LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA UTILIZAÇÃO DE TRANSECTOS EM PESQUISAS DE CLIMA URBANO NO BRASIL E RECOMENDAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Climatologia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/67231 |
Resumo: | O método do transecto móvel consiste em realizar as medições móveis em percursos a pé, em bicicleta ou veículos automotores coletando dados climáticos, no geral temperatura e umidade do ar, e é muito empregado no estudo da climatologia urbana para verificar diferenças entre os parâmetros climáticos em pontos de distintas ocupações do solo. O procedimento é muito difundido em função de sua aplicação relativamente simples e de baixo custo operacional do que a instalação de várias estações fixas para coleta dos dados. Almejando prover subsídios, técnicas e metodologias aos estudos de clima urbano e a padronização dos procedimentos para transectos móveis esse artigo tem como objetivo identificar diversos tipos de transectos já estudados/utilizados na literatura em pesquisas de clima urbano no Brasil entre 1990 a 2017 e realizar recomendações das melhores práticas. Os resultados apresentados tornam possível concluir o empirismo predominante nas metodologias, sendo heterogêneo a quantidade e distribuição dos dias de coleta, velocidade do veículo, horários e abrigos utilizados. Para garantir a padronização e qualidade dos dados coletados com a metodologia do transecto móvel tem-se as principais indicações de que: a velocidade deve variar entre 20 e 30 km/h quando realizada em veículos ou motocicletas, os horários às 00 h, 06h, 12 h e 18 h GMT (Greenwich Meridian Time); o tempo gasto entre a medida do ponto inicial e do ponto final do itinerário não ultrapasse uma hora; os sensores e abrigos devem estar instalados e ligados aproximadamente 10 minutos antes do horário de início. O emprego criterioso da metodologia do transecto móvel constitui uma ferramenta extraordinária nas questões de aprofundamento dos estudos da climatologia e criação de estratégicas de solução de problemas ligados ao planejamento urbano e ambiental. |
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LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA UTILIZAÇÃO DE TRANSECTOS EM PESQUISAS DE CLIMA URBANO NO BRASIL E RECOMENDAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO NOS PROCEDIMENTOSAbrigos meteorológicos; temperatura do ar; umidade relativa do ar;O método do transecto móvel consiste em realizar as medições móveis em percursos a pé, em bicicleta ou veículos automotores coletando dados climáticos, no geral temperatura e umidade do ar, e é muito empregado no estudo da climatologia urbana para verificar diferenças entre os parâmetros climáticos em pontos de distintas ocupações do solo. O procedimento é muito difundido em função de sua aplicação relativamente simples e de baixo custo operacional do que a instalação de várias estações fixas para coleta dos dados. Almejando prover subsídios, técnicas e metodologias aos estudos de clima urbano e a padronização dos procedimentos para transectos móveis esse artigo tem como objetivo identificar diversos tipos de transectos já estudados/utilizados na literatura em pesquisas de clima urbano no Brasil entre 1990 a 2017 e realizar recomendações das melhores práticas. Os resultados apresentados tornam possível concluir o empirismo predominante nas metodologias, sendo heterogêneo a quantidade e distribuição dos dias de coleta, velocidade do veículo, horários e abrigos utilizados. Para garantir a padronização e qualidade dos dados coletados com a metodologia do transecto móvel tem-se as principais indicações de que: a velocidade deve variar entre 20 e 30 km/h quando realizada em veículos ou motocicletas, os horários às 00 h, 06h, 12 h e 18 h GMT (Greenwich Meridian Time); o tempo gasto entre a medida do ponto inicial e do ponto final do itinerário não ultrapasse uma hora; os sensores e abrigos devem estar instalados e ligados aproximadamente 10 minutos antes do horário de início. O emprego criterioso da metodologia do transecto móvel constitui uma ferramenta extraordinária nas questões de aprofundamento dos estudos da climatologia e criação de estratégicas de solução de problemas ligados ao planejamento urbano e ambiental.Universidade Federal do ParanáValin Jr, Marcos de OliveiraSantos, Flávia Maria de Moura2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/6723110.5380/abclima.v26i0.67231Revista Brasileira de Climatologia; v. 26 (2020)2237-86421980-055X10.5380/abclima.v26i0reponame:Revista Brasileira de Climatologia (Online)instname:ABClimainstacron:ABCLIMAporhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/67231/40513Direitos autorais 2020 Marcos de Oliveira Valin Jr, Flávia Maria de Moura Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-15T11:58:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/67231Revistahttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/revistaabclima/oaiegalvani@usp.br || rbclima2014@gmail.com2237-86421980-055Xopendoar:2020-04-15T11:58:04Revista Brasileira de Climatologia (Online) - ABClimafalse |
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