Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zafani, Mariana Dutra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Omote, Sadao, Baleotti, Luciana Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225
Resumo: Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.
id USP-43_93bf460b9a17497eadd279c937524e41
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/99225
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência físicaPsychomotor performancePeople with physical disabilitiesMothersTeachersChildren with physical disabilities/education.PercepçãoDesempenho motor e de processoDeficiência físicaMãesProfessorasDesempenho psicomotorPessoas com deficiênciaDocentesCrianças com deficiência/educação.Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.This paper aims to describe and analyze mothers’ and teachers’ opinions about use of an Observation Protocol of The Performance of Children With Physical Disabilities During Painting and Aollage Cctivities. A total of 13 mothers and 13 teachers of children with physical disabilities participated in the research. The participants had two tasks. First, fill in the Protocol after watching a recorded painting and collage activity. Subsequently, answer to an interview script prepared to identify their opinions regarding the use of this Protocol. The collected data were analyzed qualitatively. The results suggest that the Protocol is easy to fill in and the language is accessible to both groups. Its use enabled the identification of information related to the child’s performance that, to some extent, may help teachers and parents carrying out school activities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/9922510.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 36-41Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 36-412238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114570https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114571Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessZafani, Mariana DutraOmote, SadaoBaleotti, Luciana Ramos2016-07-08T15:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/99225Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-07-08T15:42:26Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência física
title Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
spellingShingle Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
Zafani, Mariana Dutra
Psychomotor performance
People with physical disabilities
Mothers
Teachers
Children with physical disabilities/education.
Percepção
Desempenho motor e de processo
Deficiência física
Mães
Professoras
Desempenho psicomotor
Pessoas com deficiência
Docentes
Crianças com deficiência/educação.
title_short Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
title_full Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
title_fullStr Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
title_full_unstemmed Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
title_sort Mothers’ and teachers’ opinions about the use of an observation protocol of performance of children with physical disabilities.
author Zafani, Mariana Dutra
author_facet Zafani, Mariana Dutra
Omote, Sadao
Baleotti, Luciana Ramos
author_role author
author2 Omote, Sadao
Baleotti, Luciana Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zafani, Mariana Dutra
Omote, Sadao
Baleotti, Luciana Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Psychomotor performance
People with physical disabilities
Mothers
Teachers
Children with physical disabilities/education.
Percepção
Desempenho motor e de processo
Deficiência física
Mães
Professoras
Desempenho psicomotor
Pessoas com deficiência
Docentes
Crianças com deficiência/educação.
topic Psychomotor performance
People with physical disabilities
Mothers
Teachers
Children with physical disabilities/education.
Percepção
Desempenho motor e de processo
Deficiência física
Mães
Professoras
Desempenho psicomotor
Pessoas com deficiência
Docentes
Crianças com deficiência/educação.
description Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225
10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114570
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/99225/114571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 36-41
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 36-41
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 36-41
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1754650229738569728