O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Sérgio Henrique Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16937
Resumo: sta monografia versa sobre o direito à saúde e sua judicialização, assim como as ações utilizadas pela população na persecução deste direito. A metodologia a ser utilizada é a dedutiva, tomando como início a realidade do espaço virtual e finalizando, discute acerca da suficiência ou não da tutela jurisdicional, nos casos em que há violação dos direitos da personalidade nesse contexto. A técnica de pesquisa é a bibliográfica, baseada em leis, doutrinas e jurisprudências. Inicialmente é explorado o direito à saúde como parte do direito à vida, concluindo ser o direito à saúde indispensável àquele. Após, abordam-se os princípios jurídicos invocados na discussão do tema, como o da dignidade da pessoa humana, o da igualdade, o da reserva do possível e o da proporcionalidade, concluindo-se que estes últimos são instrumentais, enquanto os três primeiros são constituintes do ordenamento pátrio. Para tanto, serão explorados além da doutrina e da jurisprudência, documentos históricos fundamentais na aplicação de tais princípios em nosso país. Por último são delineadas as ações disponíveis ao cidadão para a concretização de seus direitos de forma a efetivar a Constituição, destacando-se o Mandado de Segurança e as Ações Civis Públicas. Finalmente, conclui-se que a escassez de políticas públicas na área, associada à uma cultura jurídica adversarial nos levam à um cenário de discussão de viés utilitarista, excludente aos principais atores sociais envolvidos, como as Associações de pacientes, que assoberbam o Judiciário, tornando a prestação jurisdicional frequentemente inefetiva ou dispendiosa aos cofres públicos.
id Ânima_01f783b77cf2d1c58783a44cb85e7fef
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16937
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.Palavras-chave: Direito Constitucional. Saúde. Judicialização.sta monografia versa sobre o direito à saúde e sua judicialização, assim como as ações utilizadas pela população na persecução deste direito. A metodologia a ser utilizada é a dedutiva, tomando como início a realidade do espaço virtual e finalizando, discute acerca da suficiência ou não da tutela jurisdicional, nos casos em que há violação dos direitos da personalidade nesse contexto. A técnica de pesquisa é a bibliográfica, baseada em leis, doutrinas e jurisprudências. Inicialmente é explorado o direito à saúde como parte do direito à vida, concluindo ser o direito à saúde indispensável àquele. Após, abordam-se os princípios jurídicos invocados na discussão do tema, como o da dignidade da pessoa humana, o da igualdade, o da reserva do possível e o da proporcionalidade, concluindo-se que estes últimos são instrumentais, enquanto os três primeiros são constituintes do ordenamento pátrio. Para tanto, serão explorados além da doutrina e da jurisprudência, documentos históricos fundamentais na aplicação de tais princípios em nosso país. Por último são delineadas as ações disponíveis ao cidadão para a concretização de seus direitos de forma a efetivar a Constituição, destacando-se o Mandado de Segurança e as Ações Civis Públicas. Finalmente, conclui-se que a escassez de políticas públicas na área, associada à uma cultura jurídica adversarial nos levam à um cenário de discussão de viés utilitarista, excludente aos principais atores sociais envolvidos, como as Associações de pacientes, que assoberbam o Judiciário, tornando a prestação jurisdicional frequentemente inefetiva ou dispendiosa aos cofres públicos.Santos, Danielle Maria Espezim dosFranco, Sérgio Henrique Moreira2021-01-08T15:16:38Z2021-08-04T19:15:32Z2021-01-08T15:16:38Z2021-08-04T19:15:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70,f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16937Direito - Unisul VirtualPalhoçaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-16T13:35:04Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16937Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-16T13:35:04Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
title O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
spellingShingle O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
Franco, Sérgio Henrique Moreira
Palavras-chave: Direito Constitucional. Saúde. Judicialização.
title_short O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
title_full O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
title_fullStr O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
title_full_unstemmed O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
title_sort O direito à saúde como forma de exercício dos direitos fundamentais no estado democrático de direito: a judicialização da saúde.
author Franco, Sérgio Henrique Moreira
author_facet Franco, Sérgio Henrique Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Maria Espezim dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Sérgio Henrique Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Direito Constitucional. Saúde. Judicialização.
topic Palavras-chave: Direito Constitucional. Saúde. Judicialização.
description sta monografia versa sobre o direito à saúde e sua judicialização, assim como as ações utilizadas pela população na persecução deste direito. A metodologia a ser utilizada é a dedutiva, tomando como início a realidade do espaço virtual e finalizando, discute acerca da suficiência ou não da tutela jurisdicional, nos casos em que há violação dos direitos da personalidade nesse contexto. A técnica de pesquisa é a bibliográfica, baseada em leis, doutrinas e jurisprudências. Inicialmente é explorado o direito à saúde como parte do direito à vida, concluindo ser o direito à saúde indispensável àquele. Após, abordam-se os princípios jurídicos invocados na discussão do tema, como o da dignidade da pessoa humana, o da igualdade, o da reserva do possível e o da proporcionalidade, concluindo-se que estes últimos são instrumentais, enquanto os três primeiros são constituintes do ordenamento pátrio. Para tanto, serão explorados além da doutrina e da jurisprudência, documentos históricos fundamentais na aplicação de tais princípios em nosso país. Por último são delineadas as ações disponíveis ao cidadão para a concretização de seus direitos de forma a efetivar a Constituição, destacando-se o Mandado de Segurança e as Ações Civis Públicas. Finalmente, conclui-se que a escassez de políticas públicas na área, associada à uma cultura jurídica adversarial nos levam à um cenário de discussão de viés utilitarista, excludente aos principais atores sociais envolvidos, como as Associações de pacientes, que assoberbam o Judiciário, tornando a prestação jurisdicional frequentemente inefetiva ou dispendiosa aos cofres públicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-01-08T15:16:38Z
2021-08-04T19:15:32Z
2021-01-08T15:16:38Z
2021-08-04T19:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16937
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70,f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415845652267008