Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolz, Joaquim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abouzaid, Myriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440
Resumo: Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos.
id USP-36_a7af6b20a39452f239de2d70454c151f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105440
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in TextbooksPluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguasLanguages DidacticsTextual GenresSpecific TextOral Comprehension and ProductionWriting Comprehension and Production.didática das línguasgêneros textuaistexto singularcompreensão oral e escritaavaliaçãoprodução oral e escrita.Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos.This contribution focuses on the language teaching on a genre-based approach through the texts comprehension and production at school. The authors show the importance of working not only the different textual genres and the specific kinds of learning associated with them, but also the parity between them. They highlight the importance of the evaluation of the texts in a generic perspective. They point out the diversity of the teaching practices and show the difficulty of the teachers when articulating the transversal dimensions, the generic conventions and the students’ specific production. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10544010.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 5-252236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/106299https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/146235Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessDolz, JoaquimAbouzaid, Myriam2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/105440Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:45:46Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas
title Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
spellingShingle Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
Dolz, Joaquim
Languages Didactics
Textual Genres
Specific Text
Oral Comprehension and Production
Writing Comprehension and Production.
didática das línguas
gêneros textuais
texto singular
compreensão oral e escrita
avaliação
produção oral e escrita.
title_short Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
title_full Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
title_fullStr Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
title_full_unstemmed Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
title_sort Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
author Dolz, Joaquim
author_facet Dolz, Joaquim
Abouzaid, Myriam
author_role author
author2 Abouzaid, Myriam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolz, Joaquim
Abouzaid, Myriam
dc.subject.por.fl_str_mv Languages Didactics
Textual Genres
Specific Text
Oral Comprehension and Production
Writing Comprehension and Production.
didática das línguas
gêneros textuais
texto singular
compreensão oral e escrita
avaliação
produção oral e escrita.
topic Languages Didactics
Textual Genres
Specific Text
Oral Comprehension and Production
Writing Comprehension and Production.
didática das línguas
gêneros textuais
texto singular
compreensão oral e escrita
avaliação
produção oral e escrita.
description Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/106299
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/146235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 5-25
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1748936675903406080