comunicação para a educação parece ser função da academia como modo de ela mesma repensar suas práticas, ao menos no que tratar da EAD. Diante disso, parte-se para uma pesquisa que tem por objetivo analisar os processos de comunicação em um ambiente digital de aprendizagem que se estabelecem entre docente-discentes em disciplinas de cursos de Graduação ofertadas na modalidade não presencial. O caso estudado é o da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que utiliza o programa Moodle como plataforma para desenvolver esse formato de ensino. Para se chegar aos modos de uso e apropriação desse ambiente, recorreu-se à observação de três turmas, seguida por um método que se denominou abordagem da experiência deDistance Education brings renewed issues into the debate about the education-learning processes and the interaction between teachers and students. In a world more and more mediated by technologies, reflecting about a new one modus operandis of the mediatic channels put in service for an educational communication seems to be the academy’s task as way for it to rethink its own practices, at least as far as Distance Education is concerned. Therefore, a research is done with the objective of analyzing the communication processes in a digital learning environment and that are established between teachers and students in Undergraduate Programs Courses offered in a non-presencial modality. The case studied is the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), which utilizes the Moodle program as its platform to develop this education format. In order to get to the point of using and appropriating this environment, three classes were observed, followed by a method which was called an approach of use and appropriaBanco Santander / BanespaReichert, Juliehttp://lattes.cnpq.br/7320750336623830http://lattes.cnpq.br/0850914521365876Maldonado Gómez de la Torre, Alberto EfendyUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distânciaCiências Sociais Aplicadaseducação a distânciaMoodlesituações e inter-relação simbólicaprocessos comunicacionaisdistance educationsymbolic interrelationship situationscommunicational processesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2664info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJulieReichertComunicacao.pdfJulieReichertComunicacao.pdfapplication/pdf3380024http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2664/1/JulieReichertComunicacao.pdfd540b5ceb0bbe4c30ee6d076cdba1095MD51UNISINOS/26642015-05-20 16:38:25.958oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-05-20T19:38:25Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
title A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
spellingShingle A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
Reichert, Julie
Ciências Sociais Aplicadas
educação a distância
Moodle
situações e inter-relação simbólica
processos comunicacionais
distance education
symbolic interrelationship situations
communicational processes
title_short A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
title_full A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
title_fullStr A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
title_full_unstemmed A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
title_sort A comunicação em ambientes digitais de aprendizagem: apropriações, interações e práticas desenvolvidas no Moodle para a educação a distância
author Reichert, Julie
author_facet Reichert, Julie
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7320750336623830
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0850914521365876
dc.contributor.author.fl_str_mv Reichert, Julie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy
contributor_str_mv Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
educação a distância
Moodle
situações e inter-relação simbólica
processos comunicacionais
distance education
symbolic interrelationship situations
communicational processes
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
Moodle
situações e inter-relação simbólica
processos comunicacionais
dc.subject.eng.fl_str_mv distance education
symbolic interrelationship situations
communicational processes
description A educação a distância (EAD) traz renovadas questões para o debate acerca dos processos de ensino-aprendizagem e da interação entre professores e estudantes. Em um mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias, refletir sobre um novo modus operandis dos canais midiáticos colocados a serviço de uma comunicação para a educação parece ser função da academia como modo de ela mesma repensar suas práticas, ao menos no que tratar da EAD. Diante disso, parte-se para uma pesquisa que tem por objetivo analisar os processos de comunicação em um ambiente digital de aprendizagem que se estabelecem entre docente-discentes em disciplinas de cursos de Graduação ofertadas na modalidade não presencial. O caso estudado é o da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que utiliza o programa Moodle como plataforma para desenvolver esse formato de ensino. Para se chegar aos modos de uso e apropriação desse ambiente, recorreu-se à observação de três turmas, seguida por um método que se denominou abordagem da experiência de
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2664
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2664/1/JulieReichertComunicacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d540b5ceb0bbe4c30ee6d076cdba1095
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797219928708743168