Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4522 |
Resumo: | As exigências na área da construção civil estão cada vez maiores, obrigando as empresas a se destacarem em relação às outras, tendo que se atualizar de maneira rápida e eficiente. O presente trabalho refere se a verificação de resultados do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado na obra Flores da Construtora, a partir da definição de toda sua documentação, procedimentos de execução, verificação dos serviços e análise das não conformidades. Com o aumento da competitividade entre as empresas, gerado pela globalização, a exigência pela qualidade aumentou significativamente. O mercado da construção civil busca a contínua melhoria na execução dos serviços, diminuição de retrabalhos, redução de custos nos desperdícios, otimização do tempo, controle eficiente de processos, melhor organização interna sem comprometer qualidade final, e engrandece o aproveitamento de métodos e inovação da qualidade. Diante desse cenário, o ramo da construção civil impõe às empresas que se disponham a participar desta ampla concorrência, a qualificar-se como a utilização de ferramentas de gestão da qualidade, a exemplo dos sistemas ISO 9001 (2008) e Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP – H. Face a isto, percebe-se a extrema importância de investimentos nessa área. A padronização dos processos na empresa, acompanhamento de execução e a vistoria final são ferramentas importantes. Porém, ainda é frequente a falta de registro das não conformidades nos trabalhos executados, e para implantar esses procedimentos em obra é necessário o desenvolvimento da equipe treinando periodicamente e conscientizando todos da necessidade e importância do programa de qualidade. |
id |
Ânima_647270266d539a8c0e6767b1381d5540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4522 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de casoQualidadeGestãoImplantaçãoAs exigências na área da construção civil estão cada vez maiores, obrigando as empresas a se destacarem em relação às outras, tendo que se atualizar de maneira rápida e eficiente. O presente trabalho refere se a verificação de resultados do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado na obra Flores da Construtora, a partir da definição de toda sua documentação, procedimentos de execução, verificação dos serviços e análise das não conformidades. Com o aumento da competitividade entre as empresas, gerado pela globalização, a exigência pela qualidade aumentou significativamente. O mercado da construção civil busca a contínua melhoria na execução dos serviços, diminuição de retrabalhos, redução de custos nos desperdícios, otimização do tempo, controle eficiente de processos, melhor organização interna sem comprometer qualidade final, e engrandece o aproveitamento de métodos e inovação da qualidade. Diante desse cenário, o ramo da construção civil impõe às empresas que se disponham a participar desta ampla concorrência, a qualificar-se como a utilização de ferramentas de gestão da qualidade, a exemplo dos sistemas ISO 9001 (2008) e Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP – H. Face a isto, percebe-se a extrema importância de investimentos nessa área. A padronização dos processos na empresa, acompanhamento de execução e a vistoria final são ferramentas importantes. Porém, ainda é frequente a falta de registro das não conformidades nos trabalhos executados, e para implantar esses procedimentos em obra é necessário o desenvolvimento da equipe treinando periodicamente e conscientizando todos da necessidade e importância do programa de qualidade.Schwinden, Norma Beatriz CamisãoAlves, Rayene FernandesFiori, Marina Goulart2017-07-18T12:36:36Z2020-11-27T00:03:29Z2017-07-18T12:36:36Z2020-11-27T00:03:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfimage/jpeghttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4522Engenharia Civil - Pedra BrancaPedra Branca- Unisul PalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:40:47Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4522Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:40:47Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
title |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
spellingShingle |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso Alves, Rayene Fernandes Qualidade Gestão Implantação |
title_short |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
title_full |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
title_fullStr |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
title_sort |
Programa de qualidade na construção civil e melhorias no sistema de verificação de serviço: estudo de caso |
author |
Alves, Rayene Fernandes |
author_facet |
Alves, Rayene Fernandes Fiori, Marina Goulart |
author_role |
author |
author2 |
Fiori, Marina Goulart |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schwinden, Norma Beatriz Camisão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rayene Fernandes Fiori, Marina Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Gestão Implantação |
topic |
Qualidade Gestão Implantação |
description |
As exigências na área da construção civil estão cada vez maiores, obrigando as empresas a se destacarem em relação às outras, tendo que se atualizar de maneira rápida e eficiente. O presente trabalho refere se a verificação de resultados do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado na obra Flores da Construtora, a partir da definição de toda sua documentação, procedimentos de execução, verificação dos serviços e análise das não conformidades. Com o aumento da competitividade entre as empresas, gerado pela globalização, a exigência pela qualidade aumentou significativamente. O mercado da construção civil busca a contínua melhoria na execução dos serviços, diminuição de retrabalhos, redução de custos nos desperdícios, otimização do tempo, controle eficiente de processos, melhor organização interna sem comprometer qualidade final, e engrandece o aproveitamento de métodos e inovação da qualidade. Diante desse cenário, o ramo da construção civil impõe às empresas que se disponham a participar desta ampla concorrência, a qualificar-se como a utilização de ferramentas de gestão da qualidade, a exemplo dos sistemas ISO 9001 (2008) e Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP – H. Face a isto, percebe-se a extrema importância de investimentos nessa área. A padronização dos processos na empresa, acompanhamento de execução e a vistoria final são ferramentas importantes. Porém, ainda é frequente a falta de registro das não conformidades nos trabalhos executados, e para implantar esses procedimentos em obra é necessário o desenvolvimento da equipe treinando periodicamente e conscientizando todos da necessidade e importância do programa de qualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-18T12:36:36Z 2017-07-18T12:36:36Z 2017 2020-11-27T00:03:29Z 2020-11-27T00:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4522 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Engenharia Civil - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf image/jpeg |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pedra Branca- Unisul Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415829863858176 |