Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Lisandro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65677
Resumo: O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.
id USP-12_ce8663177888874ea132e0199f24323c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65677
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia modernaJornalismocinematelejomalismomelodramatragédia.O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6567710.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 30 (2008); 121-134Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 30 (2008); 121-1342316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65677/68290Copyright (c) 2008 Lisandro Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Lisandro2019-04-01T19:57:36Zoai:revistas.usp.br:article/65677Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:57:36Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
title Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
spellingShingle Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
Nogueira, Lisandro
Jornalismo
cinema
telejomalismo
melodrama
tragédia.
title_short Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
title_full Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
title_fullStr Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
title_full_unstemmed Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
title_sort Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
author Nogueira, Lisandro
author_facet Nogueira, Lisandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Lisandro
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
cinema
telejomalismo
melodrama
tragédia.
topic Jornalismo
cinema
telejomalismo
melodrama
tragédia.
description O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65677
10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65677
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65677/68290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Lisandro Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Lisandro Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 30 (2008); 121-134
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 30 (2008); 121-134
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786232176640