Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Turismo em Análise |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211 |
Summary: | Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social. |
id |
USP - 65_fbce1b421dfbd0af902e8bebbf99922b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14211 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countrysideArticulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paranáredes sociaiscapital socialempreendedorismoturismo.social networkssocial capitaentrepreneurshiptourism.Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social.In new businesses creation entrepreneurs tend to mobilize its social networks to get information to access resources and to transform business vision and plans into reality (BIRLEY, 1985). If the social networks of the entrepreneurs, constructed by formal and informal contacts, contributes to reach entrepreneurs objectives, these networks are their social capital (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). This study has as objective to understand how social networks are used by the entrepreneurs in the formation of their social capital, in the creation and development stages. A qualitative case study was carried out in a tourism business located in the pioneer north part of Paraná. Evidences were collected through semi-structured interviews with the entrepreneurs and in additional simple observation and document analysis. The results of the work suggest that in the two phases of the business, creation and development, entrepreneurs social networks granted access to different resources that contributed to the formation of their social capital.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1421110.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 1 (2010); 165-189Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 1 (2010); 165-189Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 1 (2010); 165-1891984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211/16029Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessDucci, Norma Pimenta CiriloTeixeira, Rivanda Meira2015-11-13T15:56:35Zoai:revistas.usp.br:article/14211Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:35Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná |
title |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
spellingShingle |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside Ducci, Norma Pimenta Cirilo redes sociais capital social empreendedorismo turismo. social networks social capita entrepreneurship tourism. |
title_short |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
title_full |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
title_fullStr |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
title_full_unstemmed |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
title_sort |
Social networks connections by entrepreneurs in the formation of social capital: a case study of a tourism enterprise in Paraná state countryside |
author |
Ducci, Norma Pimenta Cirilo |
author_facet |
Ducci, Norma Pimenta Cirilo Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Rivanda Meira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ducci, Norma Pimenta Cirilo Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes sociais capital social empreendedorismo turismo. social networks social capita entrepreneurship tourism. |
topic |
redes sociais capital social empreendedorismo turismo. social networks social capita entrepreneurship tourism. |
description |
Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14211/16029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 1 (2010); 165-189 Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 1 (2010); 165-189 Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 1 (2010); 165-189 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054165126479872 |