Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23383 |
Resumo: | A indústria aeronáutica é extremamente vulnerável a ameaças internas e externas, que afetam a segurança das operações e a viabilidade financeira das atividades. Entre os inúmeros desafios enfrentados pelas empresas de transporte aéreo durante a pandemia da COVID-19, devido a suspenção da maioria dos voos, há a problemática da falta de treinamento das tripulações, e o gerenciamento da proficiência de profissionais altamente qualificados. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, com procedimento bibliográfico e documental e com abordagem qualitativa, tendo por objetivo geral identificar e analisar os efeitos da pandemia nos fatores humanos na cabine de comando, causando o aumento de aproximações para pouso desestabilizadas. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que houve um aumento no número de aproximações desestabilizadas. A redução no número de voos causa a perda de habilidades das tripulações e reduz a capacidade operacional em situações onde a demanda cognitiva é elevada. Percebe-se além disto que a aproximação final e pouso, são responsáveis pela maioria dos acidentes fatais. Apesar desta implicação ser considerada atualmente de baixo risco, o risco a longo prazo não foi determinado, e qualquer aumento na frequência das aproximações desestabilizadas tem possível impacto direto no número de fatalidades. |
id |
Ânima_18e727da38ca33e692f67af707ad42db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23383 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pousoImpact of COVID-19 on human factors: pilot proficiency during approach and landingFatores HumanosCOVID-19PandemiaAproximações DesestabilizadasProficiênciaA indústria aeronáutica é extremamente vulnerável a ameaças internas e externas, que afetam a segurança das operações e a viabilidade financeira das atividades. Entre os inúmeros desafios enfrentados pelas empresas de transporte aéreo durante a pandemia da COVID-19, devido a suspenção da maioria dos voos, há a problemática da falta de treinamento das tripulações, e o gerenciamento da proficiência de profissionais altamente qualificados. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, com procedimento bibliográfico e documental e com abordagem qualitativa, tendo por objetivo geral identificar e analisar os efeitos da pandemia nos fatores humanos na cabine de comando, causando o aumento de aproximações para pouso desestabilizadas. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que houve um aumento no número de aproximações desestabilizadas. A redução no número de voos causa a perda de habilidades das tripulações e reduz a capacidade operacional em situações onde a demanda cognitiva é elevada. Percebe-se além disto que a aproximação final e pouso, são responsáveis pela maioria dos acidentes fatais. Apesar desta implicação ser considerada atualmente de baixo risco, o risco a longo prazo não foi determinado, e qualquer aumento na frequência das aproximações desestabilizadas tem possível impacto direto no número de fatalidades.The aeronautical industry is extremely vulnerable to internal and external threats that affect operational safety, and the financial viability of activities. Amongst the numerous challenges faced by air transport companies during the COVID-19 pandemic, and the suspension of most flights, there is concern surrounding the lack of training for crews and proficiency management of highly qualified professionals. The present research is characterized as exploratory, with a bibliographic and documentary procedure and a qualitative approach, aiming to identify and expose the effects of the COVID-19 pandemic on human factors in the cockpit, causing an increase in unstable approaches. At the end of this research it is concluded that there is an increase in the number of unstable approaches. The reduction in the number of flights has caused flight crews to lose their ability to operate in situations where the cognitive demand is high. It is also noted that final approach and landing are accountable for most fatal accidents. Although this risk is currently considered to be low, the long-term risk has not been determined, and any increase in the frequency of unstable approaches has a possible direct impact on the number of fatalities.Severo de Oliveira, Marcos FernandoTeixeira, Gabriel Henrique2022-06-28T20:11:14Z2022-06-28T20:11:14Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23383PalhoçaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-28T20:11:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23383Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-28T20:11:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso Impact of COVID-19 on human factors: pilot proficiency during approach and landing |
title |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
spellingShingle |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso Teixeira, Gabriel Henrique Fatores Humanos COVID-19 Pandemia Aproximações Desestabilizadas Proficiência |
title_short |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
title_full |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
title_fullStr |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
title_full_unstemmed |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
title_sort |
Impacto da COVID-19 nos fatores humanos: proficiência dos pilotos durante aproximação e pouso |
author |
Teixeira, Gabriel Henrique |
author_facet |
Teixeira, Gabriel Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Severo de Oliveira, Marcos Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Gabriel Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores Humanos COVID-19 Pandemia Aproximações Desestabilizadas Proficiência |
topic |
Fatores Humanos COVID-19 Pandemia Aproximações Desestabilizadas Proficiência |
description |
A indústria aeronáutica é extremamente vulnerável a ameaças internas e externas, que afetam a segurança das operações e a viabilidade financeira das atividades. Entre os inúmeros desafios enfrentados pelas empresas de transporte aéreo durante a pandemia da COVID-19, devido a suspenção da maioria dos voos, há a problemática da falta de treinamento das tripulações, e o gerenciamento da proficiência de profissionais altamente qualificados. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, com procedimento bibliográfico e documental e com abordagem qualitativa, tendo por objetivo geral identificar e analisar os efeitos da pandemia nos fatores humanos na cabine de comando, causando o aumento de aproximações para pouso desestabilizadas. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que houve um aumento no número de aproximações desestabilizadas. A redução no número de voos causa a perda de habilidades das tripulações e reduz a capacidade operacional em situações onde a demanda cognitiva é elevada. Percebe-se além disto que a aproximação final e pouso, são responsáveis pela maioria dos acidentes fatais. Apesar desta implicação ser considerada atualmente de baixo risco, o risco a longo prazo não foi determinado, e qualquer aumento na frequência das aproximações desestabilizadas tem possível impacto direto no número de fatalidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28T20:11:14Z 2022-06-28T20:11:14Z 2022-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23383 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
30 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415813244977152 |