A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124 |
Resumo: | A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil. |
id |
ABECIN-1_f45b78e4b1ae8f8bd8a8373b1c99d232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/124 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitorBiblioteca EscolarPromoção do Livro e da LeituraAção Cultural – Biblioteca EscolarFormação do Leitor.A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-652358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124/pdfBari, Valéria AparecidaBispo, Isis Carolina GarciaSantos, Melânia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:53:55Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/124Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:53:55Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
title |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
spellingShingle |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor Bari, Valéria Aparecida Biblioteca Escolar Promoção do Livro e da Leitura Ação Cultural – Biblioteca Escolar Formação do Leitor. |
title_short |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
title_full |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
title_fullStr |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
title_sort |
A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor |
author |
Bari, Valéria Aparecida |
author_facet |
Bari, Valéria Aparecida Bispo, Isis Carolina Garcia Santos, Melânia Lima |
author_role |
author |
author2 |
Bispo, Isis Carolina Garcia Santos, Melânia Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bari, Valéria Aparecida Bispo, Isis Carolina Garcia Santos, Melânia Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Escolar Promoção do Livro e da Leitura Ação Cultural – Biblioteca Escolar Formação do Leitor. |
topic |
Biblioteca Escolar Promoção do Livro e da Leitura Ação Cultural – Biblioteca Escolar Formação do Leitor. |
description |
A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207424827392 |