Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Arthur
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30311
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a possibilidade de se pedir usucapião familiar, um tema de certa forma atual e polêmico. Trazida pelo artigo 1.240-A do Código Civil e inserida no referido diploma legal por intermédio da Lei nº 12.424/2011 que regulamenta o “Programa Minha Casa, Minha Vida” no ordenamento jurídico brasileiro, essa modalidade de usucapião tem sua constitucionalidade questionada por grande parte da doutrina que já se manifestou a respeito. A controvérsia acerca de sua aplicabilidade e a mais acertada interpretação sobrevêm vigorosamente, tanto no campo fático, quanto no entendimento doutrinário e jurisprudencial. Pretendendo deslindar a questão e encontrar uma resposta à questão inicial, é aqui examinado, de forma sucinta, o instituto da usucapião, suas modalidades, requisitos e histórico, citando também alguns princípios que se aplicam ao direito de família e que têm forte relação com o direito defendido, aliás incluindo-os, como fundamento para tal discussão. Atenta-se, ainda mais, para a conferência sobre a natureza jurídica dessa usucapião, seus requisitos específicos, o reconhecimento dos mesmos, a aplicabilidade do direito aos casos concretos e, principalmente, a defesa da constitucionalidade dessa modalidade de usucapião. Este estudo permitiu compreender que é possível usucapir bem imóvel de familiar, desde que os requisitos necessários estejam preenchidos, não existindo limitações. Por conta disso, no atual cenário, é necessária a existência de prova concreta para comprovar o exercício da posse.
id Ânima_ec8c06df3f2e053c45342dc3b05da740
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30311
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do larFamily adverse possession and the conflict over home abandonmentUsucapiãoAbandonoEste estudo tem por objetivo analisar a possibilidade de se pedir usucapião familiar, um tema de certa forma atual e polêmico. Trazida pelo artigo 1.240-A do Código Civil e inserida no referido diploma legal por intermédio da Lei nº 12.424/2011 que regulamenta o “Programa Minha Casa, Minha Vida” no ordenamento jurídico brasileiro, essa modalidade de usucapião tem sua constitucionalidade questionada por grande parte da doutrina que já se manifestou a respeito. A controvérsia acerca de sua aplicabilidade e a mais acertada interpretação sobrevêm vigorosamente, tanto no campo fático, quanto no entendimento doutrinário e jurisprudencial. Pretendendo deslindar a questão e encontrar uma resposta à questão inicial, é aqui examinado, de forma sucinta, o instituto da usucapião, suas modalidades, requisitos e histórico, citando também alguns princípios que se aplicam ao direito de família e que têm forte relação com o direito defendido, aliás incluindo-os, como fundamento para tal discussão. Atenta-se, ainda mais, para a conferência sobre a natureza jurídica dessa usucapião, seus requisitos específicos, o reconhecimento dos mesmos, a aplicabilidade do direito aos casos concretos e, principalmente, a defesa da constitucionalidade dessa modalidade de usucapião. Este estudo permitiu compreender que é possível usucapir bem imóvel de familiar, desde que os requisitos necessários estejam preenchidos, não existindo limitações. Por conta disso, no atual cenário, é necessária a existência de prova concreta para comprovar o exercício da posse.Bittencourt Júnior, José PauloGonçalves, Arthur2022-12-20T18:58:20Z2022-12-20T18:58:20Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30311TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-20T18:58:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30311Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-20T18:58:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
Family adverse possession and the conflict over home abandonment
title Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
spellingShingle Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
Gonçalves, Arthur
Usucapião
Abandono
title_short Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
title_full Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
title_fullStr Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
title_full_unstemmed Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
title_sort Usucapião familiar e o conflito pelo abandono do lar
author Gonçalves, Arthur
author_facet Gonçalves, Arthur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt Júnior, José Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Usucapião
Abandono
topic Usucapião
Abandono
description Este estudo tem por objetivo analisar a possibilidade de se pedir usucapião familiar, um tema de certa forma atual e polêmico. Trazida pelo artigo 1.240-A do Código Civil e inserida no referido diploma legal por intermédio da Lei nº 12.424/2011 que regulamenta o “Programa Minha Casa, Minha Vida” no ordenamento jurídico brasileiro, essa modalidade de usucapião tem sua constitucionalidade questionada por grande parte da doutrina que já se manifestou a respeito. A controvérsia acerca de sua aplicabilidade e a mais acertada interpretação sobrevêm vigorosamente, tanto no campo fático, quanto no entendimento doutrinário e jurisprudencial. Pretendendo deslindar a questão e encontrar uma resposta à questão inicial, é aqui examinado, de forma sucinta, o instituto da usucapião, suas modalidades, requisitos e histórico, citando também alguns princípios que se aplicam ao direito de família e que têm forte relação com o direito defendido, aliás incluindo-os, como fundamento para tal discussão. Atenta-se, ainda mais, para a conferência sobre a natureza jurídica dessa usucapião, seus requisitos específicos, o reconhecimento dos mesmos, a aplicabilidade do direito aos casos concretos e, principalmente, a defesa da constitucionalidade dessa modalidade de usucapião. Este estudo permitiu compreender que é possível usucapir bem imóvel de familiar, desde que os requisitos necessários estejam preenchidos, não existindo limitações. Por conta disso, no atual cenário, é necessária a existência de prova concreta para comprovar o exercício da posse.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T18:58:20Z
2022-12-20T18:58:20Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30311
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854160412672