Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las. |
id |
ABAU-1_b724b662bae037b4e465791c0c574885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312019000100504 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemáticaPotenciais evocados auditivosMúsicaProcessamento auditivoCriançaRevisãoRESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las.Academia Brasileira de Audiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504Audiology - Communication Research v.24 2019reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2018-2116info:eu-repo/semantics/openAccessEngel,Ana ClaraBueno,Claudine DevicariSleifer,Pricilapor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312019000100504Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2019-07-01T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
title |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
spellingShingle |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática Engel,Ana Clara Potenciais evocados auditivos Música Processamento auditivo Criança Revisão |
title_short |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
title_full |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
title_fullStr |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
title_sort |
Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática |
author |
Engel,Ana Clara |
author_facet |
Engel,Ana Clara Bueno,Claudine Devicari Sleifer,Pricila |
author_role |
author |
author2 |
Bueno,Claudine Devicari Sleifer,Pricila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engel,Ana Clara Bueno,Claudine Devicari Sleifer,Pricila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Potenciais evocados auditivos Música Processamento auditivo Criança Revisão |
topic |
Potenciais evocados auditivos Música Processamento auditivo Criança Revisão |
description |
RESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6431-2018-2116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.24 2019 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302982456868864 |