A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: Análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yara Malki
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.47.2015.tde-29092015-172047
Resumo: A presente Tese teve como objetivos gerais discutir a questão da crise do aluno com o curso superior na realidade brasileira contemporânea, bem como oferecer subsídios para os atendimentos em orientação profissional e de carreira com foco na crise com o curso universitário. Para tanto, foi realizado um levantamento do perfil do aluno USP de graduação que procurou o Núcleo de Orientação Profissional da USP para atendimento em OP ou Planejamento de Carreira de 2007 a 2012. Foi realizada: a) a partir dos dados contidos em 115 fichas de inscrição uma análise quantitativa dos alunos triados; e (b) uma análise qualitativa de 58 relatórios de triagem que, como materiais clínicos, foram interpretados de acordo com o referencial teórico e metodológico psicanalítico. 37 motivos de procura pelo NOP-USP foram identificados e classificados em: (A) Motivos relacionados ao processo de escolha inicial; (B) Questões emocionais; (C) Motivos ligados ao curso; (D) Motivos ligados à profissionalização; (E) Motivos ligados ao processo de adaptação do aluno ao curso, à cidade e/ou à rotina universitária; (F) Motivos ligados ao vínculo com a USP; (G) Planejamento de carreira; (H) Razões financeiras; e (I) Não foi possível fechar diagnóstico. A intenção inicial era atribuir um motivo por relatório, mas percebeu-se que, frequentemente, cada relato trazia 1 motivo principal e diversos secundários. Diante disso, os motivos foram classificados em motivo saliente e motivo(s) periférico(s), cujo modelo é da relação figura-fundo da Gestalt. Sintetizando os itens discutidos e classificando as conclusões em duas ordens de fatores relativas aos objetivos gerais da presente Tese, concluiu-se que: (1) Em relação à questão da crise dos alunos com o curso superior na realidade brasileira contemporânea, os motivos de procura são multitemáticos e funcionam conforme saliência e periferia; grande parte dos alunos encontrava-se em crise sob angústia de perda; a dimensão do Trabalho tem centralidade para os alunos; os alunos buscavam integrar sentido a suas carreiras acadêmicas, sendo aventado que na atualidade o ethos social provoca baixa tolerância a formas falso-self de identidade profissional; a autoconstrução social em jovens na atualidade é uma tarefa contraditória devido a determinantes sociais que reforçam a impulsividade e a baixa reflexão; a adaptação universitária é de suma importância para minorar a evasão; o alto rendimento acadêmico tem importante significado narcísico para os alunos da USP e a dificuldade em disciplinas vem a ser muito humilhante, levando-os a questionar a escolha; há aparente congruência entre habitus de alunos da amostra e da USP; houve grande procura de alunos de Humanidades/Ciências Humanas e Sociais e baixa de Licenciaturas; e 2) Em relação à prática profissional da OP com foco na crise com o curso universitário, a continência do psicólogo é fundamental no momento de crise, para devolver ao aluno a esperança de resolução do conflito que levou a ela; a realidade externa pareceu ficar fora do campo de preocupação dos psicólogos nas triagens, e o NOP-USP configura-se, também, como entrada para demandas psicoterápicas. Em suma, a evasão tem um custo pessoal e social altos, especialmente em se tratando da USP, e um centro de carreiras desempenha importante papel de retaguarda e prevenção na crise do estudante universitário