Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahfoud,Miguel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400003
Resumo: Aborda-se a relação entre educação e nutrição tematizando a unidade da pessoa, a educação como formação e esta como formação da pessoa. Com os conceitos de Edith Stein de “centro pessoal” e de “força vital”, examinam-se os pontos fundantes do interesse dos sujeitos humanos pela vida pessoal e pelo mundo circundante. Deles dependem tanto a unidade da pessoa - física, psicológica e espiritual -, sua relação não alienante com o contexto social, quanto a constituição de comunidade propriamente dita. Conclui-se que sem um caminho possível para formação da pessoa, para cada um se tornar mais si mesmo, não se estabelece processo de cuidado pessoal ou social.
id USP-26_4ea6a3a466ac025fbb13f24cbd3ac4f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642008000400003
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutriçãoNutriçãoEducaçãoComportamento alimentarPessoaEdith SteinAborda-se a relação entre educação e nutrição tematizando a unidade da pessoa, a educação como formação e esta como formação da pessoa. Com os conceitos de Edith Stein de “centro pessoal” e de “força vital”, examinam-se os pontos fundantes do interesse dos sujeitos humanos pela vida pessoal e pelo mundo circundante. Deles dependem tanto a unidade da pessoa - física, psicológica e espiritual -, sua relação não alienante com o contexto social, quanto a constituição de comunidade propriamente dita. Conclui-se que sem um caminho possível para formação da pessoa, para cada um se tornar mais si mesmo, não se estabelece processo de cuidado pessoal ou social.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400003Psicologia USP v.19 n.4 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000400003info:eu-repo/semantics/openAccessMahfoud,Miguelpor2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-21T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
title Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
spellingShingle Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
Mahfoud,Miguel
Nutrição
Educação
Comportamento alimentar
Pessoa
Edith Stein
title_short Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
title_full Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
title_fullStr Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
title_full_unstemmed Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
title_sort Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
author Mahfoud,Miguel
author_facet Mahfoud,Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mahfoud,Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição
Educação
Comportamento alimentar
Pessoa
Edith Stein
topic Nutrição
Educação
Comportamento alimentar
Pessoa
Edith Stein
description Aborda-se a relação entre educação e nutrição tematizando a unidade da pessoa, a educação como formação e esta como formação da pessoa. Com os conceitos de Edith Stein de “centro pessoal” e de “força vital”, examinam-se os pontos fundantes do interesse dos sujeitos humanos pela vida pessoal e pelo mundo circundante. Deles dependem tanto a unidade da pessoa - física, psicológica e espiritual -, sua relação não alienante com o contexto social, quanto a constituição de comunidade propriamente dita. Conclui-se que sem um caminho possível para formação da pessoa, para cada um se tornar mais si mesmo, não se estabelece processo de cuidado pessoal ou social.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642008000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.19 n.4 2008
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707083862016