Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos, Figueiredo, Mirela de Oliveira, Cruz, Daniel Marinho Cezar da, Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693
Resumo: Introdução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.
id USP-43_d9bb478e3cd1b215b238028f0e3cac5c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/145693
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no BrasilWho are our masters and doctors? Graduate education and professional practice of occupational therapists in BrazilGraduate educationResearchOccupational TherapyBrazilEducação de Pós-GraduaçãoPesquisaTerapia OcupacionalBrasilIntrodução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.Introduction: One of the main demands of Brazilian occupational therapy is its academic institutionalization. Such demand covers, among other aspects, the research activity, the education and performance of occupational therapists in graduate programs. Objective: To characterize the occupational therapists masters and doctors in Brazil as the graduate training, as well as the places of professional performance. Methodology: The research was based on information collected on electronic platforms such as the Lattes Platform and the Sucupira Platform, among others. Data were analyzed through descriptive statistical analysis. Results: 1,188 curricula of occupational therapists with masters and/or doctorates were analyzed. There has been an increase in the number of masters and doctors in the last two decades (2000-2017) and a change in the profile of the graduate training of these professionals is under way, which implies in the production of knowledge and in academic institutionalization of the area. Conclusion: This research allowed to identify some implications of this training for the development of occupational therapy as a profession and as an area of knowledge in the country.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14569310.11606/issn.2238-6149.v29i2p92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 2 (2018); 92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 2 (2018); 92-1032238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150539https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150540Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolha, Otavio Augusto De Araujo CostaFolha, Débora Ribeiro da Silva CamposFigueiredo, Mirela de OliveiraCruz, Daniel Marinho Cezar daEmmel, Maria Luísa Guillaumon2019-02-12T12:59:19Zoai:revistas.usp.br:article/145693Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2019-02-12T12:59:19Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
Who are our masters and doctors? Graduate education and professional practice of occupational therapists in Brazil
title Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
spellingShingle Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
Graduate education
Research
Occupational Therapy
Brazil
Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Terapia Ocupacional
Brasil
title_short Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
title_full Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
title_fullStr Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
title_full_unstemmed Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
title_sort Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil
author Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
author_facet Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Figueiredo, Mirela de Oliveira
Cruz, Daniel Marinho Cezar da
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author_role author
author2 Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Figueiredo, Mirela de Oliveira
Cruz, Daniel Marinho Cezar da
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Figueiredo, Mirela de Oliveira
Cruz, Daniel Marinho Cezar da
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
dc.subject.por.fl_str_mv Graduate education
Research
Occupational Therapy
Brazil
Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Terapia Ocupacional
Brasil
topic Graduate education
Research
Occupational Therapy
Brazil
Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Terapia Ocupacional
Brasil
description Introdução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693
10.11606/issn.2238-6149.v29i2p92-103
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v29i2p92-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150539
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 92-103
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 2 (2018); 92-103
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 2 (2018); 92-103
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1754650230282780672