LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA UTILIZAÇÃO DE TRANSECTOS EM PESQUISAS DE CLIMA URBANO NO BRASIL E RECOMENDAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valin Jr, Marcos de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Flávia Maria de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Climatologia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/67231
Resumo: O método do transecto móvel consiste em realizar as medições móveis em percursos a pé, em bicicleta ou veículos automotores coletando dados climáticos, no geral temperatura e umidade do ar, e é muito empregado no estudo da climatologia urbana para verificar diferenças entre os parâmetros climáticos em pontos de distintas ocupações do solo. O procedimento é muito difundido em função de sua aplicação relativamente simples e de baixo custo operacional do que a instalação de várias estações fixas para coleta dos dados. Almejando prover subsídios, técnicas e metodologias aos estudos de clima urbano e a padronização dos procedimentos para transectos móveis esse artigo tem como objetivo identificar diversos tipos de transectos já estudados/utilizados na literatura em pesquisas de clima urbano no Brasil entre 1990 a 2017 e realizar recomendações das melhores práticas. Os resultados apresentados tornam possível concluir o empirismo predominante nas metodologias, sendo heterogêneo a quantidade e distribuição dos dias de coleta, velocidade do veículo, horários e abrigos utilizados. Para garantir a padronização e qualidade dos dados coletados com a metodologia do transecto móvel tem-se as principais indicações de que: a velocidade deve variar entre 20 e 30 km/h quando realizada em veículos ou motocicletas, os horários às 00 h, 06h, 12 h e 18 h GMT (Greenwich Meridian Time); o tempo gasto entre a medida do ponto inicial e do ponto final do itinerário não ultrapasse uma hora; os sensores e abrigos devem estar instalados e ligados aproximadamente 10 minutos antes do horário de início. O emprego criterioso da metodologia do transecto móvel constitui uma ferramenta extraordinária nas questões de aprofundamento dos estudos da climatologia e criação de estratégicas de solução de problemas ligados ao planejamento urbano e ambiental.
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