A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bari, Valéria Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bispo, Isis Carolina Garcia, Santos, Melânia Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124
Resumo: A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.
id ABECIN-1_f45b78e4b1ae8f8bd8a8373b1c99d232
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/124
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitorBiblioteca EscolarPromoção do Livro e da LeituraAção Cultural – Biblioteca EscolarFormação do Leitor.A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-652358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124/pdfBari, Valéria AparecidaBispo, Isis Carolina GarciaSantos, Melânia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:53:55Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/124Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:53:55Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
title A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
spellingShingle A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
Bari, Valéria Aparecida
Biblioteca Escolar
Promoção do Livro e da Leitura
Ação Cultural – Biblioteca Escolar
Formação do Leitor.
title_short A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
title_full A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
title_fullStr A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
title_full_unstemmed A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
title_sort A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor
author Bari, Valéria Aparecida
author_facet Bari, Valéria Aparecida
Bispo, Isis Carolina Garcia
Santos, Melânia Lima
author_role author
author2 Bispo, Isis Carolina Garcia
Santos, Melânia Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bari, Valéria Aparecida
Bispo, Isis Carolina Garcia
Santos, Melânia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Promoção do Livro e da Leitura
Ação Cultural – Biblioteca Escolar
Formação do Leitor.
topic Biblioteca Escolar
Promoção do Livro e da Leitura
Ação Cultural – Biblioteca Escolar
Formação do Leitor.
description A pesquisa denominada ‘A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor’ tem como ambiente social de observação a biblioteca escolar, o tema a formação do leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa Internacional de Defesa da IFLA ‘International Advocacy Programme’ (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de bibliotecas escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/124/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 (2018): Número Especial - Os desafios da inclusão na práxis pedagógica; 58-65
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207424827392