Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Márcia Wanderley de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme, Meneghin, Paolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41570
Resumo: Foram objetivos do estudo identificar conhecimento, crenças comportamentais e normativas de estudantes de nível médio sobre transplante e doação de órgãos, à luz da Teoria da Ação Racional (TRA), em duas escolas da rede pública do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 94 alunos que responderam um questionário baseado nos pressupostos da TRA e as respostas foram submetidas à análise estatística. O resultado mostra baixo conhecimento sobre doação de órgãos, pois 45,8% desconhecem o conceito de morte encefálica; 37,2% não sabem quando a morte ocorre e 70,3% não sabem quando uma pessoa se torna potencial doador. Foram evidenciadas dez crenças positivas relativas ao comportamento de ser doador de órgãos. Salientaram-se, também, sete crenças negativas sobre doação de órgãos. Foram evidenciadas oito crenças positivas e cinco crenças negativas relativas à doação de órgãos. Conclui-se ser necessário desenvolver estudos e implementar programas educativos de esclarecimento sobre o tema.
id USP-24_4770b08b3e68d7e6e694087644ed3c59
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41570
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãosCreencias que influyen en los adolescentes para la donación de órganosBeliefs that influence adolescents in organ donationsHealth educationAdolescent behaviorTransplantsEducación en saludConducta del adolescenteTransplantesEducação em saúdeComportamento do adolescenteTransplantesForam objetivos do estudo identificar conhecimento, crenças comportamentais e normativas de estudantes de nível médio sobre transplante e doação de órgãos, à luz da Teoria da Ação Racional (TRA), em duas escolas da rede pública do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 94 alunos que responderam um questionário baseado nos pressupostos da TRA e as respostas foram submetidas à análise estatística. O resultado mostra baixo conhecimento sobre doação de órgãos, pois 45,8% desconhecem o conceito de morte encefálica; 37,2% não sabem quando a morte ocorre e 70,3% não sabem quando uma pessoa se torna potencial doador. Foram evidenciadas dez crenças positivas relativas ao comportamento de ser doador de órgãos. Salientaram-se, também, sete crenças negativas sobre doação de órgãos. Foram evidenciadas oito crenças positivas e cinco crenças negativas relativas à doação de órgãos. Conclui-se ser necessário desenvolver estudos e implementar programas educativos de esclarecimento sobre o tema.Los objetivos del estudio fueron identificar el conocimiento, creencias de comportamiento y normativas de estudiantes de nivel medio respecto al transplante y donación de órganos, a la luz de la Teoría de la Acción Racional (TRA), en dos escuelas de la red pública del municipio de Sao Paulo. La muestra estuvo constituida por 94 alumnos que respondieron un cuestionario basado en las premisas de la TRA y las respuestas fueron sometidas al análisis estadístico. El resultado muestra bajo conocimiento sobre donación de órganos, pues el 45,8% desconoce el concepto de muerte encefálica; el 37,2% no sabe cuándo ocurre la muerte y el 70,3% no sabe cuándo una persona se torna en potencial donador. Fueron evidenciadas diez creencias positivas relativas al comportamiento de ser donador de órganos. Resaltaron, también, siete creencias negativas sobre donación de órganos. Se evidenciaron ocho creencias positivas y cinco creencias negativas relativas a la donación de órganos. Se concluye que es necesario desarrollar estudios e implementar programas educativos para aclarar a las personas sobre el tema.This study was aimed at investigating knowledge, behavior and normative beliefs of students concerning transplant and organs donations, based on the Theory of Reasoned Action (TRA), in two public schools of the city of São Paulo. The sample was comprised of 94 students who answered a questionnaire, whose answers were submitted to statistical analysis. The results showed that the group had little knowledge about organ donation because 45.8% were not familiar with the concept of encephalic death, 37.2% do not know when death occurs and 70.3% do not know when a person becomes a potential organ donor. Eight positive and five negative beliefs about organ donations were detected. The conclusion is that it is necessary to develop studies and to implement education programs to clarify the population about this topic.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4157010.1590/S0080-62342006000400006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 484-492Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 484-492Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 484-4921980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41570/45171http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Márcia Wanderley deGallani, Maria Cecília Bueno JaymeMeneghin, Paolo2012-09-03T17:17:01Zoai:revistas.usp.br:article/41570Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:17:01Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
Creencias que influyen en los adolescentes para la donación de órganos
Beliefs that influence adolescents in organ donations
title Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
spellingShingle Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
Moraes, Márcia Wanderley de
Health education
Adolescent behavior
Transplants
Educación en salud
Conducta del adolescente
Transplantes
Educação em saúde
Comportamento do adolescente
Transplantes
title_short Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
title_full Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
title_fullStr Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
title_full_unstemmed Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
title_sort Crenças que influenciam adolescentes na doação de órgãos
author Moraes, Márcia Wanderley de
author_facet Moraes, Márcia Wanderley de
Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme
Meneghin, Paolo
author_role author
author2 Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme
Meneghin, Paolo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Márcia Wanderley de
Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme
Meneghin, Paolo
dc.subject.por.fl_str_mv Health education
Adolescent behavior
Transplants
Educación en salud
Conducta del adolescente
Transplantes
Educação em saúde
Comportamento do adolescente
Transplantes
topic Health education
Adolescent behavior
Transplants
Educación en salud
Conducta del adolescente
Transplantes
Educação em saúde
Comportamento do adolescente
Transplantes
description Foram objetivos do estudo identificar conhecimento, crenças comportamentais e normativas de estudantes de nível médio sobre transplante e doação de órgãos, à luz da Teoria da Ação Racional (TRA), em duas escolas da rede pública do município de São Paulo. A amostra foi constituída por 94 alunos que responderam um questionário baseado nos pressupostos da TRA e as respostas foram submetidas à análise estatística. O resultado mostra baixo conhecimento sobre doação de órgãos, pois 45,8% desconhecem o conceito de morte encefálica; 37,2% não sabem quando a morte ocorre e 70,3% não sabem quando uma pessoa se torna potencial doador. Foram evidenciadas dez crenças positivas relativas ao comportamento de ser doador de órgãos. Salientaram-se, também, sete crenças negativas sobre doação de órgãos. Foram evidenciadas oito crenças positivas e cinco crenças negativas relativas à doação de órgãos. Conclui-se ser necessário desenvolver estudos e implementar programas educativos de esclarecimento sobre o tema.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41570
10.1590/S0080-62342006000400006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41570
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342006000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41570/45171
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 484-492
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 484-492
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 484-492
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713279484755968