Uso de tecnologia no ensino de astronomia no ensino médio e nono ano do ensino fundamental

Este trabalho teve como temática o uso de tecnologias no ensino de ciências com o objetivo de investigar se o uso de tecnologias favorece o ensino de astronomia. Foram aplicadas aulas sobre o tema usando diversos softwares e programas para computadores, tabletes e celulares, relacionados à astronomi...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Marretto, Alan Rodrigo
Advisor: Kavanagh, Edward
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4222
Citation:MARRETTO, Alan Rodrigo. Uso de tecnologia no ensino de astronomia no ensino médio e nono ano do ensino fundamental. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Portuguese abstract:Este trabalho teve como temática o uso de tecnologias no ensino de ciências com o objetivo de investigar se o uso de tecnologias favorece o ensino de astronomia. Foram aplicadas aulas sobre o tema usando diversos softwares e programas para computadores, tabletes e celulares, relacionados à astronomia promovendo discussão e debate sobre o tema com os alunos do ensino médio e nono ano do ensino fundamental. Com base nessa aula foi aplicado um questionário e utilizando os resultados da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia foi comparado os resultados daqueles que participaram das aulas e aqueles que não a fizeram. O questionário aplicado também analisou a satisfação dos alunos na utilização dos programas. Segundo os resultados finais, a maioria dos estudantes gostou mais das aulas com o uso dos softwares. Depois de todo o processo observou-se que houve indícios de um melhor desempenho daqueles que participaram das aulas com o uso de tecnologias.
This work had as its theme the use of technologies in science education in order to investigate whether the use of technologies promotes astronomy education. Lectures were applied on the theme using various software for computers, tablets and mobile phones, related to astronomy promoting discussion and debate on the subject about the high school students and ninth year of elementary school. Based on this lecture, a questionnaire was applied. Using the result of the OBA – Brazilian Astronomy Olympiad, a match between the results and responses from those who attended the lecture and those who did not participate was compared. The questionnaire also examined the satisfaction of students in the use of the programs. According to final results, most students liked best the classes which used the software. After the process, it was observed that there was evidence of a better performance of those who participated the classes in which technologies were used.