Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engel,Ana Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bueno,Claudine Devicari, Sleifer,Pricila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Audiology - Communication Research
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504
Resumo: RESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las.
id ABAU-1_b724b662bae037b4e465791c0c574885
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-64312019000100504
network_acronym_str ABAU-1
network_name_str Audiology - Communication Research
repository_id_str
spelling Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemáticaPotenciais evocados auditivosMúsicaProcessamento auditivoCriançaRevisãoRESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las.Academia Brasileira de Audiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504Audiology - Communication Research v.24 2019reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2018-2116info:eu-repo/semantics/openAccessEngel,Ana ClaraBueno,Claudine DevicariSleifer,Pricilapor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312019000100504Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2019-07-01T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
title Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
spellingShingle Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
Engel,Ana Clara
Potenciais evocados auditivos
Música
Processamento auditivo
Criança
Revisão
title_short Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
title_full Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
title_fullStr Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
title_full_unstemmed Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
title_sort Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
author Engel,Ana Clara
author_facet Engel,Ana Clara
Bueno,Claudine Devicari
Sleifer,Pricila
author_role author
author2 Bueno,Claudine Devicari
Sleifer,Pricila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Engel,Ana Clara
Bueno,Claudine Devicari
Sleifer,Pricila
dc.subject.por.fl_str_mv Potenciais evocados auditivos
Música
Processamento auditivo
Criança
Revisão
topic Potenciais evocados auditivos
Música
Processamento auditivo
Criança
Revisão
description RESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-6431-2018-2116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv Audiology - Communication Research v.24 2019
reponame:Audiology - Communication Research
instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron:ABAU
instname_str Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
instacron_str ABAU
institution ABAU
reponame_str Audiology - Communication Research
collection Audiology - Communication Research
repository.name.fl_str_mv Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)
repository.mail.fl_str_mv revista@audiologiabrasil.org.br
_version_ 1754302982456868864