O design colaborativo direcionado à sustentabilidade

O design colaborativo atua como facilitador, trazendo mudanças e a quebra de paradigmas de forma que ocorra uma interação do consumidor com o designer. Neste projeto, buscou-se compreender o papel do designer como comunicador e transmissor do processo criativo do produto de moda, facilitando a compr...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Esteves, Tatiana Marins
Advisor: Oenning, Josiany
Referee: Oenning, Josiany, Matté, Lívia Laura, Capelassi, Carla Hidalgo
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
Program: Tecnologia em Design de Moda
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6282
Citation:ESTEVES, Tatiana Marins. O design colaborativo direcionado à sustentabilidade. 2014. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Portuguese abstract:O design colaborativo atua como facilitador, trazendo mudanças e a quebra de paradigmas de forma que ocorra uma interação do consumidor com o designer. Neste projeto, buscou-se compreender o papel do designer como comunicador e transmissor do processo criativo do produto de moda, facilitando a compreensão do consumidor e repassando seu conhecimento já estabelecido, com a finalidade de mudança de sistemas, criando uma atitude mais positiva e construtiva para com a moda. Assim, associando a sustentabilidade aos conceitos buscados, compreendendo as incontáveis inter-relações que vinculam os sistemas econômicos, materiais e socioculturais à natureza, com a finalidade de reconstruir as relações entre moda e os sistemas ecológicos, repassando valores e princípios sustentáveis aos produtos, em atitudes positivas, transmitindo conhecimento.
The collaborative design acts as a facilitator, bringing changes as well as broken convencional rules in order to provide an interaction between the consummer with the designer. In this project, was intent to understand the attribution of profile of the designer as communicator and transmitter of the creative process of fashion products, facilitating consumer understanding and passing on his knowledge already established with the purpose of changing systems, creating an attitude more positive and constructive regarding fashion. Thereby, associating to sustainability to fetched concepts, understanding countless interrelationships which link the economic system, materials and sociocultural to nature, in order to rebuild relations between fashion and ecological systems, passing on values and sustainable principles to products, with positive attitudes, transmitting knowledge.