Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Luiza Freire
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros, Vitor Graça
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025
Resumo: Os Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.
id Ânima_0743f42ce8fb58761eddc154a62aab38
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26025
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagemTranstornos da AprendizagemDespreparo escolarImpactos psicológicosOs Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.Santos, Catiele dos ReisSantos, Maria Luiza FreireBarros, Vitor Graça2022-10-28T14:05:38Z2022-10-28T14:05:38Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025Paripiranga - BahiaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T06:46:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26025Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T06:46:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
title Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
spellingShingle Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
Santos, Maria Luiza Freire
Transtornos da Aprendizagem
Despreparo escolar
Impactos psicológicos
title_short Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
title_full Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
title_fullStr Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
title_full_unstemmed Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
title_sort Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem
author Santos, Maria Luiza Freire
author_facet Santos, Maria Luiza Freire
Barros, Vitor Graça
author_role author
author2 Barros, Vitor Graça
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Catiele dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Luiza Freire
Barros, Vitor Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da Aprendizagem
Despreparo escolar
Impactos psicológicos
topic Transtornos da Aprendizagem
Despreparo escolar
Impactos psicológicos
description Os Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2022-10-28T14:05:38Z
2022-10-28T14:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga - Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415816296333312