A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Julia Thomé da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7221
Resumo: A presente pesquisa objetiva verificar se a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. Para isso, é utilizado o procedimento monográfico e o método de pesquisa é o dedutivo. A natureza é qualitativa e técnica de pesquisa é bibliográfica, uma vez que se baseia em conteúdo doutrinário, jurisprudencial e legislativo. O trabalho monográfico inicia com a apresentação dos conceitos de constituição e de alguns princípios basilares que regem o processo penal. Em seguida, aborda-se o sistema recursal penal com o intuito de demonstrar as possibilidades que dispõe o recorrente para impugnar as decisões decorrentes da marcha processual. Ainda, explica-se o conceito de sentença penal e outras modalidades de decisão que podem ser proferidas pelo julgador, bem como os recursos de apelação, recurso especial e recurso extraordinário e os seus devidos efeitos, e demonstra-se o instituto da coisa julgada penal. Por fim, apresenta-se um breve histórico jurisprudencial do tema e, após, uma síntese dos fatos e dos votos vencidos e vencedores dos julgamentos do HC 84.078/MG e do HC 126.292/SP, responsáveis pelas mudanças jurisprudenciais do tema, além da demonstração da necessidade da relativização do princípio da presunção de inocência. No presente trabalho restou demonstrado que a execução provisória da pena não fere o princípio da presunção de inocência, uma vez que princípios não são absolutos e podem ser relativizados a pretexto de assegurar outros princípios constitucionais.
id Ânima_e015a01d835e3619523ebcf118080120
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7221
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da penaDireito Processual PenalPrincípio da Presunção de InocênciaExecução provisória da penaA presente pesquisa objetiva verificar se a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. Para isso, é utilizado o procedimento monográfico e o método de pesquisa é o dedutivo. A natureza é qualitativa e técnica de pesquisa é bibliográfica, uma vez que se baseia em conteúdo doutrinário, jurisprudencial e legislativo. O trabalho monográfico inicia com a apresentação dos conceitos de constituição e de alguns princípios basilares que regem o processo penal. Em seguida, aborda-se o sistema recursal penal com o intuito de demonstrar as possibilidades que dispõe o recorrente para impugnar as decisões decorrentes da marcha processual. Ainda, explica-se o conceito de sentença penal e outras modalidades de decisão que podem ser proferidas pelo julgador, bem como os recursos de apelação, recurso especial e recurso extraordinário e os seus devidos efeitos, e demonstra-se o instituto da coisa julgada penal. Por fim, apresenta-se um breve histórico jurisprudencial do tema e, após, uma síntese dos fatos e dos votos vencidos e vencedores dos julgamentos do HC 84.078/MG e do HC 126.292/SP, responsáveis pelas mudanças jurisprudenciais do tema, além da demonstração da necessidade da relativização do princípio da presunção de inocência. No presente trabalho restou demonstrado que a execução provisória da pena não fere o princípio da presunção de inocência, uma vez que princípios não são absolutos e podem ser relativizados a pretexto de assegurar outros princípios constitucionais.França, Patricia de OliveiraCruz, Julia Thomé da2018-12-11T09:48:17Z2020-11-27T05:56:26Z2018-12-11T09:48:17Z2020-11-27T05:56:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7221Direito - FlorianópolisFLORIANÓPOLISAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:29:48Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7221Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:29:48Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
title A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
spellingShingle A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
Cruz, Julia Thomé da
Direito Processual Penal
Princípio da Presunção de Inocência
Execução provisória da pena
title_short A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
title_full A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
title_fullStr A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
title_full_unstemmed A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
title_sort A relativização do principio da presunção de inocência e a execução provisória da pena
author Cruz, Julia Thomé da
author_facet Cruz, Julia Thomé da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Patricia de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Julia Thomé da
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Processual Penal
Princípio da Presunção de Inocência
Execução provisória da pena
topic Direito Processual Penal
Princípio da Presunção de Inocência
Execução provisória da pena
description A presente pesquisa objetiva verificar se a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. Para isso, é utilizado o procedimento monográfico e o método de pesquisa é o dedutivo. A natureza é qualitativa e técnica de pesquisa é bibliográfica, uma vez que se baseia em conteúdo doutrinário, jurisprudencial e legislativo. O trabalho monográfico inicia com a apresentação dos conceitos de constituição e de alguns princípios basilares que regem o processo penal. Em seguida, aborda-se o sistema recursal penal com o intuito de demonstrar as possibilidades que dispõe o recorrente para impugnar as decisões decorrentes da marcha processual. Ainda, explica-se o conceito de sentença penal e outras modalidades de decisão que podem ser proferidas pelo julgador, bem como os recursos de apelação, recurso especial e recurso extraordinário e os seus devidos efeitos, e demonstra-se o instituto da coisa julgada penal. Por fim, apresenta-se um breve histórico jurisprudencial do tema e, após, uma síntese dos fatos e dos votos vencidos e vencedores dos julgamentos do HC 84.078/MG e do HC 126.292/SP, responsáveis pelas mudanças jurisprudenciais do tema, além da demonstração da necessidade da relativização do princípio da presunção de inocência. No presente trabalho restou demonstrado que a execução provisória da pena não fere o princípio da presunção de inocência, uma vez que princípios não são absolutos e podem ser relativizados a pretexto de assegurar outros princípios constitucionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T09:48:17Z
2018-12-11T09:48:17Z
2018
2020-11-27T05:56:26Z
2020-11-27T05:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7221
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv FLORIANÓPOLIS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415804804988928