Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alex Alencar de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857
Resumo: O presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.
id Ânima_6ae5f67a56c2b07c1e61a392864f0d04
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14857
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no BrasilBURNOUT SYNDROME: an analysis of the problem and its effects on teachers in the midst of the covid-19 pandemic in BrazilBurnoutSíndrome de BurnoutProfessoresFenômeno ocupacionalO presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.Montenegro, Ana Karla AraújoOliveira, Alex Alencar de2021-07-22T04:31:56Z2021-07-22T04:31:56Z2021-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857ParipirangaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-23T07:26:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14857Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-23T07:26:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
BURNOUT SYNDROME: an analysis of the problem and its effects on teachers in the midst of the covid-19 pandemic in Brazil
title Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
spellingShingle Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
Oliveira, Alex Alencar de
Burnout
Síndrome de Burnout
Professores
Fenômeno ocupacional
title_short Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
title_full Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
title_fullStr Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
title_sort Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
author Oliveira, Alex Alencar de
author_facet Oliveira, Alex Alencar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montenegro, Ana Karla Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alex Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Síndrome de Burnout
Professores
Fenômeno ocupacional
topic Burnout
Síndrome de Burnout
Professores
Fenômeno ocupacional
description O presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T04:31:56Z
2021-07-22T04:31:56Z
2021-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415803752218624