Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025 |
Resumo: | Os Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno. |
id |
Ânima_0743f42ce8fb58761eddc154a62aab38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26025 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagemTranstornos da AprendizagemDespreparo escolarImpactos psicológicosOs Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.Santos, Catiele dos ReisSantos, Maria Luiza FreireBarros, Vitor Graça2022-10-28T14:05:38Z2022-10-28T14:05:38Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025Paripiranga - BahiaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T06:46:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26025Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T06:46:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
title |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
spellingShingle |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem Santos, Maria Luiza Freire Transtornos da Aprendizagem Despreparo escolar Impactos psicológicos |
title_short |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
title_full |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
title_fullStr |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
title_sort |
Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem |
author |
Santos, Maria Luiza Freire |
author_facet |
Santos, Maria Luiza Freire Barros, Vitor Graça |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Vitor Graça |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Catiele dos Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Luiza Freire Barros, Vitor Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtornos da Aprendizagem Despreparo escolar Impactos psicológicos |
topic |
Transtornos da Aprendizagem Despreparo escolar Impactos psicológicos |
description |
Os Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 2022-10-28T14:05:38Z 2022-10-28T14:05:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripiranga - Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415816296333312 |