Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roseli Esquerdo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP], Monzeli, Gustavo Artur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7936
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027
Resumo: Integrando as atividades do Núcleo UFSCar do METUIA que, há mais de dez anos, vem desenvolvendo intervenções sociais calcadas na terapia ocupacional social, na educação e na defesa da cidadania, voltadas para o universo juvenil, este estudo realizou Oficinas de Atividades com jovens que frequentavam uma Escola Pública e/ou um Centro da Juventude, ambos equipamentos sociais de um bairro periférico, com o intuito de elaborar, confeccionar e distribuir fanzines. Tinha-se por objetivos a potencialização de formas alternativas de comunicação, da livre expressão, da criação dentre os jovens, assim como a análise do processo da construção do fanzine como recurso para a terapia ocupacional social, em práticas que articulavam espaços formais e não formais de educação. A discussão do processo de intervenção, tanto em termos da educação quanto da ação terapêutico-ocupacional, ocorreu a partir de autores tais como Paulo Freire e aqueles do campo da Terapia Ocupacional Social. Dentre seus resultados, verificou-se que os processos em torno do fanzine constituíram-se um recurso para a promoção de reflexões relacionadas a vivências daqueles jovens, para a ampliação de seus repertórios e possíveis projetos individuais e coletivos, permitindo a expressão de opiniões que questionam instituições, como família, escola, polícia, e o tráfico de drogas. As possibilidades da circulação do fanzine e de seus conteúdos adensam esse recurso, tornando-o, do ponto de vista dos seus realizadores, paradoxalmente interessante e perigoso pela exposição que provoca, requerendo o diálogo e a articulação entre juventude, comunidade e equipamentos sociais, fomentando tecnologias sociais.
id UFSP_4917253175cfb8c09ea1286bcf672583
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7936
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lopes, Roseli EsquerdoBorba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]Monzeli, Gustavo ArturUniversidade Federal de São Carlos Departamento de Terapia OcupacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal do Espírito Santo2015-06-14T13:45:36Z2015-06-14T13:45:36Z2013-09-01LOPES, Roseli Esquerdo; BORBA, Patrícia Leme de Oliveira; MONZELI, Gustavo Artur. Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. Saude soc., São Paulo , v. 22, n. 3, p. 937-948, set. 20130104-1290http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7936http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027S0104-12902013000300027.pdfS0104-1290201300030002710.1590/S0104-12902013000300027WOS:000327658300024Integrando as atividades do Núcleo UFSCar do METUIA que, há mais de dez anos, vem desenvolvendo intervenções sociais calcadas na terapia ocupacional social, na educação e na defesa da cidadania, voltadas para o universo juvenil, este estudo realizou Oficinas de Atividades com jovens que frequentavam uma Escola Pública e/ou um Centro da Juventude, ambos equipamentos sociais de um bairro periférico, com o intuito de elaborar, confeccionar e distribuir fanzines. Tinha-se por objetivos a potencialização de formas alternativas de comunicação, da livre expressão, da criação dentre os jovens, assim como a análise do processo da construção do fanzine como recurso para a terapia ocupacional social, em práticas que articulavam espaços formais e não formais de educação. A discussão do processo de intervenção, tanto em termos da educação quanto da ação terapêutico-ocupacional, ocorreu a partir de autores tais como Paulo Freire e aqueles do campo da Terapia Ocupacional Social. Dentre seus resultados, verificou-se que os processos em torno do fanzine constituíram-se um recurso para a promoção de reflexões relacionadas a vivências daqueles jovens, para a ampliação de seus repertórios e possíveis projetos individuais e coletivos, permitindo a expressão de opiniões que questionam instituições, como família, escola, polícia, e o tráfico de drogas. As possibilidades da circulação do fanzine e de seus conteúdos adensam esse recurso, tornando-o, do ponto de vista dos seus realizadores, paradoxalmente interessante e perigoso pela exposição que provoca, requerendo o diálogo e a articulação entre juventude, comunidade e equipamentos sociais, fomentando tecnologias sociais.METUIA's centre at UFSCar (Federal University of São Carlos) has developed, for more than ten years, social interventions in the youth universe based in Social Occupational Therapy regarding education and citizenship defense. This study made use of Activities Workshops with youngsters that attend to a Public School and/or a Youth Center located in the suburb. The objective was to elaborate, produce and distribute fanzines, in order to enhance alternative ways of communication, free expression and creative process, as well as to analyze the production of fanzines as a resource of social-occupational therapy, in practices that articulate both formal and non-formal spaces of education. The discussion of the intervening process, both in terms of education and of therapeutic occupational actions, has been done based in Paulo Freire and other similar authors in the field of Social Occupational Therapy. Among the results, it was found that the processes around the fanzine became a resource for promoting insights related to youngsters' experiences, a widening of repertory and individual and collective projects, allowing (and encouraging) opinions that question institutions like family, school, police, the drug traffic. The possibilities of circulating fanzines and its content weigh up this resource, that becomes, from de point of view of their producers, interesting and dangerous simultaneously, because of the exposure it determines; this results in a need for dialogue and articulation among the youngsters, community and social equipment, promoting and encouraging social technologies.Universidade Federal de São Carlos Departamento de Terapia OcupacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Saúde, Educação e SociedadeUniversidade Federal do Espírito SantoUNIFESP, Depto. de Saúde, Educação e SociedadeSciELO937-948porFaculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública.Saúde e SociedadeJuventudeTerapia Ocupacional SocialFanzineYouthSocial Occupational TherapyFanzineExpressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional socialFree expression of young people through Fanzine: resource for social occupational therapyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-12902013000300027.pdfapplication/pdf143350${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/1/S0104-12902013000300027.pdfe7cebcfeb6a98ae966c76212eee09cd8MD51open accessTEXTS0104-12902013000300027.pdf.txtS0104-12902013000300027.pdf.txtExtracted texttext/plain51381${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/6/S0104-12902013000300027.pdf.txt034908bbcd9f79c3fe89d3060b0cdda3MD56open accessTHUMBNAILS0104-12902013000300027.pdf.jpgS0104-12902013000300027.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6716${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/8/S0104-12902013000300027.pdf.jpgbcdbab35a34b0b3b7d64348fb66ce84dMD58open access11600/79362023-06-05 19:13:45.9open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7936Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:13:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Free expression of young people through Fanzine: resource for social occupational therapy
title Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
spellingShingle Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
Lopes, Roseli Esquerdo
Juventude
Terapia Ocupacional Social
Fanzine
Youth
Social Occupational Therapy
Fanzine
title_short Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
title_full Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
title_fullStr Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
title_full_unstemmed Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
title_sort Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social
author Lopes, Roseli Esquerdo
author_facet Lopes, Roseli Esquerdo
Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
Monzeli, Gustavo Artur
author_role author
author2 Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
Monzeli, Gustavo Artur
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos Departamento de Terapia Ocupacional
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal do Espírito Santo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Roseli Esquerdo
Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]
Monzeli, Gustavo Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Terapia Ocupacional Social
Fanzine
topic Juventude
Terapia Ocupacional Social
Fanzine
Youth
Social Occupational Therapy
Fanzine
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Social Occupational Therapy
Fanzine
description Integrando as atividades do Núcleo UFSCar do METUIA que, há mais de dez anos, vem desenvolvendo intervenções sociais calcadas na terapia ocupacional social, na educação e na defesa da cidadania, voltadas para o universo juvenil, este estudo realizou Oficinas de Atividades com jovens que frequentavam uma Escola Pública e/ou um Centro da Juventude, ambos equipamentos sociais de um bairro periférico, com o intuito de elaborar, confeccionar e distribuir fanzines. Tinha-se por objetivos a potencialização de formas alternativas de comunicação, da livre expressão, da criação dentre os jovens, assim como a análise do processo da construção do fanzine como recurso para a terapia ocupacional social, em práticas que articulavam espaços formais e não formais de educação. A discussão do processo de intervenção, tanto em termos da educação quanto da ação terapêutico-ocupacional, ocorreu a partir de autores tais como Paulo Freire e aqueles do campo da Terapia Ocupacional Social. Dentre seus resultados, verificou-se que os processos em torno do fanzine constituíram-se um recurso para a promoção de reflexões relacionadas a vivências daqueles jovens, para a ampliação de seus repertórios e possíveis projetos individuais e coletivos, permitindo a expressão de opiniões que questionam instituições, como família, escola, polícia, e o tráfico de drogas. As possibilidades da circulação do fanzine e de seus conteúdos adensam esse recurso, tornando-o, do ponto de vista dos seus realizadores, paradoxalmente interessante e perigoso pela exposição que provoca, requerendo o diálogo e a articulação entre juventude, comunidade e equipamentos sociais, fomentando tecnologias sociais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Roseli Esquerdo; BORBA, Patrícia Leme de Oliveira; MONZELI, Gustavo Artur. Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. Saude soc., São Paulo , v. 22, n. 3, p. 937-948, set. 2013
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7936
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-1290
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0104-12902013000300027.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0104-12902013000300027
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-12902013000300027
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000327658300024
identifier_str_mv LOPES, Roseli Esquerdo; BORBA, Patrícia Leme de Oliveira; MONZELI, Gustavo Artur. Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. Saude soc., São Paulo , v. 22, n. 3, p. 937-948, set. 2013
0104-1290
S0104-12902013000300027.pdf
S0104-12902013000300027
10.1590/S0104-12902013000300027
WOS:000327658300024
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7936
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 937-948
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/1/S0104-12902013000300027.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/6/S0104-12902013000300027.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7936/8/S0104-12902013000300027.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7cebcfeb6a98ae966c76212eee09cd8
034908bbcd9f79c3fe89d3060b0cdda3
bcdbab35a34b0b3b7d64348fb66ce84d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460247174643712