O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jésus Manoel Leão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11177
Resumo: A função social da propriedade dispõe que o direito de propriedade não se resume apenas em tê-la, mas que ela seja utilizada de forma útil, concorrendo para o bem comum. Assim, num condomínio edilício, o direito de propriedade precisa estar subordinado ao conceito condominial, isto é, limitado ao interesse da coletividade dos coproprietários, o que torna necessário relativizá-lo em função dos interesses comuns dos condôminos. Dessa forma, entende-se que as deliberações de assembleia geral dos condôminos devem ser amparadas por dispositivos legais que assegurem o resguardo aos princípios constitucionais da igualdade e da proteção das minorias, ao lado do direito à propriedade. Isso porque estão em jogo dois interesses que são importantes, mas que, na maioria das vezes, se conflitam: o direito individual do proprietário e o direito do corpo coletivo condominial. Assim, o que se vê, nesses casos, é a necessidade da existência de um equilíbrio de forças nas votações dos coproprietários em assembleia; e isso implica na relativização do direito de propriedade do condômino majoritário a ser promovida pela legislação, de modo que as decisões sejam tomadas de forma democrática e, por consequência, legitimadas por todos. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o dedutivo. Com relação à sua natureza, é utilizado o método qualitativo, sendo o método de procedimento o monográfico, e a técnica de pesquisa a bibliográfica.
id Ânima_289a24060362a78d2678e9b27c0c7e03
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11177
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilícioCondomínio edilícioAssembleia geral dos condôminosCondômino majoritárioDireito de propriedadeA função social da propriedade dispõe que o direito de propriedade não se resume apenas em tê-la, mas que ela seja utilizada de forma útil, concorrendo para o bem comum. Assim, num condomínio edilício, o direito de propriedade precisa estar subordinado ao conceito condominial, isto é, limitado ao interesse da coletividade dos coproprietários, o que torna necessário relativizá-lo em função dos interesses comuns dos condôminos. Dessa forma, entende-se que as deliberações de assembleia geral dos condôminos devem ser amparadas por dispositivos legais que assegurem o resguardo aos princípios constitucionais da igualdade e da proteção das minorias, ao lado do direito à propriedade. Isso porque estão em jogo dois interesses que são importantes, mas que, na maioria das vezes, se conflitam: o direito individual do proprietário e o direito do corpo coletivo condominial. Assim, o que se vê, nesses casos, é a necessidade da existência de um equilíbrio de forças nas votações dos coproprietários em assembleia; e isso implica na relativização do direito de propriedade do condômino majoritário a ser promovida pela legislação, de modo que as decisões sejam tomadas de forma democrática e, por consequência, legitimadas por todos. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o dedutivo. Com relação à sua natureza, é utilizado o método qualitativo, sendo o método de procedimento o monográfico, e a técnica de pesquisa a bibliográfica.Schveitzer, Deisi CristiniLopes, Jésus Manoel Leão2018-07-12T14:55:10Z2020-11-29T06:21:40Z2018-07-12T14:55:10Z2020-11-29T06:21:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11177Direito - Unisul VirtualPalhoça/ SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-04T21:24:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11177Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-04T21:24:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
title O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
spellingShingle O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
Lopes, Jésus Manoel Leão
Condomínio edilício
Assembleia geral dos condôminos
Condômino majoritário
Direito de propriedade
title_short O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
title_full O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
title_fullStr O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
title_full_unstemmed O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
title_sort O direito do voto versus o condômino majoritário nas assembleias do condomínio edilício
author Lopes, Jésus Manoel Leão
author_facet Lopes, Jésus Manoel Leão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schveitzer, Deisi Cristini
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jésus Manoel Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Condomínio edilício
Assembleia geral dos condôminos
Condômino majoritário
Direito de propriedade
topic Condomínio edilício
Assembleia geral dos condôminos
Condômino majoritário
Direito de propriedade
description A função social da propriedade dispõe que o direito de propriedade não se resume apenas em tê-la, mas que ela seja utilizada de forma útil, concorrendo para o bem comum. Assim, num condomínio edilício, o direito de propriedade precisa estar subordinado ao conceito condominial, isto é, limitado ao interesse da coletividade dos coproprietários, o que torna necessário relativizá-lo em função dos interesses comuns dos condôminos. Dessa forma, entende-se que as deliberações de assembleia geral dos condôminos devem ser amparadas por dispositivos legais que assegurem o resguardo aos princípios constitucionais da igualdade e da proteção das minorias, ao lado do direito à propriedade. Isso porque estão em jogo dois interesses que são importantes, mas que, na maioria das vezes, se conflitam: o direito individual do proprietário e o direito do corpo coletivo condominial. Assim, o que se vê, nesses casos, é a necessidade da existência de um equilíbrio de forças nas votações dos coproprietários em assembleia; e isso implica na relativização do direito de propriedade do condômino majoritário a ser promovida pela legislação, de modo que as decisões sejam tomadas de forma democrática e, por consequência, legitimadas por todos. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o dedutivo. Com relação à sua natureza, é utilizado o método qualitativo, sendo o método de procedimento o monográfico, e a técnica de pesquisa a bibliográfica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-12T14:55:10Z
2018-07-12T14:55:10Z
2020-11-29T06:21:40Z
2020-11-29T06:21:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11177
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça/ SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415832679284736