O discurso como legitimador das políticas de morte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duda, Marina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13382
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as formas pelas quais os discursos que compõem a opinião pública legitimam as políticas de morte pelo estado. Antes de adentrar à questão central, pretende-se investigar o conceito de políticas de morte a partir de três autores, quais sejam, Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe. Posteriormente, a partir do conceito de política de morte formulado inicialmente, analisa-se de maneira crítica cinco casos sob a ótica dos discursos no contexto brasileiro que, direta ou indiretamente, tocam a atuação do estado na decisão sobre a morte. O primeiro deles refere-se à Vala de Perus e à sua relação com o discurso do inimigo interno, seguido pelo caso da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro e a questão da segurança pública, o desmatamento e o discurso econômico, e, por último, a questão da população negra e o discurso racial. Traçada a relação entre os discursos e a legitimação das políticas de morte, investiga-se o papel do Direito nesse contexto, a partir da relação entre estado e ordem jurídica desenvolvida nas teorias de Hans Kelsen e Max Weber.
id Ânima_a166f8e21e09096f86e1919a0605741a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13382
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O discurso como legitimador das políticas de mortediscursospolíticas de mortelegitimaçãoestado e ordem jurídicaO presente trabalho tem como objetivo compreender as formas pelas quais os discursos que compõem a opinião pública legitimam as políticas de morte pelo estado. Antes de adentrar à questão central, pretende-se investigar o conceito de políticas de morte a partir de três autores, quais sejam, Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe. Posteriormente, a partir do conceito de política de morte formulado inicialmente, analisa-se de maneira crítica cinco casos sob a ótica dos discursos no contexto brasileiro que, direta ou indiretamente, tocam a atuação do estado na decisão sobre a morte. O primeiro deles refere-se à Vala de Perus e à sua relação com o discurso do inimigo interno, seguido pelo caso da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro e a questão da segurança pública, o desmatamento e o discurso econômico, e, por último, a questão da população negra e o discurso racial. Traçada a relação entre os discursos e a legitimação das políticas de morte, investiga-se o papel do Direito nesse contexto, a partir da relação entre estado e ordem jurídica desenvolvida nas teorias de Hans Kelsen e Max Weber.Valle, BortoloDuda, Marina2021-06-21T19:46:20Z2021-06-21T19:46:20Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13382CuritibaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-06-25T08:36:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13382Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-06-25T08:36:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso como legitimador das políticas de morte
title O discurso como legitimador das políticas de morte
spellingShingle O discurso como legitimador das políticas de morte
Duda, Marina
discursos
políticas de morte
legitimação
estado e ordem jurídica
title_short O discurso como legitimador das políticas de morte
title_full O discurso como legitimador das políticas de morte
title_fullStr O discurso como legitimador das políticas de morte
title_full_unstemmed O discurso como legitimador das políticas de morte
title_sort O discurso como legitimador das políticas de morte
author Duda, Marina
author_facet Duda, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Bortolo
dc.contributor.author.fl_str_mv Duda, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv discursos
políticas de morte
legitimação
estado e ordem jurídica
topic discursos
políticas de morte
legitimação
estado e ordem jurídica
description O presente trabalho tem como objetivo compreender as formas pelas quais os discursos que compõem a opinião pública legitimam as políticas de morte pelo estado. Antes de adentrar à questão central, pretende-se investigar o conceito de políticas de morte a partir de três autores, quais sejam, Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe. Posteriormente, a partir do conceito de política de morte formulado inicialmente, analisa-se de maneira crítica cinco casos sob a ótica dos discursos no contexto brasileiro que, direta ou indiretamente, tocam a atuação do estado na decisão sobre a morte. O primeiro deles refere-se à Vala de Perus e à sua relação com o discurso do inimigo interno, seguido pelo caso da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro e a questão da segurança pública, o desmatamento e o discurso econômico, e, por último, a questão da população negra e o discurso racial. Traçada a relação entre os discursos e a legitimação das políticas de morte, investiga-se o papel do Direito nesse contexto, a partir da relação entre estado e ordem jurídica desenvolvida nas teorias de Hans Kelsen e Max Weber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21T19:46:20Z
2021-06-21T19:46:20Z
2021-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13382
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415794436669440